6 minutos de leitura

As mudanças dos últimos anos afetaram diversos setores do mercado, aumentando a distância entre o que as empresas buscam e os perfis que costumam receber. Diante desse novo cenário, as habilidades técnicas não são as únicas que permitirão que você se destaque em seu campo de trabalho.

Vindo de um contexto de crise pandêmica e crescente demanda por digitalização das empresas, o Fórum Econômico Mundial (WEF) elaborou uma lista com 10 habilidades profissionais que estarão em alta nos próximos 3 anos.

Esse cenário traz novos desafios aos profissionais, que se vêem diante da necessidade de aprender e reciclar novas habilidades, além de trabalharem em skills como resolução de problemas, autogestão, trabalho colaborativo e desenvolvimento de tecnologias.

Quais serão as habilidades mais procuradas até 2025?

1.Pensamento analítico/crítico e inovação;
2.Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
3.Resolução de problemas complexos;
4.Pensamento crítico e análise;
5.Criatividade, originalidade e iniciativa;
6.Liderança e influência social;
7.Uso, controle e monitoramento de tecnologia;
8.Desenho de tecnologia e programação;
9.Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
10.Raciocínio, resolução de problemas e geração de ideias.

O relatório deixa claro que as soft skills passam a ter mais destaque e assumem um papel de grande importância. Nesse novo mercado que está se desenhando, além de uma formação tradicional, são necessárias habilidades pessoais que podem ser utilizadas em qualquer campo e nos ajudar na interação com os outros.

LEIA TAMBÉM: Como fazer retrospectivas que geram ações e não post-its

Como utilizar o tempo para aprender ou aprimorar habilidades

Usamos a maior parte do nosso dia de trabalho para terminar todas as listas de tarefas, cumprir nossas metas, responder e-mails e entrar em reuniões intermináveis. Isso limita a capacidade de dedicar um tempo exclusivo ao desenvolvimento de novas habilidades e competências que sejam verdadeiramente essenciais para o desenvolvimento, seja pessoal ou profissional.

Separamos algumas dicas e estratégias de como utilizar o seu tempo de maneira eficaz e prática!

1.Mantenha o foco e não seja multitarefa

Em nossa era de constante distração, é importante fechar seu e-mail durante as sessões de aprendizado. Coloque o telefone no silencioso e desative as notificações. Ficar em “estado multitarefa” atrasa o aprendizado e afeta negativamente o desempenho do cérebro.

2.Utilize a regra 80/20 para se organizar

O princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20, descreve um fenômeno onde aproximadamente 80% dos resultados vêm de 20% das ações. 

Você pode utilizar essa regra para suas tarefas diárias e conseguir separar um tempo para aprendizado. O objetivo é que, ao completar 20% você alcance 80% do impacto que pode gerar naquele dia. Assim, para alcançar o melhor resultado, identifique quais tarefas têm maior impacto e concentre sua atenção nelas.

3.Descanse

O cérebro tem dois modos: um focado e um difuso. Para a aprendizagem, ambos os modos são igualmente importantes.

Enquanto estamos no modo focado, podemos aprender a essência de um problema. No modo difuso, podemos ver melhor o quadro geral e juntar tudo. Você já deve ter notado isso ao tomar banho, por exemplo. Ao realizar uma atividade em que não há necessidade de foco, seu cérebro acaba encontrando uma solução para um problema que estava te travando há algum tempo.

É importante deixar o cérebro relaxar um pouco depois de um intenso estudo, devemos dar tempo para ele ligar os pontos. O descanso também faz parte do trabalho!

Uma boa maneira de colocar isso em prática é usando a Técnica Pomodoro: para cada 25 minutos de trabalho, descanse por 5. Após quatro dessas sessões (ou seja, 100 minutos de trabalho, 15 minutos de folga), faça outra pausa de 15 a 30 minutos. Esta técnica ajuda a manter a mente revigorada e evita a fadiga mental.

Esperamos que esse texto te ajude a dar o start que você precisa para aprender novas habilidades. Lembre-se: tenha clareza em quais pontos de melhoria você deve focar para começar a impulsionar sua carreira e garantir o seu lugar no mercado de tecnologia.

 

 

Você pode também gostar