8 minutos de leitura

Tendências de setor é um tópico que interessa a qualquer empresa, independentemente do tamanho. Pensando nisso, a J. Walter Thompson elabora um report anual de previsões: The future 100. Com presença global, a JWT é uma das mais reconhecidas marcas de comunicação de marketing no mundo. Com sede em NY, presente em mais de 90 países e 150 anos de história é reconhecida não só por seus trabalhos premiados como também por seu pioneirismo em aspectos importante do setor. Como, por exemplo, foram os primeiros a criar um departamento criativo dentro da agência.

Com essa fama de vanguardista vale a pena dar uma olhada no report de 2019 foi divulgado em novembro de 2018. Ele aborda as tendências e mudanças mais importantes em vários setores da economia.
Curiosa(o)?! Trouxemos os 10 destaques para você… Aproveite e antena ligada!

Cultura
1- Instagram Backlash: talvez 2019 seja o início da queda, segundo as pesquisas.
Os(as) consumidores(as) começam a evitar e desprezar o que se tornou, de certa forma, uma cultura artificial. Construído para inspirar o compartilhamento, com influenciadores(as) que podem comprar seus seguidores e com vidas “filtradas” que se distanciam da realidade, gerando uma ansiedade crônica nos(as) usuários(as). O ciclo de novas plataformas onde gera-se entusiasmo, saturação e por fim esgotamento vem sendo notado no comportamento do(a) consumidor(a), que cada vez mais anseia por experiências de fato autênticas, impactando nas tendências de setor.

Tecnologia e Inovação
2- Mídia Social Bem-estar: a discussão em torno do impacto negativo da mídia social na saúde mental já não é novidade e vêm sendo especulada publicamente nos últimos anos. Celebridades como Taylor Swift e nomes importantes como a Duquesa de Sussex falam sobre as pressões causadas pelo uso de mídias sociais. Existem mais de 3 bilhões de usuários de mídia social, de acordo com estatísticas da Hootsuite e We Are Social. As empresas que oferecem uma plataforma social estão bem conscientes das consequências aos usuários e estão assumindo sua parte na responsabilidade. Começam a conscientizar e “ensinar” sobre o consumo pesado e o comportamento anti-social. Mas isso é o suficiente? Provavelmente não, mas já é um começo para encontrar uma forma equilibrada de uso antes que chegue a próxima geração.

3- Internet Ética: estamos em uma época em que a tecnologia difundida afeta todos os aspectos da vida das pessoas e os escândalos envolvendo as falhas em empresas de tecnologia, em se comportar de maneira ética, são quase semanais. O que começou como discurso da mídia agora está sendo assumido por corporações e governos com um chamado à ação. A mensagem também está atingindo a consciência de massa entre os(as) consumidores(a)s e o que está claro é que as empresas precisarão responder a essas tendências de setor para manter a boa imagem. Hoje, a primeira coisa que diz ao ligar um iPhone é: a privacidade é um direito humano. Isso exemplifica bem a relevância do assunto.

Hotelaria e Turismo
4- Turismo e a geração Z: com a Gen Z superando a geração do milênio em 2019, as empresas de viagens estão se preparando. Para atingir estes(as) novos(as) viajantes, devem oferecer experiências autênticas, que instiguem e sejam acessíveis ao mesmo tempo, considerando-se um orçamento geralmente apertado. Algumas marcas já estão se movimentando nessas tendências de setor, como a TripAdvisor que em 2018 lançou uma versão mais personalizável de seu App. A nova versão permite que os(as) usuários(as) salvem em seu perfil os itinerários, guias e listas de desejo, podendo compartilhar e escolher entre privado ou público. Com isso o TripAdvisor pode competir com as curtidas do Instagram e o Pinterest, atingindo os(as) novos(as) consumidores(as). Outras empresas despontam com soluções atraentes e personalizadas para o público.

Brands and marketing
5- Serviços para Freelancers: à medida que o trabalho autônomo continua a explodir, uma onda de redes e plataformas para freelancer estão surgindo, oferecendo ajuda e aconselhamento a trabalhadores autônomos. O número de trabalhadores(as) independentes têm crescido no Reino Unido desde 2001 e agora respondem por cerca de 15% da população ativa, de acordo com o Escritório de Estatísticas Nacionais. Estima-se que 27 milhões de americanos(as) deixarão empregos em tempo integral entre 2018 e 2020. As marcas foram rápidas em identificar a oportunidade. Os espaços de trabalho compartilhados cresceram a uma taxa de 200% nos últimos cinco anos. Em grandes cidades como Londres, Nova York e Chicago, elas estão se expandindo a uma taxa anual de 20%. A WeWork, avaliada em US $ 20 bilhões, tornou-se a maior ocupante de escritórios corporativos em Londres e está diversificando em clubes de bem-estar como o Rise By We. Também liderou o investimento de US $ 32 milhões feito no clube de coworking feminino, o Wing. À medida que o trabalho autônomo se torna a norma, novas plataformas e redes que capacitam trabalhadores(as) contratados(as) provavelmente se tornarão mais comuns – tornando-se uma das tendências de setor que afetam não apenas marketing, mas outras áreas de empresas.

