4 minutos de leitura

Os últimos anos foram decisivos para revolucionar a forma como profissionais gerenciam sua carreira.

O que a sociedade agora considera um “trabalho” mudou irreconhecível. O surgimento de plataformas para trabalho remoto e aplicativos para profissionais autônomos permitiu que as pessoas monetizassem seu tempo em serviços de todos os níveis: desde os mais estratégicos até os operacionais.

Esses mercados deram a milhares de pessoas a oportunidade de trabalhar por conta própria, mas muitas exigiram consistência e eficiência. Disseram às pessoas que poderiam “ser seus próprios patrões”, mas a realidade eram freelancers amarrados a folhas de horários, trocando tempo por dinheiro na difícil gig economy.

A reação a essa situação levou à criação de novas plataformas digitais que enfatizam a individualidade das pessoas. Essas plataformas permitem que profissionais ganhem dinheiro de uma forma que destaca e celebra suas habilidades e personalidade individuais, em vez de esmagá-las.

Isso criou um novo modelo de empreendedorismo e é aí que entra a Passion Economy.

O que é Passion Economy?

A Passion Economy é uma nova maneira para profissionais monetizarem suas habilidades e trabalharem com aquilo que realmente tem relação com seus interesses. Ela permite que freelancers possam escalar seus negócios e obter sucesso financeiro. 

Esse modelo proporciona a liberdade para que profissionais trabalhem com liberdade e flexibilidade. Ela permite que as pessoas busquem suas paixões e mudem positivamente o mundo ao seu redor, contribuindo, assim, com a sociedade e atuando em projetos relevantes.

Quais as diferenças entre Passion Economy e Gig Economy?

A ascensão da Passion Economy torna a troca de tempo por dinheiro obsoleta, que é uma parte essencial da Gig Economy. Esse modelo exige que seus adeptos trabalhem simultaneamente em um projeto enquanto perscrutam o horizonte em busca do próximo. Essa incerteza pode causar enorme estresse emocional.

Quando as pessoas não sabem de onde virá seu próximo pagamento, muitas vezes se prejudicam para garantir empregos. Isso cria um ciclo destrutivo em que os freelancers se prejudicam no preço e as empresas pagam menos por serviços especializados. Isso cria uma disfunção no mercado de trabalho e faz com que profissionais trabalhem mais horas para sobreviver e fiquem sobrecarregados.

Indo na contramão, a  Passion Economy oferece o oposto. Muda-se a dinâmica de poder a favor do profissional, pois permite que escalem suas habilidades de forma benéfica para sua carreira e para as empresas, que recebem entregas qualificadas de especialistas.

A Passion Economy é mesmo o futuro do trabalho?

A automação está tornando obsoletas as formas tradicionais de trabalho.

A automação, a globalização e a internet mudaram fundamentalmente a maneira como vemos o trabalho. O conceito de “emprego estável” está desaparecendo. Trabalhos manuais e tarefas repetitivas estão sendo substituídos por robôs e algoritmos.

Os carros autônomos não são mais uma coisa do futuro. Eles logo estarão nas estradas e ao nosso redor. O advento dessa tecnologia destaca porque precisamos mudar nossa relação com o trabalho. A tecnologia tornará o “driver profissional” ultrapassado. As pessoas precisam encontrar novas maneiras de ganhar dinheiro, junto a um significado para suas vidas.  

À medida que a sociedade entra nessa nova era, precisamos reavaliar a forma como ganhamos dinheiro. Cada vez mais, profissionais anseiam por flexibilidade, liberdade e propósito de seu trabalho. Mais importante ainda, querem fazer algo que traga motivação. A Passion Economy pode atender a todas essas necessidades e, nesse sentido, pode ser considerada como o futuro do trabalho.

Como profissionais de TI podem aderir à Passion Economy?

Se você é um profissional de TI e já aderiu (ou sonha em aderir) ao home office, pode utilizar a Passion Economy a seu favor!

Com a BossaBox, startup que conecta grandes empresas com profissionais altamente qualificados, você pode se tornar prolancer, freelancer profissional! Por meio do nosso programa, criamos uma rede de profissionais seniores de tecnologia, que são escolhidos para atuar em projetos condizentes com sua experiência e seus interesses. 

Se você atua como Product Manager, Web Designer, DevOps, Quality Assurance, Desenvolvedor, Tech Lead ou Engenheiro de Software, cadastre-se gratuitamente em nossa plataforma e faça parte da Passion Economy, encontrando projetos alinhados aos seus interesses!

Você pode também gostar