5 minutos de leitura
Quando se trata de liderar times de produto e tecnologia em startups e scale-ups, a pressão por resultados rápidos é algo que muitos de nós conhecemos muito bem. Num cenário altamente competitivo, onde todos estão em busca de inovação constante e crescimento ágil, é um desafio que não podemos ignorar. E esse desafio foi confirmado em nossa pesquisa recente com mais de 40 profissionais da área: 59% deles destacaram a “pressão por resultados rápidos” como o maior obstáculo em suas funções. É aí que entra o modelo de “Squad as a Service”, uma abordagem que pode fazer toda a diferença.
A pressão por resultados rápidos é uma realidade que atinge diversas áreas de negócios, mas quando se trata de times de tecnologia e produto, essa pressão é ainda mais evidente. Essas equipes são os motores da inovação, responsáveis por criar produtos e soluções que atendam às demandas do mercado e garantam a sobrevivência e o crescimento das empresas. A expectativa de resultados rápidos é constante e intensificada pela dinâmica do mercado.
LEIA TAMBÉM: Estratégias para sincronizar métricas entre produto e engenharia
As equipes enfrentam o dilema de atingir suas metas técnicas ao mesmo tempo em que devem demonstrar o impacto dessas realizações no desempenho geral da empresa. Essa lacuna de comunicação cria tensões e desafios que afetam o ambiente de trabalho e a saúde da equipe.
A IT Fórum conduziu uma pesquisa que evidencia os efeitos dessa pressão. Os resultados indicam que os profissionais de TI estão sendo cada vez mais cobrados devido à alta demanda de trabalho. Novas tecnologias e processos surgem constantemente, colocando ainda mais pressão sobre esses profissionais, que precisam não apenas desempenhar suas funções, mas também se manter atualizados em um ambiente em constante transformação.
Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados alegaram que sua saúde mental “poderia estar melhor”, e 6% afirmaram estar em processo de “burnout”. Isso é preocupante, considerando que o “burnout” é uma síndrome classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença ocupacional causada pelo estresse crônico no trabalho.
O conceito por trás do Squad as a Service é ter equipes super especializadas que funcionam como uma espécie de complemento para o seu time interno. Essa abordagem se destaca como a estratégia ideal para enfrentar a pressão por resultados rápidos em times de produto e tecnologia de startups e scale-ups.
VEJA TAMBÉM: Estruturas Organizacionais para Times de Tecnologia
Aqui estão seis vantagens que um Squad as a Service pode oferecer:
Em resumo, a pressão por resultados rápidos é uma realidade que afeta lideranças e equipes de tecnologia e produto, mas o modelo de Squad as a Service oferece uma solução eficaz para equilibrar a demanda por inovação constante e garantir entregas em dia. Integrar esse modelo à estratégia da sua startup ou scale-up para enfrentar desafios com mais confiança e criar um ambiente propício à inovação com crescimento sustentável.
Precisa de uma Squad as a Service para otimizar seus resultados e garantir as entregas em dia? Fale com o nosso time clicando aqui.
4 minutos de leitura
Ler artigo6 minutos de leitura
Ler artigo