5 minutos de leitura

O cenário de Product Management no Brasil não poderia ser mais promissor. Crescente demanda por profissionais, novos modelos de trabalho possíveis, produção de conteúdo a todo vapor, comunidades cada vez mais engajadas, muito networking e é claro o curso referência em produtos digitais aqui da PM3. Esta é uma certeza, a profissão de Product Manager é, por si só, uma tendência. 

Por outro lado, é preciso reconhecer que esses profissionais ainda têm muitos desafios. Considerando o contexto do Futuro do Trabalho dinâmico e cheio de novas relações atuar em startups, grandes empresas ou até como freelancer é algo que exige uma série de habilidades técnicas e comportamentais. 

Muitos desses desafios se refletiram nos resultados do relatório “Panorama do Mercado de Product Management 2021-22”, elaborado e divulgado pela PM3. Com base nos dados gerados pelas respostas de mais de 1.000 profissionais que atuam em Produto, podemos identificar os principais desafios para Product Managers em 2022, ou seja, quais devem ser as prioridades de PMs que buscam uma performance ainda melhor.

Abaixo separamos os 5 principais tópicos destacados pelos profissionais de produtos digitais.

1. Gerir stakeholders

Esta é a maior dificuldade de Product Managers, segundo 41,3% dos participantes da pesquisa. E não é por acaso: PMs têm a missão de criar produtos que geram valor para seus clientes e também para o negócio, mas é muito comum se deparar com conflitos de interesse no meio do caminho.

Lidar com pessoas é, por si só, uma tarefa difícil. Mas aqui vale destacar a habilidade de negociação, uma soft skill que vai ajudar Product Managers a:

  • Defender o foco da estratégia;
  • Comunicar mudanças de prioridades;
  • Defender o roadmap de produto (e a sua mutabilidade);
  • Comunicar os resultados.

Para isso, é fundamental investir em melhorar a própria comunicação, visando ser o mais transparente possível com as partes interessadas. Da mesma forma, é preciso ter muito claro quais são as dores e desejos da empresa e dos clientes, pois isso será a base para tomar decisões mais assertivas e que te darão insumo para argumentar com mais segurança.

2. Balancear objetivos de curto e longo prazo

A rotina de trabalho em Product Management fica dividida entre objetivos de curto (que visam atender a necessidades mais urgentes da base de usuários, como bugs) e longo prazo (entregas maiores, que podem destacar a empresa no mercado).

Ainda que os objetivos de curto prazo sejam muito importantes para o desempenho do produto, é importante ter uma estratégia de longo prazo andando em paralelo. Ou seja, é preciso pensar em possibilidades, como entrar em um novo mercado ou desenvolver um novo produto. 

Isso deve fazer parte do planejamento e, de fato, é preciso ter muita organização e visão de negócio para executar tudo isso com equilíbrio. Caso contrário, as demandas mais urgentes fazem com que projetos maiores permaneçam engavetados, deixando a empresa e o produto para trás no mercado.

Se isso acontece com frequência no contexto da sua empresa, procure conversar com a equipe e com as lideranças. Talvez seja preciso distribuir melhor o time ou analisar prioridades com mais atenção.

3. Construir uma visão de produto clara

Qual é o propósito real do seu produto? De que forma ele impacta a vida dos usuários aos quais se destina? Como essa visão pode evoluir ao longo do tempo (de 2 a 3 anos), conforme o mercado muda?

Muitas vezes essas perguntas não estão claras o suficiente para Product Managers. E isso se torna um problema quando diversas ideias vão surgindo, e um produto que tinha um objetivo X começa a lançar funcionalidades que mais se encaixam com necessidades Y. Se a visão não estiver muito clara, o desenvolvimento se perde ao longo do tempo.

Para construir a visão, é preciso passar por algumas etapas com dedicação:

  1. Listar os objetivos estratégicos da empresa;
  2. Entender os problemas e necessidades dos clientes;
  3. Desenhar uma primeira versão da visão;
  4. Pedir feedbacks e refinar o material;
  5. Comunicar (e reforçar, sempre que possível) a visão aos stakeholders;
  6. Revisar periodicamente a visão e verificar se ela ainda faz sentido.

4. Fazer Discovery

Segundo um relatório recente da CB Insights com mais de 110 startups nos Estados Unidos, 35% delas falharam por não encontrar necessidade no mercado. Basicamente, acabaram inventando uma solução que o mercado não quer. Isso acontece porque não foi feito Discovery da melhor forma (se caso tenha sido qualquer forma de descoberta de  solução). Esse dado não é surpresa. Na pesquisa do Panorama, 31% disseram ter dificuldade em fazer Discovery

Em um outro cenário, no qual o seu produto está crescendo e desenvolvedores e líderes estão animados com os resultados, muitas ideias começam a surgir sobre ‘features incríveis’ que prometem proporcionar um desempenho ainda melhor. 

Na empolgação, todos investem tempo e dinheiro em uma solução aparentemente genial, mas que, ao ser lançada, fracassa totalmente. Ou seja, um combo de frustração e desperdício de recursos.

Essa história te lembrou alguma coisa? Infelizmente, ela é muito comum e se repete em muitas empresas, principalmente quando não há investimento em Product Discovery, um processo focado exclusivamente em verificar se existe uma necessidade e qual a melhor forma de suprí-la. 

Sendo assim, uma meta importante para PMs é investir e participar  mais do processo de Discovery, certificando-se de que apenas será desenvolvido o que realmente fizer sentido para negócio e seus clientes. Algumas dicas são:

  • Aprofunde-se sobre as melhores práticas de Discovery;
  • Participe ativamente com os times de UX e engenharia;
  • Estimule uma cultura de produto, focada nos interesses e necessidades dos usuários;
  • Comece sempre com uma hipótese e uma validação enxuta (low/no code), antes de investir recursos na construção de algo high code.

5. Definir métricas 

Nem sempre a frustração com os resultados está atrelada ao desempenho das equipes e do produto. Já pensou que você pode estar olhando para os números errados? Definir métricas e analisar dados são grandes desafios para Product Managers, responsabilidades estratégicas da função e que todo profissional deve ter como meta de melhoria. 

Estamos vivendo a “Era do Big Data“, na qual empresas de todos os segmentos tomam suas decisões com base em números. Isso porque essa é a melhor forma de decidir os rumos estratégicos do negócio sem se deixar levar por “achismos”. 

Mas, para tomar decisões certas, é preciso saber exatamente o que você pretende alcançar e como vai acompanhar o progresso. Evite métricas de vaidade e foque naquelas que estão alinhadas com os objetivos de negócio.

Abaixo algumas dicas para conseguir acompanhar melhor indicadores que façam de fato sentido:

  • Defina métricas e indicadores claros, que todos consigam entender;
  • A forma de buscar esses dados deve fácil;
  • Focar no que realmente vai gerar valor pro negócio/usuários;
  • Valide se estes números estão sendo computados de forma correta, sem duplicidade por exemplo;
  • Mantenha um acompanhamento de perto e duvide sempre de grandes distorções.

Esperamos que esse texto tenha te ajudado a entender melhor os desafios de profissionais de Produto. Estar um passo à frente em relação às dificuldades e como ultrapassá-las é o que vai te diferenciar no mercado.

Confira também nosso artigo sobre os desafios e habilidades esperadas para PMs em squads remotos. Embora a gente esteja vivendo esse modelo já há um bom tempo, você ainda pode encontrar boas práticas muito úteis por lá!

Você pode também gostar