7 minutos de leitura

O desafio dentro desse artigo é causar uma reflexão sobre as mudanças no mercado de trabalho e sobre a melhor forma de nos adaptarmos a isso. A própria adaptação já pode ser considerada uma habilidade necessária para os próximos anos. Se antigamente você podia se sentir seguro com apenas sua experiência de anos dentro da empresa x, hoje em dia você deve saber que é preciso estar em constante aprendizado e adaptação para alcançar as posições mais bem-sucedidas.

As novas tecnologias estão avançando de maneira acelerada, as pessoas estão vivendo mais tempo pelas suas carreiras, diversas mudanças no eixo de poder econômico, as novas gerações crescendo profissionalmente no mundo digital, e tudo mudando cada vez mais com o passar dos anos, e você? Onde se encontra nesse momento?

Para que você não fique para trás com tanta mudança acontecendo, separei oito habilidades para serem desenvolvidas ainda hoje se possível!

1) Pensamento Estratégico e Empreendedor

Quando olhamos para os profissionais mais bem-sucedidos no mundo empresarial, podemos achar algo em comum entre eles: são visionários. Claro que sempre temos exceções, mas em geral eles sabem o que desejam, e assim trabalham para alcançar esses objetivos.

Outra característica bastante importante é a inovação. Esses profissionais sabem da importância de serem inovadores em suas abordagens. como chegar onde desejam e, além disso, são inovadores em suas abordagens. O pensamento estratégico organizacional nada mais é do que o alinhamento da visão e das metas de uma empresa.

Para esse feito é preciso ter uma mente bastante apurada. A conquista dos nossos objetivos deve variar de acordo com a situação de cada empresa. Além disso, você precisa estar de olho em fatores como: identificar as tendências, inteligência financeira ser flexível e separar a estratégia da execução.

2) Seja um profissional híbrido

Já procurou uma vaga de emprego e se assustou com a quantidade de exigências estabelecidas? O futuro é assim. Os profissionais precisam se capacitar e ganhar conhecimentos em diversas áreas.

Exemplos dessa realidade são vagas para profissionais de RH com conhecimento em Marketing Digital e Supply Chain, profissionais de Marketing com habilidades em Finanças e Analytics, profissionais de biologia com conhecimentos de matemática, e por aí vai.

Além disso, é fundamental ter conhecimentos nas áreas digitais, tanto quanto em inglês. Para isso é importante estar sempre se atualizando dentro da sua área e áreas semelhantes.

3) Auto Gerenciamento

Os gerentes das empresas têm como uma das responsabilidades designar e administrar tarefas e rotinas para suas equipes. Pensando nesse ponto, podemos entender o autogerenciamento como a capacidade de gerenciar a si mesmo.

Para que esse gerenciamento funcione é preciso conhecer suas forças e seus pontos fracos, criar uma disciplina, comprometimento e organização para cumprir as obrigações. Alguns pontos importantes para um autogerenciamento eficaz são:

– Conhecer suas emoções e ter inteligência emocional,

– Cuidar dos seus relacionamentos e ter empatia,

– Estar sempre reavaliando as suas metas,

– Manter os pés no chão e ser realista com a sua situação atual,  

– Não ter medo de sair da zona de conforto,

– Estar de olho no seu desenvolvimento,

– Não ter medo de buscar ajuda quando necessário

Quando conseguimos nos gerenciar, também desenvolvemos nossas habilidades e competências, melhoramos nosso desempenho profissional, fortalecemos nosso plano de carreira, e claro, ganhamos satisfação pessoal.

4) A habilidade de fazer perguntas

Você já deve ter sentido uma satisfação pessoal quando era o único a saber a resposta para um problema, seja na escola, na faculdade ou no trabalho. Mas por que as respostas não são mais tão importantes? Porque respostas são definitivas, enquanto as perguntas abrem possibilidades.

