3 minutos de leitura
Que a tecnologia é o maior acelerador para o crescimento dos negócios não é novidade para ninguém. Mas por que o mercado continua desperdiçando tanto potencial com execução ruim em desenvolvimento de produto? Pois é, 72% dos projetos de transformação digital falham, e isso acontece por diversos motivos: descumprimento da deadline planejada, qualidade do código abaixo do esperado e entregas de Produto que não atendem o objetivo de negócio.
LEIA TAMÉM: Gatilhos para Terceirização de Projetos de Tecnologia
A boa notícia é que praticamente todos são essencialmente minimizados por um time excepcional. Um squad de alta performance de Produto e Tecnologia tem experiência e maturidade para lidar com as adversidades sem perder velocidade e qualidade de entrega no desenvolvimento de produto. E é por isso que vivemos uma corrida pelos melhores talentos. Confira abaixo algumas alternativas para continuar inovando em ritmo acelerado e conheça a mais vantajosa!
A terceirização é uma das formas escolhidas pela liderança que deseja escalar a sua capacity no desenvolvimento de Produto. E as alternativas normalmente consideradas são: software houses, body shops e consultorias.
Não há dúvidas de que essas opções sejam vantajosas em comparação à contratação interna em termos de velocidade nas contratações, custo e alocação sob demanda. No entanto, algumas dores da liderança de Produto e Tecnologia se repetem mesmo nesses formatos, deixando a desejar em pontos fundamentais, como senioridade, especialização, metodologia, estratégia de produto e gestão próxima dos talentos.
Conheça o modelo que apresenta todas essas vantagens e mais.
O modelo de freelancers já acompanha tendências que moldam as maneiras de contratação e gestão da força de trabalho. Estas tendências estão transformando o mercado: Economia da Paixão, Trabalho Líquido e Ecossistemas de Força de Trabalho. De acordo com esses conceitos, as pessoas estão cada vez mais em busca de flexibilidade, liberdade e propósito.
Partindo da premissa que, para inovar em ritmo acelerado, é preciso acompanhar de perto as mudanças de comportamento, te apresentamos o modelo de trabalho de Prolancers, que são freelancers profissionais.
O modelo de trabalho de Prolancers une o foco na experiência dos talentos com alta performance para acelerar o desenvolvimento de produtos. Vem entender melhor na prática!
São chamados de Prolancers apenas os profissionais selecionados em uma grande comunidade (mais de 30 mil talentos) em termos de senioridade, experiência profissional e disponibilidade necessária.
O próprio modelo de freelancer já possibilita a contratação de pessoas especializadas sob demanda para desenvolvimento de produto. No entanto, o modelo excede essa vantagem pois ele também oferece a formação de squads multidisciplinares sob demanda com fit em projetos específicos.
BAIXE AGORA: Checklist – Sinais de uma Squad de Alta Performance
Além disso, uma grande diferença do freelancing é o componente de gestão do Prolancing em metodologia e capacitação para garantir que o máximo de valor está sendo gerado e que a inovação possa fluir em ritmo acelerado.
Agora que você já conhece o modelo mais vantajoso, saiba mais sobre os benefícios que destravam o potencial de inovação.
Confira os ganhos desse modelo:
Profissional de tecnologia disponível
Diferentemente dos profissionais contratados em regime CLT, que muitas vezes precisam passar por um longo processo, em média 90 dias, de seleção e treinamento, Prolancers são contratados de forma mais rápida, eficiente e sistemática (15 dias). Isso significa que é possível ter uma equipe altamente qualificada trabalhando em um projeto em um curto espaço de tempo, o que acelera radicalmente o desenvolvimento do produto.
Profissional de tecnologia sênior e especializado com menor custo
A possibilidade de contratar profissionais de Tecnologia e Produto altamente especializados em determinados segmentos por um custo menor é um grande benefício. Freelancers costumam se dedicar a um nicho específico de mercado, o que permite desenvolver habilidades e conhecimentos mais profundos sobre o assunto. Ainda, Prolancers têm, em média, 8 anos de experiência de mercado, o que os habilita a lidar com as situações mais diversas com maestria.
O modelo de trabalho de Prolancers também pode ajudar a reduzir os custos de um projeto. Isso porque, ao contratar profissionais autônomos, as empresas não precisam arcar com os custos trabalhistas e benefícios previstos em regime CLT.
Dessa forma, você pode contar com profissionais de Tecnologia e Produto que têm mais experiência, conhecimento mais técnico e aprofundado sobre o mercado e iniciativa sem ter que investir mais do que o previsto, o que tende a contribuir com o sucesso da iniciativa.
Intermédio de gestão
Por último, o modelo conta com um intermédio de gestão, também conhecido como “Professional Services”. Essa equipe é responsável por gerir os squads, compartilhar ferramentas e métricas que trazem visibilidade no andamento da iniciativa. Tudo isso para garantir que o projeto esteja cumprindo a performance esperada, qualidade e que todas as entregas atendam o objetivo do negócio.
Quer entender se o modelo de Prolancers faz sentido para o seu negócio? Confira o podcast “Como contornar desafios em torno de capacity de produto?” por grandes nomes do mercado e faça um diagnóstico personalizado com os nossos especialistas clicando aqui.
Cultura de Produto
4 minutos de leitura
Ler artigo7 minutos de leitura
Ler artigo