4 minutos de leitura

Alta performance em Tecnologia: muitos líderes têm dificuldades para contratar bons profissionais e medir o desempenho das equipes. Veja o que influencia nisso e como você pode resolver esse desafio.

Não é novidade que empresas enfrentam dificuldades em encontrar e manter profissionais altamente qualificados em seus times de tecnologia. Neste artigo, abordaremos o porquê desse cenário difícil de contratar profissionais de tecnologia certos para seu desafio e como medir e potencializar o desempenho da sua equipe de Produto e Tecnologia.

Por que é tão difícil contratar profissionais de tecnologia de alta performance?

Há várias razões pelas quais é difícil contratar profissionais de tecnologia de alta performance. Uma delas é a falta de profissionais qualificados no mercado. Segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais, a projeção é, até 2025, um déficit de mão de obra no mercado de tecnologia que pode chegar a 797 mil.

Além disso, as habilidades específicas necessárias para trabalhar com tecnologia estão em constante evolução, o que significa que muitos profissionais podem não ter a experiência necessária com o seu segmento de mercado. A senioridade é um fator importante para alguns desafios específicos.

Outro desafio é o alto turnover em tecnologia. Profissionais de tecnologia buscam novos desafios e oportunidades com frequência, estão sempre em movimento, querem acelerar seu desenvolvimento e acompanhar as novidades do setor. A TI Inside divulgou uma pesquisa mostrando que 55% dos profissionais de tecnologia trabalhariam no exterior.

O mercado de tecnologia é super competitivo. Por conta desse fator, muitas empresas oferecem salários altos e benefícios para atrair os melhores talentos, o que aumenta a competição.

Você deve saber como é difícil encontrar a pessoa certa, com as habilidades necessárias, e garantir que ela esteja com todo o contexto necessário e performando em seu potencial máximo, certo?

E como saber se minha equipe de tecnologia é de alta performance?

As equipes de engenharia buscam incessantemente formas de aumentar a eficiência na entrega de produtos digitais de qualidade e úteis para os usuários. Entretanto, como determinar se uma equipe de engenharia é verdadeiramente produtiva e eficiente?

A pesquisa DevOps Research and Assessment (DORA) analisa o desempenho da equipe em quatro áreas: entrega, tempo de espera, frequência de implantação e tempo de recuperação. Essas métricas são usadas para avaliar a eficiência da equipe de tecnologia e melhorar a entrega de software.

Aqui está uma explicação detalhada das DORA Metrics:

  1. Deploy Frequency: frequência com que um time realiza implantações de código em produção. O objetivo desta métrica é medir a agilidade e capacidade da equipe em entregar valor aos usuários através de atualizações e melhorias no software. Uma maior frequência de implantação geralmente indica que a equipe é capaz de iterar e evoluir o software rapidamente, enquanto uma frequência menor pode indicar problemas no processo de entrega.
  2. Lead Time for Changes: tempo que leva desde o momento em que uma mudança no código é feita (por exemplo, um commit) até sua implantação bem-sucedida em produção. O objetivo dessa métrica é avaliar a velocidade com que uma equipe consegue entregar valor aos usuários, incorporando novas funcionalidades ou corrigindo problemas. Um menor lead time geralmente indica um processo de entrega mais eficiente e ágil.
  3. Change Failure Rate: proporção de implantações que resultam em falhas, como incidentes em produção ou a necessidade de reversão das mudanças. O objetivo dessa métrica é entender como as equipes de DevOps gerenciam riscos e mantêm a estabilidade e a qualidade do software durante a implantação de novas funcionalidades e correções. Uma taxa de falha menor indica um processo de entrega mais confiável e eficiente.
  4. Mean Time to Restore: tempo médio que leva para restaurar o serviço após uma falha, como incidentes em produção ou interrupções do sistema. O objetivo dessa métrica é entender como as equipes de DevOps lidam com problemas e incidentes no ambiente de produção e o quão eficientes são em restaurar o serviço normal. Um MTTR menor indica que a equipe é capaz de identificar, diagnosticar e solucionar problemas mais rapidamente, minimizando o impacto sobre os usuários.

Ao medir essas métricas regularmente, você pode entender como a equipe de tecnologia está funcionando e onde há oportunidades para melhorias. As DORA Metrics podem ser usadas para identificar gargalos no processo de desenvolvimento e melhorar a eficiência da equipe. Temos um artigo bem detalhado sobre a aplicação das métricas DORA no dia a dia de times de Engenharia que pode te ajudar com mais contexto.

A performance da equipe de Engenharia e o sucesso do Produto

A abordagem da DORA (dados objetivos), juntamente com a experiência da pessoa desenvolvedora (dados subjetivos) oferecem uma visão mais holística e equilibrada da produtividade e eficiência das equipes de engenharia. Ou seja, a conclusão é de que a eficiência e produtividade no desenvolvimento de software não podem ser medidas apenas por métricas isoladas, como quantidade de linhas de código, horas-homem ou story points.

Se quiser receber mais conteúdos sobre contratação de profissionais de tecnologia e gestão de times de alta performance, inscreva-se na nossa newsletter ou acesse nosso site.

Você pode também gostar