5 minutos de leitura

“Qual é a melhor maneira de estruturar uma equipe de produto de forma a atingir um alto desempenho?” Quem nunca se pegou pensando sobre isso, não é mesmo? Aviso logo, se estiver atrás de uma receita de bolo, esse texto não é para você. Mas a linha de raciocínio vale a pena, acompanhe comigo. 

Existem muitos fatores que influenciam na decisão de como estruturar sua equipe: aqui podemos considerar o tamanho da sua empresa, alocação de investimento, perfil de mercado, momento da economia, um milhão de variáveis. Entre tantas, existe um fator que é inerente aos outros, que não importa as demais respostas, vai ser um fator de grande influência: a visão de produto e a estratégia do seu negócio. 

Traduzindo esse fator em algumas perguntas:

  1. Por que sua empresa existe, seu propósito ? 
  2. Como ela realiza esse propósito? 
  3. O que ela entrega para o seu cliente? 
  4. Quem é seu cliente e quais são suas necessidades?
  5. Como seu produto contribui para essa estratégia? 

Para ilustrar melhor e trazer um pouco para prática, vou utilizar como exemplo uma plataforma de pagamento, uma empresa americana de médio porte do setor B2B, que nasceu com o propósito de ajudar pequenos e médios e-commerces a aumentar sua conversão de vendas, por meio de uma infraestrutura de vendas otimizada. A empresa oferece para seus usuários, donos dos e-commerces, uma plataforma completa de acompanhamento de vendas, onde podem encontrar dash de vendas, diversos modelos de relatórios financeiros, histórico de pagamentos recusados, entre outros. Além disso, os usuários podem contar também com recursos para impulsionar suas vendas, como checkout customizável, links de pagamento e serviços de recuperação de venda. 

Como isso ajuda na estruturação do time de produto: 

Estamos falando de pagamentos online: claro, segurança é importante em qualquer mercado, mas sabemos que lidar com dinheiro, principalmente dos nossos clientes, é super delicado. Aqui está sua primeira dica: sua empresa vai precisar de um time de produto focado em segurança. Dentro desse escopo temos inúmeros assuntos, que podem ser divididos por Squads, dependendo do tamanho da sua empresa. Nesse escopo vão entrar todas as questões de LGPD, tanto relacionadas aos seus usuários (que são os donos do ecom) tanto dos clientes deles (os compradores finais), como as infinitas regras e validações de antifraude, bloqueios contra ataques, entre outros. 

“A segurança é a base fundamental de qualquer fintech. Sem segurança, não há confiança, e sem confiança, não há clientes.” (David Vélez, CEO e cofundador do Nubank, 2023)

Como você está lidando com vendas e, consequentemente com dinheiro, sua empresa vai precisar de um time de produto focado em finanças. Essa Squad vai ser responsável pelos pagamentos de recebíveis, estornos, liberação de saque, taxas de pagamentos, entre outros. 

LEIA TAMBÉM: Por que Squads as a Service pode ser a estratégia ideal para acelerar inovação em Fintechs?

“Os profissionais de produto em fintechs precisam ser capazes de falar a linguagem das finanças. Eles precisam entender os diferentes produtos e serviços financeiros, bem como os riscos e regulamentações do setor.” (Christina Sass, ex-COO do PayPal,2022)

E se sua empresa tiver uma cultura mínima de produto, é óbvio que vai precisar de um time de produto focado na experiência do usuário (eu mesma acho que deveria ser obrigatório em qualquer área de produto rs). Como no exemplo temos dois tipos de experiência, a dos donos do e-commerce e a dos clientes dos e-commerce, o ideal seria ter uma Squad focada na necessidade de cada um (mas claro, dependendo do tamanho da sua empresa, fica tudo dentro de um mesmo escopo, e está tudo bem!). Aqui o importante é entender quais são as necessidades de ambos os lados, qual tipo de checkout eles gostariam de ter, com esse checkout deve ser para garantir a melhor experiência para quem está pagando, quais são outras formas de pagamento do mercado atual (link de pagamento, pix, whatsapp!), como que podemos deixar claro para esses usuários como andam suas vendas e a saúde do seu negócio! Ainda pode entrar toda a parte de pós-venda, com acompanhamento de pedido, NPS, ações de CRM. Enfim, aqui as possibilidades são infinitas! 

