Gatilhos para Terceirização de Projetos de Tecnologia
Por Redação BossaBox - Beatriz Chueri

4 minutos de leitura

Em um mercado cada vez mais exigente e dinâmico, as empresas enfrentam desafios complexos ao lidar com suas demandas tecnológicas internas. Nesse cenário, surge a necessidade de avaliar estratégias e identificar as melhores abordagens para garantir o sucesso dos projetos e garantir entregas cada vez mais eficientes.

Ao conduzir um projeto de tecnologia, é comum enfrentar desafios e situações que podem se transformar em problemas significativos. Essas situações podem incluir demandas complexas que excedem as habilidades da equipe interna, a necessidade de acelerar o lançamento do produto no mercado ou a busca por aumentar a produtividade e liberar recursos para outras prioridades estratégicas.

É nesse contexto que a terceirização de projetos surge como uma solução estratégica. Identificar o momento certo para terceirizar um projeto pode ser uma decisão fundamental para o sucesso e crescimento do negócio.

Pensando nisso, trouxemos 9 situações comuns em que contratar um parceiro externo pode ser uma solução eficaz.

Situação 1: Necessidade de escalar capacity sem sacrificar entrega

Quando há a necessidade de aumentar a capacidade de produção sem comprometer a entrega, a terceirização pode ser uma solução eficaz. Ao delegar determinadas atividades a parceiros externos, você pode contar com recursos adicionais e expertise especializada, mantendo a qualidade e o ritmo de trabalho. Isso permite que você expanda sua equipe de forma ágil, evitando sobrecarga e garantindo que os prazos sejam cumpridos. A terceirização também oferece flexibilidade para lidar com demandas flutuantes, adaptando a capacidade de acordo com as necessidades do projeto.

LEIA TAMBÉM: Modelos de Terceirização de Projetos de Tecnologia

Situação 2: As demandas de tecnologia estão fora do “core” do negócio

Uma das indicações mais claras de que é hora de terceirizar é quando suas demandas de tecnologia estão além do escopo central do seu negócio. Ao se concentrar em suas competências essenciais, você pode evitar dispersão de recursos e tempo ao lidar com áreas complexas e em constante evolução. Terceirizar essas demandas permite que você aproveite o conhecimento especializado de profissionais de tecnologia, enquanto você se concentra no que faz de melhor.

Situação 3: Tenho demandas de desenvolvimento estratégicas, mas preciso aportar know-how de fora para garantir sucesso nas minhas entregas

Alguns projetos exigem habilidades e conhecimentos especializados que podem não estar disponíveis internamente. Se você se encontra diante de uma demanda estratégica de desenvolvimento que pode impactar significativamente o futuro do seu negócio, é um sinal claro de que é hora de buscar expertise externa. Ao terceirizar esses projetos, você traz aportes valiosos de conhecimento e experiência, aumentando suas chances de sucesso.

Situação 4: Preciso montar e contratar de forma rápida um time de tech eficiente

Se você precisa montar um time de tecnologia competente com rapidez e não pode esperar pelos processos internos do setor de Recursos Humanos, a terceirização se apresenta como uma solução eficaz. Ao buscar parceiros externos especializados, você pode contar com uma equipe qualificada e pronta para iniciar o trabalho imediatamente, acelerando o desenvolvimento de projetos e garantindo o preenchimento das lacunas de habilidades técnicas em sua organização.

Situação 5: Tenho um projeto que exigirá múltiplas skills diferentes (estratégia, design, desenvolvimento) e não tenho colaboradores internos para preencher essas posições

Alguns projetos requerem uma combinação de habilidades e competências diferentes, como estratégia, design e desenvolvimento. Se sua equipe interna não possui todas as habilidades necessárias para preencher essas posições, terceirizar pode ser a melhor opção. Ao contar com uma equipe externa com experiência em múltiplas áreas, você garante que todos os aspectos do projeto sejam abordados com qualidade, eficiência e sinergia.

