4 minutos de leitura

A transformação digital se torna cada vez mais importante para empresas, afinal, desde o desenvolvimento de e-commerce até a inclusão de tecnologia em setores da empresa, oferece diversos benefícios para negócios. 

Décadas de mudanças tecnológicas e rupturas inovadoras afetaram muitos setores já estabelecidos, forçando-os a reconsiderar sua estratégia digital e avaliar os recursos de sua infraestrutura de TI. 

Na economia atual, toda empresa precisa se considerar uma “empresa de tecnologia” se espera prosperar em um mundo cada vez mais interconectado. 

Muitas empresas entendem que esses desafios vão forçá-las a fazer mudanças significativas. As estratégias de transformação de negócios digitais os ajudam a avaliar seu departamento de TI atual e identificar quais mudanças precisam ser feitas. 

Mas uma boa estratégia de transformação digital envolve mais do que apenas adotar inovações tecnológicas e, se as empresas fizerem isso da maneira incorreta, podem acabar perdendo tempo e recursos valiosos em projetos que não contribuem para o sucesso dos negócios.

Quer saber mais sobre transformação digital em empresas? Continue a leitura e confira! 

 

O que é Transformação Digital? 

Conforme novas tecnologias digitais empolgantes se tornam disponíveis, as empresas são forçadas a considerar como essas inovações afetarão a maneira como fazem negócios.

Transformação digital é um termo abrangente para o processo de implementação dessas tecnologias para modificar processos, operações e serviços essenciais para melhor atender às demandas do mercado em constante mudança.

As expectativas dos clientes, por exemplo, estão excedendo em muito o que você realmente pode fazer. Isso significa que é importante repensar sobre o que fazemos com tecnologia para as organizações. 

Para muitas organizações, a transformação de seus negócios digitais começou com a transição de operações analógicas para digitais. 

Mas uma verdadeira estratégia de transformação digital não se concentra apenas em usar a tecnologia digital para fazer as mesmas coisas da mesma maneira, apenas de modo mais rápido. 

 

Dicas sobre como fazer uma transformação digital

Aqui estão algumas dicas que separamos sobre como você pode criar e aplicar uma transformação digital em sua empresa.

 

Compreenda o objetivo 

As organizações podem lançar grandes iniciativas de mudança por todos os tipos de motivos, mas para ter sucesso, essas iniciativas devem ter um objetivo claro em mente. 

Muitas vezes, as empresas simplesmente mudam para adotar a tecnologia mais recente, sem compreender totalmente o motivo para elas precisarem dela ou qual problema ela pretende resolver. 

Embora a tecnologia seja importante, as empresas precisam lembrar que, em última análise, é um meio para um fim. Sem esse objetivo final em mente, qualquer estratégia de transformação está fadada ao fracasso.

 

Entenda e avalie as tecnologias e plataformas existentes

Quando uma empresa desenvolve uma estratégia de transformação digital, raramente está começando do zero. 

Hoje em dia, a maioria das organizações possuem uma ampla infraestrutura de TI já instalada, grande parte da qual é complementada por uma mistura de serviços em nuvem e várias plataformas de dispositivos.

Antes que qualquer tipo de transformação possa começar, é importante avaliar os recursos de que dispõem agora. Algumas dessas infraestruturas podem ser integradas a uma nova estratégia digital, mas outras não. 

Um aspecto-chave da estratégia envolverá a auditoria das soluções existentes para determinar o que deve ficar e o que deve ir. É importante manter os objetivos de transformação em mente aqui porque, embora possa fazer sentido no curto prazo preservar grande parte da tecnologia existente, isso pode levar a problemas no longo prazo. 

As empresas também precisam considerar como os funcionários vão reagir às mudanças planejadas.

 

Olhe além da sua área de atuação

As empresas olham instintivamente para seus concorrentes quando planejam o futuro. Há muito sentido nisso, mas também criam pontos cegos significativos quando se trata de estratégia de transformação digital. 

A verdadeira inovação vem da redefinição dos limites do que é possível, e as empresas muitas vezes precisam olhar para fora dos limites específicos de seu setor para encontrar inspiração. 

A tecnologia tem uma maneira de se espalhar rapidamente entre as empresas, uma vez que amadurece a um ponto em que seu potencial se torna evidente. 

As últimas duas décadas estão repletas de empresas estabelecidas que falharam em reconhecer como a mudança de tecnologias em outros setores acabaria tornando seus modelos de negócios e departamento de TI irrelevantes. Portanto, olhe além da sua área de atuação.


Foco na experiência do cliente

A combinação de conexões de internet de alta velocidade e tecnologia sem fio transformou fundamentalmente a maneira como as empresas interagem com seus clientes. 

As plataformas de computação em nuvem e a computação de ponta possibilitam a entrega de serviços de maneira mais rápida e fácil do que nunca. 

Enquanto as empresas maiores costumavam ter uma vantagem quando se tratava de alcançar os clientes, hoje, a transformação digital está presente até nos pequenos negócios

Com tanta concorrência no mercado e períodos de atenção cada vez mais curtos, proporcionando uma experiência superior ao cliente, espera-se que seja um diferenciador chave da marca nos próximos anos.

Toda transformação de negócios digitais deve ser desenvolvida com essa tendência em mente. Independentemente das mudanças que uma empresa busca implementar, elas devem se concentrar em fornecer uma melhor experiência ao cliente que mantenha as pessoas engajadas e voltando no futuro. 

Uma transformação digital de amplo alcance da infraestrutura logística de uma empresa não contará muito se o tempo de inatividade do servidor fizer com que seu site carregue lentamente.

 

Monte uma linha do tempo 

Realizar uma transformação do negócio digital, seja ela limitada ou abrangente, não é algo que acontece da noite para o dia. Dependendo do escopo da mudança, ela pode precisar ser realizada em etapas. 

Algumas mudanças podem ser relativamente simples e fáceis de realizar, como uma solução de levantamento e deslocamento que migra as cargas de trabalho para uma nova plataforma.

Mas outras mudanças são mais abrangentes, exigindo ampla coordenação e planejamento cuidadoso por parte de um departamento de TI. 

Também é importante lembrar o lado humano dessas mudanças. As pessoas de uma organização precisam ser treinadas nos novos sistemas e ter tempo para se ajustarem. 

É vital, então, que qualquer estratégia de transformação digital seja implementada de acordo com um cronograma estrito que não apenas forneça responsabilidade, mas também destaque áreas com problemas potenciais com antecedência.

 

Conclusão

Agora que você já sabe como criar uma transformação digital na sua empresa, é importante que tenha em mente os cuidados que precisará ter para fazer isso. 

Embora seja tentador simplesmente adotar todas as inovações tecnológicas que estão ganhando as manchetes, as empresas precisam pensar sobre sua estratégia de transformação digital de negócios com muito cuidado.

Ao compreender suas necessidades e ser honestos sobre onde querem se posicionar no futuro, eles podem desenvolver estratégias que os ajudem a executar mudanças radicais em sua infraestrutura de TI com o mínimo de interrupção.

Portanto, antes de começar a investir em transformação digital, faça um bom planejamento e uma pesquisa ampla sobre o assunto. 

A sua empresa, sem dúvida, precisa ser uma empresa tecnológica, caso contrário, ela ficará para trás. Porém, tudo deve ser feito com cautela e planejamento para que você não tenha dor de cabeça no futuro e muito menos prejuízos. 

Gostou das dicas? Esperamos que sim e que, em breve, a sua empresa esteja aproveitando de todos os benefícios da transformação digital! 

 

 

Você pode também gostar