4 minutos de leitura

SEO (Search Engine Optimization, em inglês) é a estratégia de marketing digital que visa a otimização de palavras-chave em seu site para facilitar a descoberta da sua empresa em mecanismos de busca, como o Google.

Segundo a Econsultancy/Adestra, é a estratégia de marketing digital com maior ROI (retorno sobre investimento). Ainda assim, quando falamos de micro e pequenas empresas, é uma estratégia extremamente ignorada. E eu entendo porque.

SEO é difícil e leva um tempo considerável para trazer resultados tangíveis. E como sabemos, tempo é um recurso escasso na vida de um empreendedor.

Mas ainda assim, é uma estratégia que deve ser levada em consideração. Não apenas pelo fato de ser eficiente a um custo próximo a zero, mas também por ser extremamente valiosa em 3 outros aspectos:

1 | SEO melhora seu UX

SEO é complicado porque é uma arte em constante mudança. O Google otimiza seu algoritmo de ranqueamento a um nível diário. E nem todos nós temos tempo ou capacidade de entender tudo que se passa dentro daquela empresa todos os dias de nossas vidas.

Mas uma coisa eu posso te falar. O Google está passando a dar mais peso para variáveis de comportamento dentro do seu site, como por exemplo taxa de abandono, velocidade da página, tempo médio na página, páginas por usuário etc. Além dessas variáveis, mecanismos de busca estão começando a se preocupar mais com a qualidade do que será mostrado para quem está pesquisando.

Ou seja, ter volume e relevância não são mais suficientes. Agora também é importante ser responsivo, ter um conteúdo de qualidade, site ser rápido e, basicamente, agregar valor para quem entra nele.

Isso é valioso pois estimula as empresas a melhorarem constantemente a experiência de seus usuários. Eu até poderia entrar no mérito de como isso beneficia a sociedade como um todo, mas fica pra um próximo artigo.

A questão aqui é: se você quer ser encontrado no Google é sua obrigação correr atrás de ter um site com uma qualidade altíssima, tanto de conteúdo quanto de código. Não tenha um site só por ter. Você vai gastar tempo, dinheiro e não vai te trazer resultado nenhum

Obs: aqui no BossaBox você consegue um orçamento para o seu site lindo, responsivo e otimizado em menos de uma hora. Clique aqui e fale com seu próprio gerente.

2 | SEO melhora sua marca

Obter sucesso com SEO significa entender muito bem como o algoritmo do Google faz para transformar o que as pessoas estão pesquisando em resultados relevantes.

Ou seja, é necessário que você entenda o que seu público-alvo está buscando e então produza conteúdo valioso para que aqueles indivíduos cheguem até você. Não é tão fácil quanto você imagina, principalmente quando levamos em conta que quase todos os sites possuem alguma estratégia de marketing de conteúdo e que você deve se diferenciar de alguns deles.

Mas então. Para criar conteúdo que aumente seu tráfego com o tempo, você deve prestar atenção em palavras-chave. Estratégias de conteúdo baseada em palavras-chave bem sucedidas fazem com que empresas pareçam ser experts naquilo que fazem.

Vou explicar. Se alguém pesquisa no Google “por que SEO é importante para seu negócio” e o BossaBox aparecer no topo com um artigo de qualidade, com um design elegante e responsivo, o usuário provavelmente irá achar que eu sei do que estou falando, logo irá sair do meu site com uma boa impressão da minha empresa.

E é exatamente assim que SEO melhora sua marca: entregando respostas boas às perguntas feitas em mecanismos de busca. Para isso, você deve entregar o pacote completo: um blog bonito com um conteúdo de qualidade. Se o usuário gostou da experiência que teve e do que leu, sua marca foi beneficiada.

Conclusão

SEO é correr uma maratona. Você vai odiar cada metro, vai ser difícil, você vai tropeçar algumas vezes, é demorado e você vai querer desistir a cada passo. Mas quando você finalmente conseguir, vai sair de lá com uma medalha de número 1 (no ranking) para mostrar para os outros (seus concorrentes).

Você pode também gostar