Gestão de Produto

Tecnologia “Human by Design”: tendências e impactos na gestão de times de tech e produto

By blogadmin

January 10, 2024

O estudo mais recente da Accenture, o Technology Vision 2024, traz uma visão de mudanças tecnológicas iminentes devido ao avanço da inteligência artificial e outras tecnologias, que estão se tornando cada vez mais intuitivas. Esse progresso, conforme destacado pela pesquisa, não só redesenha como interagimos com a tecnologia, mas também influencia as estratégias das lideranças em times de tech e produto.

Intitulado “Human by Design: Como a IA abre as portas para o próximo nível de potencial humano”, o levantamento aponta que à medida que tecnologias centradas no humano se entrelaçam mais em nossas vidas, caminhamos para um mundo onde a presença tecnológica é onipresente e mais invisível. Essa transformação não só muda nossa relação com a tecnologia, mas também demanda uma redefinição nas estratégias das lideranças em tech e produto.

Tendências

O estudo apontou quatro direcionamentos no movimento em direção às tecnologias “Humanas por Princípio”:

  1. Uma combinação feita por IA – Reformulando como as pessoas lidam com o conhecimento: Com avanços tecnológicos, a busca por respostas em mecanismos de pesquisa se transformará em conselhos ou resumos personalizados. Líderes empresariais que repensam como a informação opera na organização e fornecem ferramentas de conhecimento baseadas em IA colhem ganhos de desempenho e vantagens competitivas. Cerca de 95% dos executivos veem a IA generativa como impulsionadora da modernização tecnológica.
  2. Ecossistemas para IA: Visualizando um mundo onde agentes impulsionados por IA atuam em nome dos indivíduos, formando um ecossistema interconectado. Esses agentes automatizados não só aconselham, mas também tomam decisões decisivas no mundo físico e digital. Aproximadamente 96% dos executivos veem os ecossistemas de agentes de IA como uma oportunidade significativa nos próximos três anos.
  3. Criando valor em novas realidades: Explorando ambientes imersivos com tecnologias como computação espacial, metaverso, gêmeos digitais e AR/VR. Essas experiências inovadoras mesclam os mundos digital e físico, impulsionando a inovação e aprimorando a forma como trabalhamos, vivemos e aprendemos. Em relação ao varejo, cerca de 33% dos consumidores já indicam interesse em usar tecnologias de computação espacial para compras.
  4. Nova interface humana: Segundo o estudo, 94% dos executivos concordam que as tecnologias de interface humana aprimorarão a compreensão de comportamentos e intenções, transformando a interação homem-máquina.

Impacto nas estratégias de liderança

Este novo cenário não representa apenas uma evolução tecnológica, mas uma revolução na liderança de tech e produto. Adotar tecnologias “Human by Design” oferece uma oportunidade única para as organizações se destacarem, capacitando equipes a alcançarem feitos antes considerados impossíveis. O momento para a ação é agora, impulsionando uma onda de mudanças em diversos setores.

VEJA TAMBÉM: Estruturas Organizacionais para Times de Tecnologia

Em resumo, as informações trazidas pelo estudo da Accenture apontam que a IA terá um impacto cada vez maior na gestão de times de produto e tech. Os líderes dessas equipes precisam estar preparados para essa mudança e desenvolver os conhecimentos necessários para aproveitar o potencial da IA.

Alguns pontos específicos que os líderes de times de produto e tech devem considerar incluem:

Em suma, o Technology Vision 2024 da Accenture indica uma revolução na maneira como entendemos, interagimos e prosperamos na era “Human by Design”. Este momento é vital para que as lideranças ajustem suas estratégias, redefinindo o futuro de seus setores e estabelecendo novos padrões de excelência.