3 minutos de leitura

Quando se trata de grandes e médias empresas, inovação e tecnologia são essenciais para sua sobrevivência, independentemente do segmento de atuação. Além de promover o melhor para seu consumidor final, elevam o nível de aproveitamento das equipes e blindam o negócio em relação à concorrência.

O ponto é que alguns mitos sobre o assunto acabam confundindo líderes e, com isso, prejudicam o processo de transformação digital e fazem com que as empresas se vejam longe da tão almejada maturidade digital.

Pensando nisso, trouxemos uma relação com 5 mitos e verdades sobre inovação em grandes empresas. Confira quais são!

1. Inovar é caro

Mito.

Ao contrário do que se pode imaginar, a inovação não depende necessariamente de altos investimentos. Isso porque ela pode se adaptar à realidade de cada negócio, além da possibilidade de fazê-la de forma escalável, analisando o retorno de cada investimento e garantindo aplicações seguras dos recursos da empresa.

2. Inovar é entregar tudo o que o cliente deseja

Mito.

Embora o foco na experiência do cliente seja inegável, nem sempre é possível atender a todos os seus desejos.

Muitas vezes, o papel da inovação na empresa está relacionado à demonstração de novos caminhos, além daquilo que o cliente deseja, gerando novas possibilidades e se antecipando na resolução dos problemas do consumidor.

Para que a inovação se torne uma prática dentro da empresa, ela deve ter como base o conhecimento do público-alvo, o que envolve a realização de análises preditivas para guiar os próximos passos do negócio em relação à sua entrega ao cliente final.

3. Para inovar, é preciso lançar produtos

Verdade e Mito.

Pode parecer confuso mas, embora a inovação passe pelo lançamento de produtos, ela não se limita a isso.

Sendo a inovação um processo de dentro para fora, isso significa que ela deve permear por todos os setores internos para que a consequência disso seja percebida no desenvolvimento dos produtos.

Antes disso, é preciso cultivar a inovação internamente, ponto que falaremos a seguir.

4.Inovação se constrói de um dia para o outro (cultura de inovação)

Mito.

Para que uma empresa se torne inovadora e alcance altos níveis de maturidade digital, não basta que isso seja determinado de cima para baixo por meio de uma orientação pontual vinda do board.

Cada vez mais percebe-se que empresas referência em inovação são aquelas que se propuseram a construir uma cultura de inovação, investindo na horizontalização da equipe, reconhecendo as iniciativas dos profissionais e criando um ambiente propício para a troca de ideias.

5. Só é possível inovar com times in house

Mito.

Com equipes cada vez mais enxutas, inovação e tecnologia não podem ficar em segundo plano até que se tenha o time ideal dentro da empresa.

Por esse motivo, soluções externas se mostram cada vez mais essenciais para acelerar o processo de disrupção das empresas. 

Nesse sentido, a contratação de times remotos de tecnologia com outsourcings de TI vem garantindo a excelência, agilidade e rentabilidade buscadas pelas grandes empresas.

Se você deseja saber como implementar uma cultura de inovação cada vez mais intrínseca em sua empresa, saiba mais sobre Open Innovation e como essa metodologia pode otimizar seus resultados.

Fale com nossos especialistas

Você pode também gostar