Situação 6: Pressão para manter o time enxuto ou para ganhos rápidos

A pressão para manter um time enxuto ou obter ganhos rápidos é uma realidade comum em times de tech ou produto. Muitas vezes, as equipes internas podem não ter a capacidade necessária para lidar com todas as demandas de forma eficiente e dentro do prazo. Nesses casos, a terceirização se torna uma opção frequente para suprir essa lacuna e escalar a capacidade de entrega. Ao buscar um parceiro externo qualificado, é possível obter recursos adicionais e expertise especializada, permitindo acelerar o ritmo de trabalho e alcançar resultados de maneira mais rápida.

Situação 7: Preciso dar vazão aos projetos que estão no backlog

À medida que o tempo passa, é comum acumular projetos no backlog, esperando para serem realizados. No entanto, a falta de recursos e capacidade interna pode resultar em uma demora significativa na execução desses projetos. Terceirizar os projetos de tecnologia é uma maneira eficaz de dar vazão ao backlog, permitindo que eles sejam concluídos dentro dos prazos estabelecidos. Ao contar com uma equipe externa especializada, você pode acelerar a implementação desses projetos pendentes e garantir que suas metas sejam alcançadas de forma mais ágil.

Situação 8: Quero aprender com um parceiro processos mais em linha com o dinamismo que o mercado cobra da minha empresa

Ter cultura de produto é algo cada vez mais importante para as empresas  visando entregas contínuas, colaboração eficiente e adaptabilidade às mudanças. Se você deseja trazer uma mentalidade mais ágil para um time que tem dificuldade com isso, a terceirização pode ser uma solução. Ao buscar parceiros externos especializados em metodologias ágeis, você acelera o desenvolvimento do projeto e aproveita as práticas modernas de gestão de projetos.

Situação 9: Estou sem capacity internamente e preciso de mudanças rápidas para atingir meu objetivo

Quando você se encontra sem a capacidade interna necessária para atender às demandas de um projeto e precisa de ideias frescas e inovação, a terceirização se torna uma opção interessante. Um parceiro externo especializado pode trazer novas perspectivas, conhecimentos atualizados e experiência em implementar mudanças e melhorias. Essa parceria pode impulsionar a transformação do seu negócio, permitindo que você atinja seus objetivos com maior eficiência.

Quais as vantagens de contratar um parceiro externo?

Contratar um parceiro externo oferece várias vantagens estratégicas para sua empresa. Uma delas é a velocidade para tirar suas iniciativas do papel e levá-las ao mercado mais rapidamente (Time to Market). Ao contar com a expertise e os recursos de um parceiro especializado, você pode acelerar o desenvolvimento e implementação de projetos digitais, reduzindo o tempo de entrega e garantindo uma vantagem competitiva. 

Outra vantagem é a capacidade de cumprir prazos de forma consistente. Com um parceiro externo comprometido com o sucesso do projeto, você pode confiar que as entregas serão realizadas dentro dos prazos estabelecidos. Isso ajuda a evitar atrasos e impactos negativos nos planos estratégicos da empresa.

Em resumo, contratar um parceiro externo traz ganhos significativos, como velocidade, cumprimento de prazos, aumento de produtividade e mais tempo para se dedicar a outras prioridades.

Conclusão

Ao considerar a terceirização de projetos de tecnologia, é fundamental buscar parceiros confiáveis e experientes. Estabelecer uma comunicação clara desde o início, definir expectativas realistas e acompanhar de perto o progresso do projeto são medidas essenciais para garantir um resultado bem-sucedido. A transparência e a colaboração entre todas as partes envolvidas são elementos-chave para alcançar os objetivos desejados.

Existem diversos modelos de terceirização de projetos de tecnologia disponíveis no mercado. Para entender qual será a melhor escolha, é fundamental alinhar as características e demandas específicas do seu projeto. Cada modelo tem suas vantagens e desafios, e compreender as necessidades do projeto ajudará a identificar qual modelo se encaixa melhor para alcançar os objetivos propostos.

Ao analisar esses detalhes com atenção, você consegue garantir um parceiro externo mais eficiente, otimizar recursos e maximizar os resultados do projeto de tecnologia.

Você pode também gostar