4 minutos de leitura

Anúncio

Aqui na PM3 nós temos como missão educar a comunidade para que tenhamos cada vez mais profissionais preparados para encarar os desafios de ser um Gerente de Produto (a.k.a Product Manager) mais completo. Como a comunidade que estuda o tema ainda é bastante restrita, quem quer se especializar no assunto acaba recorrendo a este antigo recurso chamado livros – mesmo quando a quantidade de publicações ainda chega a ser bastante discreta, quando comparamos com áreas mais desenvolvidas como Design, Marketing e negócios em geral. Sendo assim, nós separamos uma lista dos 4 livros de gestão que não podem faltar na cabeceira de um Product Manager que se preze.

Boa leitura e esperamos que gostem da lista.

Inspired

Marty Cagan

Como não começar a lista de livros de gestão com talvez a maior literatura sobre o tema? Se você pretende trilhar o caminho Jedi de um Product Manager, este é o tomo sagrado que vai te guiar pelo light side of the force.

Em sua segunda – e totalmente renovada – edição de 2017, Marty Cagan discorre sobre a importância de liderar projetos com foco em objetivos, trazendo para a discussão a empatia que se deve ter com todos os membros do time e como trazê-los para as discussões de definição de problemas e suas soluções.

Sendo extremamente fácil de ler, ele lista de forma didática o dia a dia deste profissional, seus desafios e como engajar não apenas com o time, mas também com toda empresa, criando um ecossistema de missionários e não mercenários.

Não há dúvidas de que se você seguir as dicas do Cagan, você vai se tornar um PM de respeito.

Abaixo um vídeo onde ele fala sobre Minimum Viable Product.

A Startup Enxuta/Lean Startup

Eric Reis

Acredito que este seja um dos livros de gestão que funciona como travesseiro para qualquer profissional que trabalhe com startup ou empresas que ainda carregam este DNA de agilidade, velocidade e vocação para escalabilidade de produtos e serviços.

Este foi um dos livros de gestão que sacramentou os conceitos de “premissas” e “validação”. Criar experimentos para testar e validar uma ideia é ótimo, desde que seja rápido e objetivo. De qual outra forma uma startup, que tem como objetivo criar algo novo e disruptivo, vai conseguir prosperar diante de condições de total incerteza e adversidades?

Com experiências de manufatura, passando por projetos em empresas de tecnologia, Ries consegue te dar um panorama de que o seu conceito de enxuto pode ser aplicado em praticamente qualquer empresa, principalmente naquelas já não são mais tão ágeis e precisam se adaptar à nova realidade competitiva.

Para fechar, se você pensa em montar um novo negócio, esqueça perder tempo elaborando planos de negócio gigantescos para validar uma ideia. Com o Lean Startup você vai aprender como manter a visão viva, enquanto se adapta e se ajusta antes que seja tarde de mais (aliás, este não acaba sendo o dia a dia de um PM?).

Abaixo um vídeo do Eric Reis sobre experimentação no mundo de startups.

O lado difícil das situações difíceis/ The Hard Things About Hard Things.

Ben Horowitz

Ben Horowitz tem um certo lastro. Ele é um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício e neste livro conta algumas histórias de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis do dia a dia.

Da mesma forma que o universo do CEO é um pouco solitário, o do Product Manager não se diferencia muito, quando precisa manter a visão clara e o seu time engajado para que o melhor resultado seja gerado, depois de horas e horas de desenvolvimento.

Este é um livro de gestão e, embora não dê um direcionamento mais técnico dos processos de um PM, acredito que ele possa ser muito valioso na questão de desenvolvimento de empatia com o time, gerando reflexões sobre gestão, engajamento com o propósito e soluções práticas para te ajudar a ser um profissional mais bem preparado.

Segue uma entrevista com o Ben falando sobre o livro.

 The User Experience Team of One: A Research and Design Survival Guide

Leah Buley

Da mesma forma que o livro anterior tem como foco o CEO de uma empresa e seus desafios, esta pérola do Leah Bulley foca principalmente no papel do UX Designer e mesmo que ele não seja um dos livros de gestão voltados para o Product Manager, conhecê-lo vai te tornar um profissional melhor.

Aliás, nós conhecemos diversas startups brasileiras que não consegue se dar ao luxo de ter um UX Designer fixo no time e em muitas vezes, o profissional de Produto (que em outras muitas vezes acaba sendo o CEO, CTO ou CMO do projeto) acaba sendo o responsável por criar wireframes, fazer benchmark e entrevistar os usuários/público-alvo para que depois passe para um freelancer desenvolver o high fidelity das telas.

Não há dúvidas de que uma leitura que tem como o prisma central o profissional de UX, seja de extrema valia para o Product Manager moderno ou a interdisciplinaridade não é uma das maiores características deste profissional?

Segue uma palestra da Leah falando sobre o livro.

Além dos livros de gestão, caso você queira se tornar um Product Manager e contar com uma formação sólida, nós recomendamos o nosso curso online de Product Manager. Acredite, não queremos te empurrar qualquer coisa. Nós criamos uma ementa consistente e reunimos os maiores nomes do país que falam e vivem o dia a dia do PM em empresas referência no mercado.

Não importa onde você esteja, com este curso de PM online você vai sair um profissional pronto para encarar os desafios de ser a pessoa certa de produto para qualquer empresa. Conteúdo em português, com profissionais brasileiros mostrando como estão fazendo acontecer na nossa realidade.

(Esse texto foi uma republicação do nosso parceiro PM3)

Quer aprender mais sobre a construção de produtos digitais? Confira o nosso e-book inédito:

Preencha o formulário abaixo para acessar o material:



Você pode também gostar