“A experiência do usuário não é apenas um diferencial, é uma necessidade. As fintechs que ignoram a experiência do usuário estão fadadas ao fracasso.” (Ron Shevlin, diretor de pesquisa do Cornerstone Advisors, 2019)

Outro time que é comum em empresas com forte cultura de produto e tecnologia, é um time de produto focado em arquitetura. Ter um time focado em arquitetura é algo que traz alta alavancagem, agilidade e performance para o produto e, consequentemente, para o negócio. Quando temos um time de arquitetura direcionando o desenvolvimento da tecnologia base da empresa, as demais squads conseguem focar seus esforços em seus escopo e ganham velocidade e segurança para propor inovações. Isso é importante para qualquer empresa de tecnologia, mas ainda mais para fintech, um mercado com  concorrência está cada vez mais forte, é necessário inovar e evoluir com velocidade, mas sem deixar de garantir a segurança do negócio.

“Geralmente, é fácil ver quando uma empresa não prestou atenção na arquitetura quando montou seus times. Primeiro, os times sentem como se estivessem constantemente lutando contra a arquitetura. Segundo, interdependências entre os times parecem desproporcionais. Terceiro, e na realidade por causa das duas primeiras, as coisas se movem lentamente e os times não se sentem empoderados” (Marty Cagan, Silicon Valley Product Group, 2018)

Dito isso, a estrutura ideal do time de produto ficaria assim (montei um esquema visual, acredito que sempre fica mais claro):

Como disse, essa é uma divisão ideal de uma equipe de produto, mas ela pode variar muito dependendo do tamanho da empresa, o tamanho do time e o quanto é investido na área de produto e tecnologia. Em muitas realidades, o escopo dessas tribos se misturam e acabam dando mais foco para o assunto mais cross da empresa. 

SAIBA MAIS: Estruturação de Times de Tecnologia

OBS: aqui estou utilizando o termo “tribo”, pois dentro de empresas grandes, cada um desses macro assuntos podemos ter mais de uma squad. Por exemplo, dentro da Tribo de Experiência, podemos ter uma squad focada na experiência do usuário (dono do e-commerce) e outra focada no cliente (comprador). Porém, em muitas empresas a realidade é que cada uma das tribos citadas acima se configuram em squads.

Quando falamos do tamanho de Squad, o mínimo que se espera encontrar é 1 product manager, para 2 engenheiros (desenvolvedores) e um product design. De novo, isso pode variar de acordo com o porte da empresa e algumas squads podem contar inclusive um engenheiro de dados e um engenheiro de testes (também conhecido como QA). Caso queira saber mais sobre estrutura de produtos no geral e o papel de cada membro da squad, um livro clássico (e eficaz) que pode te ajudar nisso é o Inspired, ou Inspirado, na versão em português. 

Uma boa prática extremamente relevante é fazer uma revisão dessa estrutura de forma periódica, buscando entender os seguintes pontos:

  1. O meu produto está contribuindo com o sucesso do meu negócio? 
  2. As tribos estão alinhadas com os KPIs e métricas priorizadas pela empresa?
  3. Meu cliente está tendo, além de suas necessidades básicas, uma experiência incrível?
  4. O time está conseguindo inovar e gerar vantagem competitiva para o nosso negócio? 

As respostas dessas perguntas vão te ajudar a entender se a área de produto está atendendo e se adequando ao crescimento e objetivos da empresa. 

“Perceba que a estrutura ideal da área de produtos é um alvo móvel. As necessidades da área devem e mudarão ao longo do tempo”  (Marty Cagan, Silicon Valley Product Group, 2018)

Conclusão: A estrutura ideal da equipe de produto dependerá do tamanho da empresa, da natureza dos seus produtos e da sua cultura organizacional. No entanto, os princípios de agilidade, foco no cliente, expertise em tecnologia e finanças são universais e devem ser considerados por todas as fintechs que desejam ter sucesso.

E aí, faz sentido para você? Qualquer coisa me chama lá no linkedin e vamos trocar uma ideia!

Você pode também gostar