4 minutos de leitura

O rebuild de UX da plataforma do Por Quê? – Economês em Bom Português é mais um caso que mostra a importância do pensamento orientado à experiência do usuário. Temos nos deparado com um cenário onde grandes ideias, quando transformadas em produto digital, têm falhado em agradar o mercado para qual elas são destinadas por conta da alta oferta e grande exigência dos usuários que precisam ser cada vez mais encantados para poderem ser fidelizados.

Esse estudo nos mostra como a experiência do usuário impacta o sucesso e longevidade de qualquer produto e pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Sobre o Cliente

O “Por Quê?” é uma plataforma de conteúdo que ensina de maneira criativa e simplificada conceitos de economia que estão presentes no cotidiano do brasileiro. O conteúdo é elaborado por economistas e professores que tratam de temáticas sempre alinhadas com a situação atual econômica do país.

A plataforma conta com todo um ecossistema de conteúdo muito rico que vai desde livros, publicados ela editora BEI, até conteúdos em áudio e vídeo publicados na plataforma e em seu canal no YouTube. Vale a pena dar uma olhada!

 Como o BossaBox ajudou

O “Por Quê?” procurou o BossaBox pois seu usuário não tinha uma boa experiência em sua plataforma. Segundo eles, a plataforma não representava a marca e esse fato estava impactando uma série de fatores cruciais para o negócio. O editor chefe da empresa, Gustavo Ferreira, deu uma entrevista ao BossaBox onde nos contou que já havia trabalhado com fornecedores de design e desenvolvimento de software e que o problema surgiu por conta do fato de todos eles agirem como executores, em vez de participarem ativamente da construção de produto e tradução do negócio em software. “O que acontece muitas vezes é que você fala e a empresa executa. Nós tínhamos pouco retorno aprofundado e isso nem sempre é positivo. Temos muitas ideias, mas elas podem muito bem estar erradas. Com o BossaBox essa troca acontecia dos dois lados e isso nos dava mais segurança para trabalhar”.

A missão do BossaBox com o “Por Quê?” foi aplicar o processo de Descobertas e entender à fundo como a marca queria ser vista pelo usuário e, em paralelo, qual seria o ideal de produto para o usuário. Baseado no histórico da empresa, em sua interação com o mercado e em pesquisas com o consumidor, foram traçadas algumas personificações de usuário que serviram como a base da construção da experiência como um todo. A partir daí o trabalho de tradução do negócio em produto digital se iniciou. O Backlog da aplicação foi traduzido em um fluxo concreto baseado no uso de cada usuário com a plataforma, o que deu origem ao User Flow completo do “Por quê?”.

Os líderes de produto, então, se reuniram com os designers do Squad e o trabalho de design, com base nas pesquisas de usuário e User Flow, foi implementado. Tendo o fluxo de experiência da aplicação, cada tela foi elaborada pelos designers e feedbacks constantes foram realizados com ponto de contato do “Por Quê?” até que a versão mais assertiva do layout estivesse finalizada. Foram muitas etapas de interação com usuário e com o cliente antes que o protótipo fosse concluído e a produção de código só se iniciou depois de terem sido executados o Story Mapping, User Flow, Business Product Flow, Brand Guideline, Priorização de Backlog e Screen Flow do produto do “Por Quê?”.

Esse processo todo garante assertividade na hora de iniciar o desenvolvimento do software em si, que pode ser executado a partir daí sem mudanças de escopo e incrementos no orçamento total da aplicação. “O BossaBox soube lidar com as dificuldades do projeto na hora certa e da forma correta. Ouviram nossas necessidades, foram transparentes e ficamos tranquilos quando vimos que o trabalho estava saindo. O desenvolvimento foi super tranquilo”.

Resultado

Segundo a equipe do “Por Quê?” o trabalho do BossaBox teve maior impacto na audiência da plataforma que conta, hoje, com um fluxo de quase 200.000 usuários mensais. “O BossaBox ofereceu uma solução atemporal que nos permite ter uma vitrine melhor para o usuário”.

Fizemos uma pesquisa com os usuários da plataforma para entender como vem sendo a experiência com o “Por Quê?” e os resultados foram muito positivos. Em sua maioria, os usuários uma vez que entram na plataforma sentem vontade de explorar e acabam permanecendo na página por mais tempo do que esperavam. Segundo eles, isso acontece tanto pela qualidade do conteúdo da página quanto pelo layout agradável que facilita o acesso à informação e deixa a leitura confortável. “Obviamente sempre tem como adicionar novas funcionalidades, mas acho que o objetivo da página é satisfeito por essa estrutura de layout. Também fica muito legal no mobile. Sempre tenho vontade de ler mais”.

Pedimos para que os usuários da plataforma dessem uma nota de 0 a 10 para a experiência do “Por Quê?” depois do rebuild e a nota média obtida foi de 9,6.

Segundo o Gustavo, do “Por Quê?”, o serviço do BossaBox será indicado sempre para seus parceiros e clientes.

Você pode também gostar