4 minutos de leitura

Já era esperado que a demanda por profissionais de tecnologia aumentasse com o passar dos anos. Porém, a pandemia de Covid-19 acelerou o movimento, já que muitos negócios passaram a depender do ambiente digital para sobreviver.

Diante disso, o mercado, que já sofria com a escassez de profissionais de tecnologia, viu esse gap aumentar ainda mais, tornando difícil a execução de projetos importantes por falta de um time capacitado.

Neste artigo, vamos analisar quais fatores tornam tão difíceis esta contratação e quais os caminhos para lidar com o desafio. Acompanhe!

Alta Demanda

Embora não seja o único motivo para dificultar a contratação de profissionais de tecnologia, a alta demanda do mercado é um fator importante. 

Diante desse cenário, as empresas que desejam recrutar e reter esses talentos precisam se adaptar não apenas em relação ao salário, mas também oferecer processos seletivos descomplicados, benefícios extras e um ambiente saudável. Isso nos leva a uma segunda dificuldade para a contratação desses talentos: a cultura da empresa.

Cultura Organizacional

Se as gerações anteriores prezavam por estabilidade na carreira, a geração atual não vê tantos benefícios assim nesse quesito. 

Hoje, o fit cultural é um dos aspectos mais importantes para esses profissionais, muito mais do que bons salários, o que faz esses especialistas se interessarem por uma empresa está bastante relacionado às suas práticas, hábitos, posicionamento e formas de gestão. 

Empresas com mindset analógico, excesso de burocracia e modelo vertical de gestão tendem a afastar profissionais de inovação e tecnologia, que podem até ser atraídos inicialmente pelos ganhos financeiros, mas acabam abandonando o cargo assim que conseguem algo melhor — o que não é difícil de acontecer, dada a disputa por talentos dessa área.

Saúde Mental

De acordo com um estudo feito pela Kenoby, startup de recrutamento e seleção, entre fevereiro e março de 2021, 67% das empresas com mais de 500 funcionários tiveram pelo menos 1 caso de afastamento por problemas relacionados à saúde mental.

Apesar disso, 40% das empresas ouvidas na pesquisa informaram que ainda não têm nenhum programa voltado para a saúde mental, o que explica a evasão de tantos talentos, que saem em busca de um trabalho que não prejudique sua qualidade de vida.

Com este cenário, é comum que os especialistas de inovação desejem cada vez mais um ambiente de trabalho saudável, que ofereça qualidade de vida ao mesmo tempo em que lhe gera bons desafios no desenvolvimento de seus projetos.

Falta de modelos flexíveis

A necessidade de trabalhar em escritórios físicos com horários rígidos em estruturas extremamente hierarquizadas também vem afastando profissionais de tecnologia de grandes empresas.

Com o mundo cada vez mais conectado, não é incomum que os talentos mais capacitados em TI escolham empresas flexíveis, que oferecem modelos de trabalho remoto. Para as empresas, isso se torna um desafio cada vez maior, já que passam a disputar os profissionais não apenas com empresas locais, mas com corporações instaladas em qualquer lugar do mundo.

 

Se, apesar de todos esses desafios, sua empresa conseguir recrutar um bom time de tecnologia e inovação, ainda assim pode haver a dificuldade em reter esses talentos, o que gera um esforço extra para traçar estratégias que previnam o turnover.

Como solução para essa escassez de profissionais de tecnologia, grandes empresas estão partindo para a alocação de squads externos para desenvolverem seus produtos digitais. Esse é o caso de corporações como Google, Netflix e Magazine Luiza, por exemplo.

Montados especificamente para cada projeto, esses squads têm como principal característica a aplicação de metodologias ágeis, além de aplicar a cultura do aprendizado e o open innovation, unindo excelência com a agilidade que as empresas precisam para acelerar sua transformação digital.

Se sua empresa vem sentindo o impacto da alta demanda por profissionais de tecnologia, que tal avaliar a possibilidade de contratar um squad externo para seus projetos digitais? Conheça-nos e saiba como podemos ajudar seu negócio com times remotos de alta qualidade.

Contrate sua squad

Você pode também gostar