4 minutos de leitura

Atualmente ouvimos muito falar sobre metodologias waterfall e ágeis. Então por que 70% dos projetos de desenvolvimento digital falham

Esse dado alarmante da Harvard Business School Review nos faz questionar a respeito da falta de entendimento sobre metodologias: qual é a melhor a ser usada e quais são os prós e contras de cada uma.

Para te ajudar a não ser mais um caso dentro das estatísticas, vamos explicar sobre cada uma dessas metodologias e qual consideramos o melhor momento para utilizá-las. 

 

Waterfall

 

Essa metodologia é vista como a forma mais tradicional de se construir e desenvolver um produto/projeto digital. Basicamente, a criação dos produtos é feita de forma sequencial. Ou seja, normalmente existem 8 fases para a finalização de um projeto e as fases só se iniciam quando a anterior é finalizada.

As principais etapas são: concepção, iniciação, análise, design, codificação, teste, implementação e manutenção. 

As vantagens desse modelo giram em torno da sua capacidade de mitigar riscos pela análise densa de cenários e, por isso, vale muito a pena para projetos nos quais a certeza de sucesso é alta. Caso contrário, existe um risco muito alto de falha pela não validação das hipóteses. E, no cenário de cascata, uma vez que o projeto chegou na etapa de testes/implementação/manutenção, muito custo já foi gerado. 

Outro ponto importante sobre o waterfall é a garantia do foco individual do time na execução. As pessoas recebem o que foi feito anteriormente e partem para a sua fase de entrega. Por isso, o foco do time está sempre na execução e é bem direcionado. Mas, a desvantagem disso é que o time tem mais dificuldade em criar empatia e engajamento pelo produto criado e pelo usuário final, já que a sua participação está limitada à execução de uma fase.

 

Ágil


Os métodos ágeis apareceram na década de 80 como forma de suavizar parte dos gaps que a metodologia waterfall deixava.

Isso começou a ser feito através de times mais enxutos e multidisciplinares com o objetivo de aumentar a qualidade das entregas e a criação de softwares e sistemas que realmente seriam utilizados. Caso você não tenha muita certeza do que será desenvolvido, a segunda opção trará melhores frutos. 

A principal vantagem da metodologia ágil é o fato de os processos serem mais sucintos e funcionarem de forma incremental. Eles funcionam através de times diversos, com tendência a trabalhar de forma mais engajada e acrescentar novas visões aos processos de criação, validação e teste. 

Uma outra grande vantagem são as entregas feitas em menor escala e de maneira mais orgânica. Por isso impactam, frequentemente, na mudança de cronogramas, já que certas entregas se tornam desnecessárias e o prazo do projeto, menos distante. 

Porém, uma das grandes vantagens é também uma desvantagem. Conforme essa metodologia foi avançando, percebemos pontos negativos que, aos poucos, vêm sendo lapidados com novos processos! Uma delas é a possível procrastinação dos times com a justificativa de serem ágeis e sem datas fechadas de entrega. Além disso, por serem feitas em etapas menores, também corremos o risco de uma possível falta de análise de cenários e riscos. 

 

Conclusão

 

Vimos que para metodologia waterfall é muito importante termos projetos com um índice de certeza grande. Senão, gera-se muito custo sem a garantia da entrega de um projeto que atende a real dor dos clientes.

Já na metodologia ágil, percebe-se que diversidade de ideias e entregas menores a serem validadas geram produtos mais completos e inovadores com menor custo no processo de validação de hipóteses. Porém, é preciso tomar cuidado com as análises de risco do produto. 

O fato é que você pode ouvir evangelizadores de ambos os lados citando enormes vantagens e desvantagens de cada uma dessas metodologias! No entanto, é importante adquirir conhecimento de ambas para garantir que o desenvolvimento do seu produto fará melhor uso das metodologias e que se adeque ao contexto de sua empresa e projeto.

Se, mesmo assim, você sentir dificuldade em selecionar a melhor metodologia para os seus projetos de tecnologia e deseja contar com equipes especializadas para potencializar seus resultados qualitativos e quantitativos, conheça a BossaBox. Entre em contato e converse com um de nossos especialistas.

 

Fale com nossos especialistas

Você pode também gostar