Quando damos uma resposta, damos uma solução a um problema já conhecido. Agora e quando não conhecemos esse problema? Nessa hora entra a habilidade de fazer perguntas. Na era do digital, onde o mundo não é linear, pelo contrário, é incerto, multifacetado e imprevisível, cada vez menos vamos encontrar respostas claras e absolutas. Para se adequar a isso, precisamos entender quais são os problemas, e assim fazer as perguntas.

Devemos pensar que no futuro as máquinas serão os responsáveis pelas respostas, e nós precisaremos ser responsáveis pelas perguntas.

5) Autodesenvolvimento, Curiosidade e Criatividade

Você é o dono da sua carreira, por isso é preciso cuidar dela com todas as forças. Não adianta esperar que a sua empresa te ofereça um treinamento para se desenvolver, é você que precisa traçar as suas estratégias de desenvolvimento e adquirir novas habilidades e conhecimentos.

Cursos imersivos, workshops e bootcamps são ótimas opções para você desenvolver suas habilidades. Por serem cursos voltados para a prática e aprendizado em tempo curto, você sai desses cursos com muito conhecimento capaz de transformar a sua carreira.

Hoje em dia é possível achar escolas focadas em habilidades do século XXI, como a Mastertech. Lá você encontra cursos nas áreas de tecnologia, marketing, design e negócios, focados na prática e nas exigências do mercado de trabalho.

Além disso, a curiosidade e a criatividade são fundamentais para o seu futuro. Se tornar uma pessoa curiosa te auxilia na busca por experiências novas e desafiadoras. A criatividade vai permitir desenvolver um repertório maior de soluções, ferramentas e aprendizados.  

6) Capacidade de criar conexões

O famoso networking nunca sai de moda, certo? Quando falamos de conexões não estamos falando apenas de entrar no Facebook ou no LinkedIn e adicionar todo mundo. É preciso escutar e focar sua atenção em pessoas nas quais você vê potencial de relacionamento futuro, seja fornecedor, parceiro de negócio, sócio, funcionário, futuro empregador, e por aí vai.

Para fazer um networking de maneira eficaz e eficiente é preciso:

– Ajudar as pessoas: basta olhar sua lista de contatos e ver quem você realmente pode ajudar sem pedir nada em troca.

– Seja visível: Mantenha suas redes sempre atualizadas, publicando conteúdos interessantes para a sua rede de contatos.

– Interesses em comum: Tenha em mente que as relações mais duradouras são aquelas que “falam a mesma língua”, por isso faça contato com pessoas que tenham interesses em comum com os seus.

– Tenha uma abordagem criativa e sincera: Está pensando em mandar a mesma mensagem de aniversário para três amigos diferentes? Então já está no caminho errado.

7) Comunicação por novas mídias

O marketing de conteúdo já é uma realidade. Cada vez mais as empresas investem em blogs e redes sociais para dividir ideias e conteúdos com o seu público. Dessa forma, se torna necessário ter a habilidade de ser fluente nas novas formas de comunicação. Serão avaliadas as habilidades de produzir apresentações e slides bacanas, vídeos, e produção de conteúdos próprios através de ferramentas mais ágeis, dinâmicas e menos estáticas.  

8) Linguagens de programação

Não adianta vir me falar que você não sabia desse último item. Hoje quem não sabe programar fica para trás. E tecnologia é para mulheres e para homens, para programadores e para redatores, para quem acabou de entrar na faculdade e para quem já terminou o doutorado. Ninguém mais pode ficar de fora.

Se o assunto não te interessa muito, vale investir em um workshop e aprender o básico de programação para quem não sabe programar. Agora se você quer arriscar mais e se desenvolver ao máximo, pode estudar durante um final de semana, e ainda assim já conseguir desenvolver seu site e seu app.

Parece muita coisa, mas não é! São oito habilidades fundamentais para quem quer se manter no mercado de trabalho por muitos anos ainda. Basta um pouco de dedicação em cada tópico, e você estará pronto para o futuro profissional.

 

Quer aprender mais sobre como construir Produtos Digitais? Confira nosso e-book inédito:

Preencha o formulário abaixo para acessar o material:

Você pode também gostar