4 minutos de leitura

Se você sonha em trabalhar de qualquer lugar, no seu ritmo e sendo dono(a) da sua rotina, sair de um modelo de trabalho CLT ou conciliar seu trabalho atual a projetos extras pode ser o próximo grande passo da sua carreira. Para isso, convidamos você para saber mais sobre os modelos de trabalho freelancer ou prolancer!

Apesar dos modelos de trabalho remotos não serem novidade, o nomadismo digital está sendo cada vez mais discutido após a crise da Covid-19. A relevância do tema é tamanha que foi alvo da pesquisa O Futuro do Trabalho no Brasil, realizada pela IDC Brasil a pedido do Google Workspace.

E não é por menos que esses profissionais preferem modelos de trabalho mais flexíveis: A liberdade, a independência e a busca por novas experiências constam entre os principais benefícios de ser freelancer ou prolancer.

Por isso, carreiras tradicionais estão perdendo espaço para outros modelos que permitam inovação e desenvolvimento acelerado, além de acomodarem a vida pessoal dos funcionários, e estamos aqui para discutir como você pode dar os primeiros passos em direção ao modelo prolancer – para quem quer fazer freelancing do jeito certo.

E não se preocupe: ainda é possível conciliar um modelo de trabalho CLT com freelancing, em vez de ser um(a) prolancer full-time. O importante é escolher o modelo de trabalho que mais funciona para você!

Foi para falar sobre esse tema que a BossaBox organizou o webinar “Novos modelos de trabalho para Product Designers Seniores”. 

Confira a seguir os highlights do evento!

 

O trabalho prolancer a prática

Para Ana Signori e Rafaela Pitta, Product Designers em squads remotos da BossaBox, o futuro do product design tem tudo a ver com a tendência de trabalhar da forma como quiserem.

A jornada de trabalho de 40h semanais, das 09h às 18h, não faz mais parte das suas realidades. Em vez disso, foi substituída por novas experiências, conexões com outras culturas, mais comodidade e muito mais autonomia em seus projetos. Afinal, quem não gostaria de viver experiências fora da sua bolha?

Já imaginou trabalhar no deserto do Atacama, dividindo sua agenda entre dois projetos e muitos programas turísticos? Em 2020, esse foi o dia a dia da Ana por algumas semanas, antes de partir para o seu próximo destino.

Apesar dos benefícios, o modelo prolancer ainda conta com um grande desafio: a desmistificação da ideia de que esse tipo de freelancer não é um trabalho fixo ou sério. 

Afinal, diferente de um freelancer individual, um profissional prolancer ainda pode contar com uma certa estabilidade financeira, sem abrir mão da sua autonomia. Para Ana e Rafaela, os únicos requisitos para o sucesso são a boa organização, comprometimento com as entregas e boas habilidades comunicativas.

Por isso, maturidade e transparência são essenciais. Agora, um escritório? Não mais.

A reinvenção da produtividade

O ambiente de um escritório nem sempre é o mais adequado para estimular a produtividade dos funcionários. Afinal, quem nunca enfrentou dificuldade de concentração em ambientes agitados?

Para solucionar isso, Rafaela entende a independência e organização da sua própria agenda como motores para a sua criatividade. Ver a vida passar fora de um escritório pode ajudar a reiniciar suas boas ideias e entregar melhores resultados do que antes. Por que não tentar, então?

Outro ponto importante é o autoconhecimento, que ajuda o(a) prolancer a entregar os melhores resultados em seu próprio tempo. Por isso, saber lidar com sua organização, com maturidade e responsabilidade contam muito mais para uma boa entrega do que uma vaga em um escritório.

Tudo se resume à autonomia e à melhor forma de conduzir o trabalho remoto para você. 

Boas-vindas à reinvenção da produtividade.

Se quiser saber mais sobre como dar os primeiros passos em direção ao trabalho remoto como prolancer, confira o webinar completo no nosso canal do YouTube!


Quer dar um boost na sua carreira com trabalhos mais flexíveis também?

 Cadastre-se gratuitamente como prolancer para conferir oportunidades para a sua próxima experiência de trabalho remoto em squads de produto!

Até a próxima!

Você pode também gostar