7 minutos de leitura

Saiba como a Advanced, uma das maiores corretoras de câmbio do Brasil, superou grandes desafios de tecnologia em sua jornada de transformação digital e atingiu resultados expressivos de negócio com eficiência operacional maximizada por meio da ajuda da BossaBox.


Desafios internos e oportunidades de melhoria

As empresas mais tradicionais também estão apostando em tecnologia para crescer e se manter no mercado. No entanto, para elas, trazer pessoas de tecnologia e internalizar processos ágeis é ainda mais desafiador.

A Advanced tinha muitos desafios, como a falta de habilidades e pessoas de tecnologia, processos internos morosos e uma cultura digital muito limitada. No entanto, a vontade de transformar a cultura da empresa e as altas expectativas pelo sucesso em tecnologia eram maiores.

Foi aí que a empresa encontrou a BossaBox, e a parceria foi fechada com o objetivo de digitalizar a operação e construir um produto comercial de venda de câmbio.

A iniciativa de produto da Advanced

O squad de freelancers profissionais – Prolancers – foi alocado em 15 dias, e em um mês a imersão começou. Desde os primeiros momentos da parceria até hoje, foram feitas diversas discussões de estratégia para demandas e problemas específicos, conversas com clientes da Advanced para entender comportamento e necessidades dos usuários e alinhamentos constantes de time.

A missão do squad era clara: construir um processo de cadastro de pessoa física e jurídica, habilitando o usuário a comprar tipos de câmbios corporativo ou pessoal e potencializando a eficiência da operação . No entanto, já no início, foi possível identificar os inúmeros desafios da iniciativa.

Desafios do produto

Regras de Negócio e Conexão com Fornecedores

O mercado de corretoras no Brasil tem muitas regras e é extremamente restrito, mas a demanda por fornecedores é grande. Com a Advanced não foi diferente: muitos dos serviços eram conectados a fornecedores de gestão de recursos empresariais e de CRM, por exemplo.

Por isso, um grande desafio foi a conexão do funcionamento do fluxo que estava sendo criado com os diferentes serviços externos e suas mais variadas documentações.

O objetivo e o obstáculo eram o mesmo: construir um fluxo de digitalização conectado com outros fornecedores, sistemas, fluxos e fazê-lo funcionar na ponta para o usuário.

Jornada de Usuário

A Advanced e outras corretoras costumam ter usuários distintos como clientes: um deles é pessoa física e o outro, pessoa jurídica. E o maior desafio disso é que a jornada desses dois usuários é completamente distinta: os comportamentos, motivações, vontades, informações fornecidas e regras de negócio para tipos de transação são muito diferentes.

Era preciso criar uma linha comum de jornada para garantir que o produto resolvesse o problema de todos os usuários. Por causa disso, foi necessário adequar as entrevistas de usuário com uma frequência alta para acertar e validar as hipóteses no prazo necessário.

O valor da tecnologia

Embora todo esse trabalho estivesse sendo feito, muitas adaptações alteraram o roadmap inicial e os prazos foram adiados. No entanto, a Advanced precisava provar o retorno da tecnologia internamente, uma vez que os stakeholders não entendiam o valor do que estava sendo desenvolvido enquanto não existia uma grande entrega. 

E, como a caminhada era longa para que o negócio pudesse se beneficiar dos impactos da tecnologia, o desafio de alinhamento constante de expectativas e educação do trabalho que estava sendo feito era latente.

Indicadores-chave na construção de um produto

Mesmo com desafios tão expressivos, a parceria com a BossaBox se intensificou, e o produto ganhou forma, gerando resultados muito positivos de produto, efiência operacional maximizada e aprendizados em tecnologia para toda a empresa.

Senioridade do squad

Para fazer a validação de hipóteses tão rápida, sem deixar de considerar regras de negócio, alinhamento com tantos fornecedores e conhecimento técnico para integrar os sistemas, o time tinha que ser sênior de ponta a ponta: desde a área técnica até em produto e negócio. Só com o desempenho maximizado seria possível ter eficiência em produto para entregar as demandas do roadmap.

Time técnico muito próximo do discovery

Por conta de um cenário de altos riscos em tecnologia, foi necessário aproximar o time técnico do Discovery. Foi preciso contar com o time de professional services da BossaBox e a senioridade dos Prolancers para adaptar a metodologia Dual Track nesse projeto.

Essa aproximação ajudou o squad a mapear riscos desde o início e motivar o time de desenvolvimento.

Taxas de Turnover baixíssimas

Um dos grandes riscos de construção de produto é a alta rotatividade de pessoas: os contextos acabam se perdendo, as demandas ficam inacabadas e a operação per. Além de ser muito difícil substituir talentos tão especializados. 

No caso da Advanced, uma das coisas que chamou a atenção foi que o time permaneceu junto, e a integração passou a ser muito fluida e os problemas eram resolvidos com velocidade.

Comunicação Assíncrona Assertiva

A comunicação assíncrona assertiva trouxe muita agilidade, integração e fluidez para a resolução de problemas. As pessoas tinham intencionalidade de se comunicar bem: a comunicação era objetiva, com contexto adequado e promovendo a maximização do entendimento sem gerar retrabalho.

Impactos gerados pelo squad de Prolancers

Foi lançado um site institucional, um painel com base de dados própria e integração com todo o CRM da operação, sem que os dados fossem perdidos e os demais usuários estavam habilitados para fazer compras em minutos. Além disso, a Advanced conseguiu gerar uma economia de esforço de time interno em 40%.

Hoje, o squad se mantém extremamente maduro, com um alto índice de entrega e comprometimento a cada sprint e com muitas oportunidades de negócio.

Conclusão

A Advanced superou grandes desafios de tecnologia em sua jornada de transformação digital, e a parceria com a BossaBox foi essencial para alcançar resultados expressivos de negócio.

Com indicadores-chave na construção do produto, como a senioridade do squad, a proximidade do time técnico do discovery, taxas de turnover baixíssimas e comunicação assíncrona assertiva, o squad de Prolancers conseguiu potencializar a eficiência operacional da Advanced em 40%. 

 

Assista o vídeo do case completo clicando aqui!

 

Você pode também gostar