5 minutos de leitura

Escrito por Larissa Chinaglia, Inbound na Mastertech

No artigo de hoje, vamos falar de algo que está na moda: Chatbots.

Mas antes disso, conta pra a gente, você já ligou para alguém hoje? Mandou alguma mensagem? Com quantas pessoas você conversou? Parece que eu respondo essas perguntas com a voz da minha mãe falando “antigamente as pessoas vinham em casa para nos dar parabéns, depois elas começaram a ligar, e agora elas simplesmente mandam uma mensagenzinha”.

Não é nenhuma novidade que preferimos cada vez mais enviar uma mensagem a ligar para alguém. E isso não é só para desejar feliz aniversário, não. Vai falar que você ainda liga para pedir a pizza? Ou simplesmente abre aquele aplicativo vermelinho?

Dessa forma, não nos surpreende que as empresas queiram conversar com seus clientes por mensagens. Segundo os dados do Gartner Institute, até 2020, 85% das interações dos consumidores serão conduzidas por um mecanismo automático. E de que mecanismo estamos falando? Chatbot.

Chat = chat mesmo! Aquele lugar onde a gente conversa com as pessoas, sabe? Bot = abreviação para robot, robô em inglês

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, resumiu muito bem o que significa esse mecanismo: “Você deveria enviar uma mensagem para uma empresa do mesmo jeito que envia para um amigo. Você deve ter uma resposta rápida e isso não deve exigir sua atenção total, como uma ligação telefônica exige. E você não deveria ter que instalar um novo aplicativo.”

Os chatbots devem chegar o mais próximo possível de uma conversa entre duas pessoas. Para as empresas, é uma forma de criar uma relação com o seu cliente quase em tom pessoal. É bastante utilizado no mobile, já que existem cerca de quatro bilhões de smartphones no planeta.

Ah, um programa de computador me respondendo

É, não vamos dizer que você está errado, mas vamos combinar que o chatbot é muito mais que um robozinho, pode ser? Estamos falando de um robô desenvolvido a partir de softwares de comunicação automatizada, e alguns até mais modernos, que possuem inteligência artificial. Ou seja, eles vão aprendendo com as conversas e interagindo com o usuário de forma cada vez melhor.

E quais os benefícios?

Tempo recorde!

Sabe aqueles momentos em que chovem dúvidas repetidas no seu canal de atendimento e diversas respostas ficam pendentes? O chatbot consegue diminuir o tráfego do SAC, as dúvidas são respondidas pelo próprio bot. Essa ferramenta poderosa vai facilitar as experiências dos seus usuários e dos seus clientes e automatizar um grande volume de funções. Tudo em tempo recorde! Cada vez mais nos tornamos impacientes e desejamos  respostas para ontem, pode ter certeza que seu cliente vai agradecer.

Melhora o relacionamento entre a equipe

Sabia que é possível desenvolver chatbots exclusivos para equipes e integrá-los a softwares especializados em troca de mensagens com grupos fechados. Um exemplo disso é o Slack. Ele abre a possibilidade de configuração do seu slackbot para respostas automáticas, o que facilita bastante a comunicação.

Coleta de dados

Os bots permitem que a empresa identifique o perfil de todos os seus consumidores. Esses dados ficam registrados e podem ser usados para uma análise mais profunda de um Business Intelligence. Coisas possíveis de descobrir: qual o problema do usuário, o seu comportamento do consumidor nas redes sociais, status do pedido ou serviço, histórico da conversa, entre outras informações.

É possível fazer prospecção de clientes também. Já pensou em mandar uma mensagem personalizada para todas as pessoas que curtiram sua página?

Redução de custos

O atendimento personalizado dos chatbots permite a redução dos custos em até 80% no SAC!

Cliente satisfeito

Sabia que é possível desenvolver chatbots exclusivos para equipes e integrá-los a softwares especializados em troca de mensagens com grupos fechados. Seu consumidor quer praticidade, e para isso os bots são perfeitos. As pessoas não precisam sair das suas redes principais de comunicação para resolver um simples problema.

Atendimento 24h

Seu cliente também será atendido 24h por dia! Sem esperar o horário comercial ou ouvir aquela musiquinha enquanto o atendente não aparece. Além disso, é possível se comunicar com a empresa de qualquer: casa, trabalho, férias.

Os chatbots vão substituir as pessoas?

Uma pergunta bastante comum é: Os chatbots vão substituir as pessoas? Não conseguimos prever o futuro não é mesmo? O que sabemos é que os chatbots vieram para otimizar atendimentos, e garantir que processos sejam mais rápidos e simples.

Não estamos falando de trocar pessoas por bots, mas evitar que o ser humano continue em tarefas repetitivas e não prazerosas. Sabe aquele colega que responde a mesma pergunta todos os dias no Facebook, por e-mail, por whatsapp, entre outros meios? Ele poderá ocupar um outro cargo com funções menos desgastantes.

Agora que você já sabe porquê investir no chatbot, o que acha de aprender mais sobre como eles funcionam? A Mastertech, escola de habilidades do século XXI que transforma pessoas através de cursos imersivos, está com inscrições abertas para uma nova turma de Chatbot.

Você pode também gostar