6 minutos de leitura

O trabalho como freelancer profissional cresceu muito nos últimos anos. A ideia de trabalhar em casa, com flexibilidade ou de conseguir um dinheiro extra conquistou muitas pessoas. E, também, a questão de contratar alguém somente para realizar um serviço em específico atraiu as empresas. São cada vez mais projetos e, em consequência, mais profissionais. Então, como se destacar em meio a tantos freelancers?

Defina sua área de atuação como freelancer profissional

Pense sobre qual é a sua habilidade principal que pode ser oferecida a um projeto. É escrever? Criar uma arte? Desenvolver um site?

Depois de analisar e definir isso, comece a pesquisar como é este mercado. Quanto costumam cobrar, quando o preço pode aumentar ou diminuir, quais trabalhos normalmente realizam e qual outro trabalho você também pode fazer. Defina muito bem o que irá oferecer e, então, conheça como é o seu ritmo de trabalho como freelancer profissional.

Conheça como você trabalha

Agora que você definiu qual será seu trabalho, o conheça bem. Como é o seu trabalho? Quanto tempo leva para realizá-lo? Qual o nível de dificuldade? Analise tudo isso antes de aceitar um projeto para saber corretamente qual resposta dar ao cliente a respeito de prazos e preços, além de como deseja avançar nos projetos.

Organize-se

Defina quanto tempo dedicará para cada projeto e em qual período do seu dia fará isso. Se o trabalho de freelancer profissional é seu trabalho integral, de qual a qual horário você irá trabalhar?

Caso o foco seja ganhar uma renda extra, em qual período fará o trabalho? De manhã? À noite? Aos fins de semana? Organize seu dia, sua semana e seu mês com todas essas informações em mente.

Não tenha medo

Uma das vantagens do trabalho de freelancer profissional é a possibilidade de conversar diretamente com o cliente. Por isso, não tenha medo de questioná-lo. Seja dúvida sobre o projeto, o prazo, a maneira como deve ser feito, o valor, informações, entre outros.

Também não tema negociar tanto preço quanto prazo. Você é quem vai realizar o trabalho e sabe quanto tempo e dedicação terá para ele.

Conheça muito bem o projeto antes de aceitar e caso aconteça algum problema, seja honesta(o) e converse com o cliente. Além disso, também o notifique a cada fase do projeto.

Por fim, não tenha medo de negar algum trabalho que acha que não consegue realizar ou que está muito estranho para você.

Treine

Se você ainda não fez nenhum trabalho como freelancer profissional ou está há um tempo sem fazer um, treine.

Crie projetos pessoais, na área da sua habilidade, para treinar seus conhecimentos e sua prática.

Uma outra forma é oferecer seu trabalho a amigos que estão precisando, por um preço mais em conta. Assim, você terá experiência e trabalhará na área enquanto ajuda alguém próximo.

E tente sempre! Na Bossabox você pode trabalhar como freelancer profissional em times remotos e ágeis, desenvolvendo suas habilidades em projetos bem diferentes uns dos outros, criando uma bagagem incrível.

Crie um portfólio

Isso é regra para qualquer bom freelancer profissional: criar um portfólio e o mantê-lo atualizado.

Uma boa maneira de construir um portfólio é criar uma conta em algum site que pode ser utilizado como um, como o Github para desenvolvedores e Behance para designers.

O portfólio também pode estar em algum site personalizado seu, desenvolvido por você mesmo(a) (caso tenha os conhecimentos para criar um) ou por uma ferramenta que auxilia na criação e desenvolvimento de um site pessoal ou comercial, como o Wix.

Amplie seu conhecimento (sempre!)

Aprenda novas línguas

Não só para o trabalho de freelancer, mas para tudo em sua vida saber ao menos o mínimo de uma língua estrangeira pode abrir as portas para alguma coisa que você queira muito.

Sabendo outra língua, você pode ser chamado para contribuir em um projeto super bacana que acontece fora do Brasil!

Não sabe qual escolher? Comece pela língua universal: o inglês. Ela é a língua oficial de 53 países, da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Europeia e diversas outras organizações e uniões entre países, além de que em qualquer lugar que você for, alguém saberá falar e placas e informações estarão escritas na língua oficial e em inglês.

Hoje, a internet facilita muito o aprendizado com diversos cursos online, inclusive de inglês, como os da Alura Língua, que é uma plataforma exclusiva com diversos cursos para te ensinar inglês.

Desenvolva novas habilidades na sua área

Mesmo que você saiba muito sobre a área em que você trabalha, é sempre bom ampliar seu conhecimento e conhecer outras funções que podem ajudar muito na hora de desenvolver um projeto como freelancer profissional. Além de te manter atualizada (o) das últimas novidades de cada área!

Uma forma rápida e prática de fazer isso é através de cursos online, os quais você pode fazer em casa, após o trabalho ou enquanto você se prepara para trabalhar, como os da Alura, uma plataforma de cursos online que possui várias formações de diversas áreas, como desenvolvimento, mobile, front-end, infraestrutura, data, design e marketing digital.

Aprenda soft skills

As soft skills são habilidades comportamentais e competências subjetivas, que auxiliam na sua relação com as pessoas, no geral.

Nelas, são englobadas questões como comunicação, oratória, eficácia, lidar com momentos de estresse e diversas outras questões que são totalmente integradas a forma como nos relacionamos com todas as pessoas.

Na Alura também existem diversos cursos de soft skills que são necessárias não só em todo o mercado de trabalho, como na vida pessoal. Esses cursos te ensinam questões de produtividade, comunicação, networking, como melhorar sua oratória, maneiras eficientes de lidar com o estresse, entre outros.

Gostou das dicas? Agora é só anotá-las, colocá-las em prática e terminar seus projetos!

E se você é prolancer BossaBox, você tem 10% de desconto nos cursos da Alura para se aprofundar em programação, design, metodologias ágeis e marketing digital. Boa sorte e bom trabalho!

Você pode também gostar