5 minutos de leitura

A Internet das Coisas está mudando profundamente o ambiente de tecnologia. Sensores inteligentes permitiram que empresas cortassem gastos, tivessem maior nível de automação e fossem capazes de evitar problemas a médio e longo prazo.

A IoT consegue influenciar companhias em vários cenários, o que torna essa tecnologia um verdadeiro mecanismo de transformação digital. Por isso, é importante que gestores conheçam o impacto que ela pode ter no seu dia a dia e saibam como realizar investimentos mais eficientes e lucrativos.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja em nosso blog como a Internet das Coisas pode promover a transformação digital no ambiente corporativo!

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things) pode ser definida como uma categoria de produtos tecnológicos inteligentes que se conectam para enviar, adquirir e receber informações. Eles podem ser utilizados para automatizar rotinas, compreender como ambientes são utilizados e facilitar o controle remoto de ambientes. São exemplos de produtos da IoT:

  • sensores de presença automáticos;
  • termostatos inteligentes;
  • sensores de vibração que se conectam via rede;
  • sensores de umidade de solo, conectados a sistemas de irrigação.

Como a Internet das Coisas está mudando o nosso dia a dia?

O potencial da Internet das Coisas é multimilionário. Segundo um estudo realizado pela McKinsey a partir da análise de 150 casos, a IoT pode gerar um impacto de até $ 11.1 trilhões de dólares até 2025. Tudo isso se considerarmos o seu uso na busca por cidades mais inteligentes, a revolução industrial 4.0 e os novos sistemas de saúde.

A partir da análise dos casos, o estudo apontou que os benefícios abrangem diferentes setores da economia. Ao todo, os impactos atingem 11% de todo o PIB mundial nos próximos seis anos.

As aplicações B2B são as que podem agregar mais valor. A taxa atinge até 70%, o que não deve ser motivo para ignorar aplicações voltadas diretamente para o consumidor final, como rastreadores de atividade física e carros autônomos.

Nos países desenvolvidos, a IoT tem um grande potencial. Em alguns cenários, a aplicação das novas tecnologias podem gerar aumentos nos ganhos de até 50%.

Ao apontar o impacto que as aplicações da Internet das Coisas terão para o consumidor final, o estudo da McKinsey afirma que a sociedade poderá agregar até 90% de valor na prestação de serviços. Esse é o caso, por exemplo, do monitoramento de doenças crônicas, uma área que pode ter um aumento de ganhos de até $ 1.1 trilhão de dólares por ano.

Justamente por esses fatores, as empresas devem estar prontas para investir na Internet das Coisas com uma visão de médio e longo prazo. Os impactos atingirão o negócio de modo permanente e, portanto, saber como direcionar recursos e evitar riscos será fundamental. Assim, o empreendimento poderá aproveitar ao máximo a capacidade de cada solução gerar receitas.

Quais oportunidades a IoT pode apresentar ao ser integrada com a análise de dados?

A Internet das Coisas pode ter um grande impacto nas estratégias movidas a dados. Veja a seguir alguns dos pontos que serão influenciados por essa tecnologia!

Personalização de serviços

A IoT dará para analistas uma quantidade muito maior de dados sobre os consumidores. De alarmes a sensores de presença e movimentação em lojas, muitos serão os equipamentos que facilitarão a compreensão do comportamento de cada cliente, assim como os fatores que podem contribuir para a criação de um melhor relacionamento com o consumidor.

Serviços instantâneos

Com a IoT, ficará mais fácil para clientes realizarem a compra de produtos. Podemos considerar, por exemplo, uma geladeira inteligente capaz de identificar se um item está próximo da validade (ou acabando).

Quando essa situação ocorre, ela pode entrar em contato com o supermercado preferido do consumidor e realizar uma nova ordem de compras. Ao diminuir a fricção necessária para a venda da mercadoria, as chances de ela ser finalizada aumentam, assim como o lucro da empresa.

Possibilidade de divulgação de novas campanhas de marketing

O número massivo de dados que a IoT gerará nos próximos anos é uma grande oportunidade para empresas melhorarem as suas campanhas de marketing. Além disso, a Internet das Coisas não só está criando novos pontos de busca por dados, mas também mais canais para companhias atingirem os seus clientes.

A ampliação de aparelhos conectados também está acompanhada de novos canais para realizar vendas e divulgar produtos. Dessa forma, as empresas conseguirão atingir o seu público-alvo de novas maneiras, maximizando as suas receitas e o aproveitamento das verbas de marketing.

Como utilizar a Internet das Coisas com segurança?

A integração da Internet das Coisas no ambiente corporativo, para ser feita com segurança, deve considerar uma série de pontos. Se bem executados, eles permitirão que a empresa mantenha uma tecnologia inovadora conectada às suas atividades sem que isso leve a problemas de confiabilidade. Para que isso seja possível, você pode adotar medidas como:

  • monitorar os recursos de rede;
  • segmentar a infraestrutura;
  • manter dispositivos atualizados;
  • garantir que os dados utilizados para análise sejam salvos com cuidado.

Os sensores inteligentes da Internet das Coisas chamaram muita atenção do mercado nos últimos anos. Empresas de vários setores se voltaram a eles para reduzirem custos, aumentar o nível de automação no seu dia a dia e evitar que gargalos operacionais impactem nas suas receitas.

Nos próximos anos, porém, é fundamental que as empresas compreendam que essa tecnologia só terá o seu potencial completo explorado com uma mudança completa nos modelos de negócio atuais. As companhias devem, portanto, criar fluxos de trabalho mais inteligentes, revisar práticas de gestão e adotar operações movidas a dados para reterem talentos e evitarem falhas na prestação de serviços.

A partir do momento em que a empresa tem medidas para tornar a Internet das Coisas realmente integrada às suas operações, o potencial transformador da IoT poderá ser atingido por completo. A companhia será muito mais inovadora, eficiente e capaz de evitar cenários de risco. Ao mesmo tempo, os profissionais poderão se preparar melhor para as mudanças do mercado, conhecer melhor os seus clientes e antecipar tendências com mais dados para análise.

Por que empreendedores devem entender programação? Saiba a importância dessa habilidade para o dia a dia de líderes em nosso blog!

Você pode também gostar