4 minutos de leitura

Terceirização para desenvolvimento de software sempre foi uma estratégia viável para empresas que buscam ampliar sua capacidade de desenvolvimento de produtos, acelerar o time-to-market ou ganhar acesso a novas competências. No entanto, a decisão de terceirizar versus utilizar recursos internos não é fácil devido à ausência de critérios bem definidos e um framework claro para orientar nessa decisão.

Com isso, este material visa trazer critérios essenciais que podem ser considerados no momento de decidir entre terceirização e desenvolvimento interno para novas iniciativas. Com base na nossa experiência como terceiro e falando com algumas pessoas do mercado, identificamos alguns fatores que podem facilitar uma tomada de decisão mais informada e estratégica.

Competências

Alinhamento Estratégico: A utilização de equipes internas é benéfica quando a iniciativa é central para a missão da empresa, promovendo o desenvolvimento de competências vitais para o futuro da organização. Além disso, manter o conhecimento internamente minimiza riscos associados à rotatividade de pessoas.

Acesso a Talentos Especializados: Por outro lado, a desvantagem de desenvolver internamente é a possível limitação no acesso a talentos e habilidades especializadas, que podem não estar disponíveis ou serem custosas para a empresa adquirir e reter.

Competencias - Internalizar x Terceirizar

Gestão de Custos

Controle e Transparência de Custos: Em alguns cenários de terceirização, os custos podem ser opacos. O desenvolvimento interno oferece maior controle e visibilidade sobre os custos associados ao projeto.

Flexibilidade na Alocação de Recursos / Custos Fixos Menores: A terceirização se destaca pela capacidade de escalar ou reduzir investimentos de acordo com as necessidades do projeto ou da organização. Além disso, os custos fixos associados a terceirização também são menores. 

Produtividade

Integração Organizacional: O desenvolvimento interno facilita a comunicação e a colaboração entre diferentes departamentos, promovendo uma integração mais eficaz.

Capacidade de Produção: Empresas especializadas em terceirização frequentemente possuem maior capacidade de produção, focando exclusivamente no projeto, o que pode acelerar a entrega.

Alocação de Recursos

Seleção de Talentos: O desenvolvimento interno permite um controle mais refinado na escolha de talentos alinhados às necessidades específicas da empresa.

Agilidade na Contratação: A terceirização pode oferecer maior velocidade e eficiência na mobilização de recursos, evitando os atrasos associados aos processos internos de contratação.

Prazos

Engajamento: Equipes internas tendem a ter um maior senso de ownership com o projeto e alinhamento com os objetivos da empresa.

Flexibilidade do Time: A terceirização permite uma adaptação mais ágil do time de acordo com as demandas do projeto, facilitando o aumento ou redução de time conforme necessário.

Controle de Qualidade

Gestão de Qualidade: A gestão interna facilita a implementação e o monitoramento de padrões de qualidade.

Diversidade de Perspectivas: A terceirização pode introduzir novas visões e processos que desafiam e enriquecem os padrões de qualidade internos.

Segurança

Controle sobre Propriedade Intelectual: O desenvolvimento interno oferece um controle mais rigoroso sobre a propriedade intelectual e a segurança dos dados.

Gestão de Incidentes de Segurança: A terceirização pode oferecer maior responsividade a incidentes sem tirar foco no desenvolvimento de features e produtos novos.

Comunicação

Alinhamento Cultural e Comunicacional: O desenvolvimento interno favorece a congruência cultural e facilita a comunicação. Além disso, a terceirização pode oferecer desafios de comunicação como fusos horários e diferenças culturais.

Diversidade de Ideias e Abordagens: A terceirização pode trazer maior diversidade de perspectivas e abordagens.

Em suma, a escolha entre terceirização e desenvolvimento interno deve ser uma decisão estratégica, ponderando cuidadosamente os fatores acima para alinhar as necessidades da empresa com os recursos disponíveis.

Scorecard

Você pode também gostar