6 minutos de leitura
“A gente sabe que o mercado de tecnologia está quase em ebulição”
Essa frase, da Rafaela Borges (Product Manager da JCPM), marcou o papo sobre Case de Produto do Grupo JCPM. Ela compartilhou sua perspectiva enquanto cliente com o Gabriel Trevisan (Product Manager e profissional alocado no squad do Grupo) e a Livia Siqueira (Product Delivery Manager da BossaBox).
O papo se tornou um podcast. E, neste texto, foram destacados insights da conversa. Continue a leitura para saber mais sobre como a BossaBox ajudou o seu cliente diante do cenário competitivo do mercado de tecnologia.
O Grupo JCPM é uma holding com atuação nos setores de Shopping Center, Imobiliário e de Comunicação. Presente em Estados do nordeste (Pernambuco, Bahia, Sergipe, Ceará) e com mais de oitenta anos de história.
Em seu portfólio de clientes, há um foco muito intenso em varejo e sua veia empreendedora e inovadora norteia o negócio como um todo. A área de produtos digitais já tem muita força e se consolidou com a criação do centro de inovação, a NE Digital.
A holding precisava de ajuda para dar vazão ao backlog de produtos e features, que só aumentou no momento em que o mundo todo precisou migrar para o digital, durante a pandemia.
No primeiro contato, ficou nítido que a maior dor estava na retenção de profissionais de tecnologia de forma CLT. Era difícil contratar, o turnover era alto e a qualidade da contratação não atingia profissionais seniores na frequência esperada.
No entanto, para alcançar as metas de negócio de clientes da JCPM, que já são muito consolidados em seu setor – especificamente no caso de shoppings centers – era preciso contratar com qualidade e velocidade.
Por último, pelo investimento intenso em produtos digitais, havia um grande desejo por troca e absorção de conhecimento entre times ágeis e experientes.
E foi aí que a parceria com a BossaBox começou.
Esse foi um case de sucesso porque todos os stakeholders envolvidos fizeram muito bem o seu dever de casa.
O produto desenvolvido foi um aplicativo de estacionamento de shopping centers, que por si só já possuem um branding muito forte. Também, era preciso considerar a existência da jornada “figital” (físico + digital). A solução tinha o objetivo de ser uma continuidade de uma experiência de clientes já consolidada nos malls.
A expectativa do público era de um resultado de altíssima qualidade. E, como a jornada física já existia, havia muitas oportunidades e dores mapeadas. Uma delas era a questão da acessibilidade, pois boa parte dos clientes são pessoas de sessenta, setenta e até oitenta anos.
Um outro desafio foi a questão regional. Foi preciso ter conhecimento amplo sobre a praça do produto e atentar-se aos vieses. A ajuda dos shoppings envolvidos nas pesquisas era essencial.
Com isso, a alocação de pessoas para o discovery e delivery precisava responder a todas essas necessidades e expectativas. Além disso, também era necessário um squad que fosse plural e que ampliasse a visão do produto.
O time completo – pessoas desenvolvedoras, tech lead, product manager, product designer, Dev. Ops e tester – foi alocado em 10 dias.
Desde o começo, houve uma compatibilidade intensa entre o squad e o cliente. O setor responsável por alocações na BossaBox qualifica prolancer (freelancers profissionais) em diferentes aspectos: trajetória profissional, hard e soft skills e mais.
As pessoas alocadas tiveram maturidade e comprometimento ao longo de todo o processo. O time de produto da JCPM preencheu toda a documentação necessária e a BossaBox foi responsável por envelopar toda a informação e fazer o onboarding do squad.
Assim, o time esteve alinhado com todos os pontos da cultura e do produto que seria desenvolvido desde o início. A imersão do produto em si começou bem antes da alocação, uma vez que estamos falando de pessoas experientes e com cultura de produto.
A Cultura foi uma variável essencial para o sucesso do produto.
O Case foi de sucesso, mas isso não quer dizer que não haviam problemas. Todas as partes entendiam a necessidade de aprender rápido com os erros e dificuldades
Um grande exemplo disso foi um ponto da comunicação do squad com o grupo JCPM.
A BossaBox instruiu o time a usar a ferramenta Slack seguindo os princípios do BossaWay, uma sistemática de etapas que alimentam o processo de desenvolvimento de produto. Mas, essas metodologias não devem ser tratadas como uma receita de bolo. E foi exatamente nesse ponto que o squad agiu e trouxe cultura de produto.
O time da NE digital utiliza a ferramenta de comunicação Discord e, nas primeiras sprints, a comunicação estava quebrada por conta da necessidade de adaptação à ferramenta sugerida.
Por isso, testou-se a velocidade da resposta nos diferentes canais e o time percebeu que o tempo de resposta era de 3 a 4x maior no Slack.
Então, ao analisar o cenário, o squad percebeu que migrar a comunicação para o Discord facilitaria o processo como um todo.
Problema identificado, solução mapeada, testes feitos e solução aplicada.
Além da ferramenta, a comunicação foi muito transparente durante toda a construção do produto. Os erros foram identificados e tratados de forma ágil. Além disso, todas as pessoas envolvidas adquiriram grandes aprendizados.
O relacionamento do time técnico e de produto do Grupo JCPM facilitou muito o processo: desde a documentação, construção de pesquisa em conjunto, até o compartilhamento de problemas e sugestões com o squad. A maturidade e colaboração do cliente motiva e ajuda os times externos em todo o processo. Dessa forma, todo mundo ganha.
Além de o produto ter sido lançado no prazo esperado para os objetivos de negócio do Grupo JCPM e de seus clientes, o principal resultado da experiência foram os aprendizados internalizados por todos os stakeholders.
Durante o papo, a Rafaela pontuou que conseguiu trazer os aprendizados do time externo para dentro da NE Digital. E ainda, por meio de uma pesquisa interna, 3 aprendizados principais serviram de base para pontos de melhoria que já estão sendo incorporados nos próximos produtos e features.
Até os times de marketing dos shoppings centers participaram do overview do aplicativo de estacionamento e aprenderam sobre produto digital. Aprendizado atrás de aprendizado.
E não para por aqui.
O grupo JCPM já está com um novo squad da BossaBox e o novo produto está sendo construído.
Como a BossaBox pode te ajudar a endereçar suas demandas de produto?
Freelancing Profissional e Trabalho Remoto
6 minutos de leitura
Ler artigoTimes de Tecnologia
1 minuto de leitura
Ler artigo