6 minutos de leitura

Muitos líderes estão sentindo na pele a desaceleração do mercado. As taxas de juros aumentando, a turbulência das ações públicas e um mercado de IPO estagnado são algumas das consequências. 

E para quem está no dia a dia liderando a área de Produto ou Tecnologia de scale ups, vê que o momento é mais favorável para fundos do que founders. Os investidores estão mais cautelosos, exigentes e olhando para crescimento sustentável e capacidade de execução. 

Segundo Lucas Abreu, da Astella, estamos vivendo uma grande repriorização que impacta diretamente as decisões de negócio e alocação de recursos.

No entanto, a boa notícia é que “o aumento das taxas vai transformar as empresas boas em excelentes, em termos de lucratividade e geração de valor, com a atenção no que mais importa”, afirma Lucas.

O desafio continua e os aprendizados também:

  • Estar cada vez mais próximo do usuário para entender o que realmente gera valor e impacto;
  • Crescer sustentável é o mais importante;
  • Focar em poucos indicadores – e que sejam muito estratégicos – precisa ser premissa.

Porém, em um momento como este, muitas vezes acaba sendo um trade off entre atender iniciativas urgentes e importantes da empresa.

 

Alocação eficiente de recursos para não perder o foco 

As empresas que sobrevivem aos períodos de crise aprendem mais rápido a otimizar recursos, alcançar uma operação eficiente e continuar crescendo. Nesse tipo de contexto são descobertos gargalos que podem ser sanados para ajudar a criar uma operação mais forte.

Muitos líderes já começam sentir a pressão por resultados mais rápidos e isso tem acelerado a tomada de decisões. 

Em um material produzido pela BossaBox sobre Downturn, Luis Novo – diretor de Produto da UOL Ed Tech – comenta que “se pudesse voltar atrás, dedicaria 20% do meu squad técnico para tornar a empresa mais eficiente e passaria bem menos tempo procurando a próxima feature”. 

A importância de alocar parte do time de Produto e Tecnologia para tornar a empresa mais eficiente já ficou clara, mas é preciso ter em mente alguns fatores que fazem toda a diferença na prática.

 

Análise da capacidade de entrega da sua força de trabalho atual

Se você precisa aumentar a força de trabalho de seus times, é importante considerar, principalmente, as alternativas que não impactam os seus custos, as que te permitem ter mais flexibilidade.

Neste momento, buscar soluções que afetem as despesas é a melhor alternativa. Se as suas apostas não estiverem gerando resultado, mude de rota de forma rápida e tome decisões mais ágeis.

Garanta que a sua estrutura de custos não sofrerá tanto com essas movimentações.

 

Senioridade do time

Ter pessoas experientes ao seu lado é essencial, elas vão ser muito estratégicas na otimização das soluções propostas e vão conseguir lidar com adversidades na velocidade e qualidade necessária. Embora elas sejam mais caras, o ROI vai compensar no final das contas.

Lembre-se: o custo de errar é muito maior neste período em que estamos vivendo. Opte por profissionais de alta performance para não ter que gastar mais dinheiro com reparos futuros, como dívidas técnicas, refatorações, reescrita de código e até construção de softwares do 0. 

 

Dados

Nunca foi tão importante olhar para os dados que realmente importam, você precisa monitorar se aquele gasto está, de fato, gerando valor para o time. Por isso, ter muita clareza dos indicadores essenciais precisa ser a prioridade. 

Monitorar com muita frequência o impacto naqueles dados passa a ser o cotidiano.Tenha métricas de performance, de risco operacional e de lançamento de produto. Mas esse não é o momento de inventar moda: escolha menos indicadores e que tenham o maior impacto.

Agora que você já entendeu aspectos importantes na prática, é hora de você conhecer uma alternativa que contempla todos eles.

 

Squad de alta performance sob demanda

A BossaBox surgiu para destravar o potencial da tecnologia. E, neste momento de mercado, o nosso foco é potencializar a eficiência dos nossos clientes.

Somos parceiros. E a nossa principal oferta é: squads de alta performance sob demanda, inteiramente compostos por profissionais seniores e geridos pelo time de professional Services. E é claro: um método conciso e monitoramento próximo de dados para empoderar decisões em todas as etapas do processo.

Já realizamos mais de 100 projetos com empresas como Ipiranga, Unimed e Housi. E já tivemos mais de 600 profissionais seniores alocados e 1400 sprints entregues.

Somos 7x mais velozes, entregamos com 8x mais qualidade e demandamos 4x menos investimento. 

Um novo squad pode solucionar seus desafios de negócio hoje? Acione um time sênior sob demanda.

Você pode também gostar