4 minutos de leitura

Se você é um empreendedor ou empreendedora, sabe que não existe descrição de trabalho nessa função. Você faz todas as tarefas que precisam ser feitas: desde o lançamento até tratar com investidores, o suporte ao cliente e trocar as lâmpadas do escritório.

Especialmente no começo, é preciso ser mão pra toda obra e a tecnologia não fica fora disso. Você pode contar a programação como uma das habilidades da sua caixa de ferramentas. Mesmo que você nunca seja um programador em tempo integral, há muito valor em saber codificar.

A maioria das empresas acaba falhando não porque fica sem dinheiro, mas porque fica sem recursos. Especialmente no mundo da tecnologia, o principal diferencial entre empresas de tecnologia bem-sucedidas e malsucedidas é seu conhecimento em tecnologia. Por essa razão, empreendedores e donos de empresas devem ter algum conhecimento de programação.

Saber disso é metade da batalha, aprender a codificar é o restante. Aqui estão algumas razões pelas quais você deve aprender a codificar.

1. Reduz custos indiretos

Contratar um desenvolvedor para um único propósito é caro. Um empreendedor que possui habilidades de codificação reduz as despesas gerais imediatamente. Embora ter um desenvolvedor interno na equipe seja fundamental durante violações de segurança e falhas de servidor, essas são todas questões que um empreendedor pode aprender a lidar e até reduz custos de contratação por entender melhor qual o trabalho que deve ser feito.

2. Desenvolvimento mais rápido de produto e serviço

Esperar que os estágios de desenvolvimento de código sejam concluídos para produto, aplicativo, software e produtos relacionados à tecnologia pode colocar em risco os cronogramas de conclusão do protótipo. Quando um empreendedor aprende a codificar, pode mover o desenvolvimento de produtos e serviços um pouco mais rápido. Isso também permite que as fases de teste do projeto ocorram mais rapidamente. Assim como torna possível a tomada de decisão sobre estratégia de produto: quais linguagens usar, como montar um time quando for a hora, quais metodologias usar no desenvolvimento, entre outras questões estratégicas.

3. Criar cronogramas apropriados do projeto

Quando você sabe quanto tempo leva cada parte do desenvolvimento do produto, incluindo o tempo alocado para a codificação, os cronogramas do projeto são mais realistas. Isso poupa muito estresse e tensão muitas vezes sentidos pelas equipes de desenvolvimento com supervisores que não entendem o processo. Ao fornecer ao desenvolvedor um prazo apropriado, as extensões, os erros e os programas incompletos são problemas menores.

4. Oportunidades adicionais de carreira

Se a aventura de empreendedorismo que você planejou não funcionar ou falhar completamente, aprender a codificar lhe dará opções de carreira para recorrer. Algumas das opções de carreira a considerar são o desenvolvimento web back-end, front-end, técnico de suporte e analista de dados, por exemplo. Empreendedores sempre precisam ter um “plano B” para o caso do caminho que você tomar acabar sendo uma estrada sem saída.

5. Análise de ideia mais rápida

Todos os empreendedores precisam ter pelo menos um gênio técnico por trás deles para ajudar a conduzir análises de produtos, construir uma equipe de desenvolvimento e realizar testes beta. Verificar estatísticas e resultados de testes com um conjunto de olhos diferente é ideal na maioria das situações. Com duas pessoas trabalhando nos dados, os resultados chegam mais rapidamente e os planos para desenvolvimento, marketing e lançamento de produtos podem começar a funcionar.

6. Capacidade de transferir aprendizagem

Aprender a codificar lhe dá um conhecimento valioso para passar para os membros da sua força de trabalho. Se você é um empreendedor de desenvolvimento de aplicativos, ensinar um método específico a um membro da equipe capacita-o a ajudar em mais fases de desenvolvimento. Você tem tempo para ensinar o membro da equipe, pois os aplicativos podem levar meses para serem desenvolvidos.

Transferir o que você, como founder, aprendeu na aula de codificação para aqueles que trabalham para você constrói uma equipe mais forte, um produto final mais completo e uma equipe intercambiável para dividir as tarefas. A transferência de aprendizado é uma parte vital de ser um empreendedor de sucesso, já que muitos o encararão diretamente como mentor.

7. Habilidades de auto-personalização

Às vezes é difícil transmitir exatamente o que você quer de um projeto. Pode ser difícil usar uma terminologia simples para explicar a uma desenvolvedora de codificação o que você imagina em sua própria mente. A capacidade de personalizar aplicativos, sites e programas garante que você esteja criando exatamente o que deseja. Além de você ser mais valioso para si mesmo por ter essas habilidades, você é mais valioso para toda a equipe.

As habilidades de auto-personalização podem levar um empreendedor de tecnologia a desenvolver novos aplicativos para ajudar os outros a aprenderem novos processos, uma nova habilidade ou resolver problemas. A mente de um empreendedor está sempre pensando na melhor maneira de fazer algo, desenvolver mais itens relacionados à tecnologia é uma demonstração disso.

Conclusão

Empreendedores, especialmente em novos empreendimentos de tecnologia, deveriam ser mais auto-suficientes. Os custos de operação e desenvolvimento serão menores e uma boa base de educação pode ser obtida. Um empreendedor bem-sucedido que entende todas as fases de seu negócio está se preparando para o sucesso.

Você pode aprender tecnologia do zero com apenas um final de semana na Mastertech. Conheça as infinitas possibilidades que a tecnologia abre para você junto ao design thinking, metodologias ágeis, lógica de programação e muito mais. Acesse aqui para saber como funciona!

Você pode também gostar