Design de Produto

Principais tendências tecnológicas para 2019

By Georgia Akemi

May 29, 2019

Você sabe quais são as tendências tecnológicas para 2019? Nos últimos anos, muitas novidades já foram incorporadas ao ambiente de negócios brasileiro.

Esse é o caso de soluções como a computação na nuvem, o outsourcing e a análise de dados com o apoio do Big Data. Em 2019, mais novidades prometem revolucionar a maneira como empresas lidam com as demandas de seus clientes ao criar ambientes de trabalho inovadores e de alta performance.

Quer saber mais sobre o tema? Então confira abaixo as principais tendências tecnológicas para 2019!

Análise de dados

O papel da análise de dados nos últimos anos se tornou estratégico. A partir de informações do passado, sistemas baseados no Business Intelligence dão a gestores a capacidade de tomarem decisões mais robustas e que sejam capazes de gerar um impacto positivo na rotina do negócio. Já o Big Data cruza dados do passado e do presente para permitir que analistas busquem insights inovadores e que tornem a empresa competitiva.

Nos próximos anos, a integração de rotinas de análise de dados se tornará mais futura e abrangente. Conforme apontado pelo relatório Tech Trends 2019, da Deloitte Insights, as organizações que trabalham com foco em análise de dados passarão a empregar informações mais dinâmicas para gerenciar rotinas e tomar decisões de forma automatizada, evitando riscos, reduzindo custos e melhorando processos.

Uma indústria, por exemplo, poderá empregar máquinas inteligentes que se comuniquem via rede no chão de fábrica. Com base no que for coletado pelas máquinas e pelos sensores da IoT, um sistema poderá tomar decisões automaticamente, ajustar as configurações dos equipamentos e garantir que eles sempre tenham a melhor performance possível.

Aplicação da análise de dados em rotinas diárias

A presença da IA seguirá sendo expandida em vários ambientes. Nos sistemas de segurança digital, por exemplo, ele tornará os softwares capazes de detectar até mesmo vulnerabilidades e malwares não conhecidos pelo mercado. Ao compreender o padrão de comportamento dos usuários, ele conseguirá identificar rapidamente atividades suspeitas e, assim, bloquear ameaças de maneira abrangente e precisa.

A IA também deve tornar outras aplicações mais inteligentes e dinâmicas. Softwares de gestão e monitoramento de indicadores conseguirão identificar problemas e organizar dashboards automaticamente, auxiliando os profissionais a focarem mais nas demandas críticas e, com isso, criar um local de trabalho mais prático e ágil.

Tecnologias cognitivas

As tecnologias cognitivas podem ser compreendidas como as soluções que tornam softwares mais inteligentes, como o machine learning, as redes neurais e a Inteligência Artificial. A sua aplicação no ambiente corporativo tem um grande potencial, por permitir que empresas consigam lidar melhor com demandas crescentes por maior uso de dados, aumento da automação e outras atividades em que as práticas tradicionais que levam a tomada de decisões não mais fornecem suporte.

Ao tornar os sistemas e máquinas mais inteligentes, empresas terão mais meios para ampliar a automação no ambiente corporativo. Junto ao Edge Computing, portanto, as tecnologias cognitivas servirão de suporte para um ambiente de trabalho muito mais inteligente e automatizado, em que sistemas podem reagir a mudanças de cenário automaticamente, identificar padrões de uso e criar relações quer permitam a otimização do seu funcionamento.

Blockchain

Com o blockchain, uma série de operações que demandam uma gestão segura e confiável de dados digitais terão maior qualidade. Esse é o exemplo dos contratos virtuais, que poderão ser validados com uma tecnologia aberta e mais resistente à fraudes. Além disso, o gerenciamento de fornecedores terá mais confiabilidade e uma distribuição descentralizada dos dados.

Uma vez que o seu uso seja disseminado, o blockchain servirá de apoio para que grandes cadeias de negócios possam negociar preços e acompanhar os seus trabalhos de modo mais transparente, simples e integrado. Para o consumidor, isso será um fator importante no processo de compra de algo: ao comprar uma fruta, por exemplo, ele poderá identificar facilmente todo o caminho feito por uma fruta até chegar na loja com uma base de informações confiável.

Internet das Coisas

Também conhecida como IoT (sigla para Internet of Things), a Internet das Coisas tem o potencial de mudar profundamente a maneira como empresas pensam o seu ambiente de trabalho e as rotinas corporativas. Além de ampliar o nível de automação no ambiente corporativo, essa tendência tecnológica para 2019 auxiliará negócios a terem mais dados sobre o seu fluxo operacional e a buscar meios para otimizar os seus processos.

Um exemplo está na maneira como os produtos estão divididos em uma loja impacta diretamente na capacidade de a empresa vender produtos com facilidade. Mas se a empresa integrar gadgets da IoT no seu ambiente comercial, será mais fácil realizar uma avaliação abrangente e precisa sobre como a organização de uma loja influencia no processo de tomada de decisão do consumidor.

A empresa compreenderá em tempo real como os clientes circulam pela loja, quais são os layouts com maior receita e o impacto que o local do produto tem nas suas vendas. Assim, ficará mais fácil para o gestor criar um layout agradável, capaz de gerar uma boa experiência de compras e motivas o cliente a adquirir uma mercadoria.

Edge Computing

A Internet das Coisas promete ampliar em larga escala a quantidade de aparelhos conectados a uma infraestrutura de rede. Para que a necessidade de processamento de grandes quantidades de requisições não dependa de infraestruturas de rede de larga escala, a edge computing promete ser a solução.

Essa nova forma de pensar o processamento em nuvem leva os servidores para um ambiente mais próximo do usuário. Processos que exigem mais agilidade são executados diretamente no dispositivo, em minirredes que compartilham o processamento entre vários aparelhos ou em um servidor de cloud próximo do aparelho.

Como consequência, há uma menor necessidade de enviar e receber dados para grandes data-centers. Dessa forma, o tempo necessário para um equipamento da IoT tomar uma decisão cai, melhorando a experiência do usuário e diminuído a carga de trabalho da rede.

A presença da tecnologia em todos os setores da sociedade acelerou processos, gerou inovação e criou mais meios para a prestação de serviços. Esse ambiente criou um novo tipo de consumidor, mais conectado e que busca continuamente por companhias ágeis e que tenham alto nível de disponibilidade e flexibilidade.

Nesse cenário, os negócios devem estar atentos em relação as principais tendências de TI de cada ano. A avaliação sobre quais são as tecnologias que ganharão o mercado a cada ano, assim como os possíveis usos que o empreendimento pode fazer de cada ferramenta é crucial para o sucesso da empresa. Afinal de contas, conhecendo as novidades antecipadamente, o gestor pode preparar investimentos de alto retorno e, com isso, atingir as metas comerciais desejadas em médio e longo prazo.