Alimentos
6- Reposicionando a Comida Congelada: a categoria de alimentos congelados se aquece com a missão de acabar com o estereótipo de artificial e reimaginar as tendências de setor para consumidores preocupados com a saúde.
O mercado global de alimentos congelados deve atingir US $ 311,9 bilhões até 2021. Os(As) consumidores(as) estão buscando mais alimentos naturais e nutritivos sem comprometer a conveniência. Com isso abre-se uma grande oportunidade. Entre os millennials dos EUA, 60% dizem que tentam apenas ingerir alimentos com ingredientes naturais e 45% dizem que só comem alimentos orgânicos, segundo a SONAR ™, unidade de pesquisa proprietária da J. Walter Thompson. Em 2017, a Danone investiu na startup de alimentos para bebês orgânicos congelados Yooji, distribuídos em 600 lojas na França. A Nestlé adquiriu a empresa de alimentos congelados de origem vegetal Sweet Earth em setembro de 2017 e lançou recentemente uma linha de pizzas à base de vegetais. Não basta a facilidade, precisa ser bom, e principalmente saudável e nutritivo de verdade.

Retail
7- S-Commerce: As tendências de setor neste caso são as mídias sociais como fonte de inspiração e de procura por novos produtos, trazendo às plataformas a oportunidade de adaptar suas ofertas. Monetizando cada vez mais esse engajamento para tornarem-se verdadeiros destinos de compras do comércio eletrônico.
Nessa mesma linha o Text-Commerce vêm colaborando no pacote. Com os recursos de mensagens de texto sendo expandidos para enviar facilmente desde gifs a músicas, o comércio de texto atrai o conforto do(a) consumidor(a) e encurta o caminho para a compra. Os varejistas estão reduzindo as compras para o básico, aproveitando a facilidade e a familiaridade do SMS para oferecer experiências de compra simples e personalizadas. Favorecendo a intimidade de uma mensagem de texto para fazer a venda a um consumidor em movimento.
A Dirty Lemon é um dos exemplos nessa tendência de setores. Pioneira desse modelo, confiando apenas em mensagens de texto para vender suas bebidas famosas no Instagram. Em 2018 expandiu para o mercado off-line abrindo uma loja de conveniência em Manhattan, onde os(as) consumidores(as) são incentivados a comprar um tônico de US $ 10 e pagar mais tarde, tudo enviando uma mensagem de texto.

Luxo
8- Luxo-compartilhado: vêm crescendo o interesse por acomodações luxuosas de estadia prolongada. Com consumidores(as) buscando o meio-termo entre os hotéis, que não têm o conforto de casa, e os Airbnbs que não têm a confiabilidade e o serviço dos hotéis.
Em outubro de 2018, a empresa hoteleira de luxo Four Seasons anunciou seu primeiro projeto residencial, que será construído em Los Angeles. As residências ficarão em algum lugar entre um resort e uma residência particular. Com comodidades no local incluindo serviço de concierge 24 horas, serviço de limpeza, academia e personal trainer, além de cozinha e chef privativos(as) para refeições no local.
A crescente popularidade é evidente. O número de hotéis para estadias prolongadas aumentou 34% nos cinco anos até 2018, e está superando os hotéis com uma taxa de ocupação de 77%, em comparação com a taxa de 70% dos hotéis.

Saúde
9- Healing Cafés: a maior consciência da saúde mental está dando origem a espaços públicos projetados para recarregar e se reequilibrar em momentos raros em cidades agitadas. Novos espaços estão despontando no mercado para promover esse bem-estar mental, substituindo os cafés tradicionais por pontos de encontro populares para relaxamento. Além de cafeteria trazem espaços aconchegantes e serviços que promovem o bem-estar. Uma pequena janela, para uns minutos de tranquilidade, nos dias mais estressantes.

Lifestyle
10- O novo Workanomics: Das nove às seis ainda é a melhor maneira de se trabalhar? Cada vez mais muitas empresas e funcionários estão buscando alternativas à tradicional semana de trabalho em tempo integral. Esta é uma das tendências de setor. Usando inteligência artificial, automação e novas formas de bonificar os(as) funcionários(as) isso está se tornando, cada vez mais, uma realidade. As descobertas de uma nova pesquisa realizada pela Social Market Foundation, mostram que a automação e a IA podem levar a aumentos suficientes nas eficiências do local de trabalho, permitindo que os(as) trabalhadores(as) realizem as mesmas tarefas em menos tempo. Com aumento da produtividade claramente demonstrado em todo o mundo, as empresas começam a repensar e se beneficiar do novo formato. As pessoas começam a adotar práticas de trabalho flexíveis e alternativas, com recompensas que vão além do incentivo financeiro, trazendo bem-estar e a possibilidade de aumento de rendimento com contratações paralelas.

Para conhecer a fundo sobre todas as previsões e comportamentos divulgados no The Future 100 acesse o site e baixe o report completo das tendências de setor. Com certeza pode trazer bons insights ao seu negócio além de uma visão mais ampla do mercado global. Vale a pena manter no radar.

Você pode também gostar