5 dicas para nômades digitais
Por Raíssa Fontoura | Prolancer e Sr. UX Designer

2 minutos de leitura

A nossa comunidade de profissionais de tecnologia é multidisciplinar, temos talentos de diferentes áreas: devs, product designers, product managers, tech leaders e testers. E, além de especializações distintas, a forma como essas pessoas optam por viver o trabalho remoto também é diferente.

Na nossa comunidade, 76% dos Prolancers vive o “homeoffice” de fato e trabalha da sua casa. Outros 21% transitam entre o homeoffice e o anywhereoffice, trabalhando parte da carga horária como nômade digital e a outra em sua residência. E os 3% restantes adotaram o nomadismo digital como estilo de vida e estão sempre viajando e trabalhando.

Ser nômade digital é equilibrar entre conhecer culturas, pessoas e vistas diferentes, mas também passar por perrengues.

Convidamos a Raíssa Fontoura, Prolancer e Sr. UX Designer, para compartilhar 5  dicas para quem quer se tornar nômade digital: confira!

1. Não romantize a vida nômade
É fácil demais ver a galera viajando e já pensar “o que eu tô fazendo parada?”, mas a real é que a vida em movimento é uma escolha e tá tudo bem se você só quer poder ter roupas fora de uma mochila e dar água para suas plantas.
Além disso, nem tudo são paisagens lindas e frases motivacionais, tá? Quem viaja tem dias ruins e tretas como qualquer ser humano.

2. Rotina é importante
A vida dinâmica requer um pouco de estabilidade.
Tente criar pequenos rituais e tarefas que você faça todos os dias, isso nos traz uma sensação de organização quando todo o resto, tudo ao seu redor, está constantemente mudando.

3. Escute sua intuição
Talvez a mais importante das dicas é sobre saber se ouvir, acolher e entender o que você realmente precisa naquele momento.
Não importa se você está numa praia paradisíaca, às vezes é importante descansar, recusar convites, saber quando trocar de lugar.
Pra tudo isso, sua voz interior é sua melhor amiga.

4. Você nunca vai estar sozinha, e sempre vai estar sozinha
Se movimentar é encontrar pessoas incríveis em cada esquina. Ouvir histórias, criar laços em um dia, que parecem da vida toda.
Mas é também se acostumar com as despedidas e abraçar a intensidade das relações. Mesmo na multidão, é muito poderoso aprender que, no final estamos sempre com nós mesmos.

5. Não precisa ir pro outro lado do mundo
O Brasil é o país mais biodiverso, e um dos mais maravilhosos, do planeta.
Começar conhecendo mais seu território, na sua própria língua e com a sua gente pode trazer aquele impulso e ensinar muito.
Ter olhos de turista mesmo pra o que já é banal vai mostrar o tanto que a vida pode ser linda (e muitas vezes horrorosa, são faces da complexidade).

Você já se sente preparado(a) para ser nômade digital? Comece sabendo o que é preciso para viver como Prolancer.

Você pode também gostar