4 minutos de leitura

Lideranças de produto enfrentam constantemente a pressão para implementar soluções de IA, muitas vezes sem compreender completamente sua integração à estratégia geral da empresa. Essa alta expectativa geralmente vem da alta liderança, que enxerga na inteligência artificial uma solução rápida para os desafios do mercado, sem considerar sua aplicação estratégica nos produtos.

Mas toda essa pressão é apenas a ponta do iceberg. Durante nossas conversas com diversas lideranças de produto nos últimos meses, pudemos identificar desafios e preocupações em comum. No entanto, o que mais se destacou foi a escassez de talentos com habilidades em Inteligência Artificial.

Mas não são apenas as lideranças de produto que enfrentam esse desafio. Uma pesquisa da Access Partnership e AWS revelou que 73% dos empregadores entrevistados consideram a contratação de talentos com habilidades e experiência em IA uma prioridade. No entanto, quase 3 em cada 4 deles afirmam que não conseguem encontrar o talento de que necessitam.

Como equilibrar a pressão, velocidade para garantir um time to market adequado e talentos com habilidades em IA?

É necessário um olhar crítico e, principalmente, realista sobre as capacidades internas, as necessidades do mercado e as expectativas da alta liderança. IA não é uma solução milagrosa para tudo, mas sim uma ferramenta poderosa que deve ser integrada de maneira estratégica e consciente para proporcionar valor real e sustentável.

Não existe uma única resposta para como alcançar todo esse equilíbrio. No entanto, reunimos 2 pontos que podem destravar o começo desse processo.

1. Combine estratégias

Contratar talentos para equipes de tech e produto já é um processo demorado. Quando se procura alguém com habilidades em IA, essa jornada se torna ainda mais prolongada. Uma alternativa seria capacitar os talentos internos? Embora investir em programas de capacitação interna seja promissor, o fator tempo ainda pode gerar impactos negativos nos resultados e no time to market. Afinal, a excelência em IA não é conquistada da noite para o dia.

O que fazer então para ganhar fôlego e garantir que os resultados acompanhem os avanços do mercado? Combine estratégias que ajudem você a ter eficiência e velocidade lado a lado!

Por exemplo, integrando treinamentos internos com o modelo de Squads as a Service para projetos específicos, é possível ter uma solução abrangente para as lideranças de produto que enfrentam desafios na implementação da IA. Esse modelo permite acesso rápido a talentos especializados, preenchendo a lacuna de habilidades internas e garantindo entregas de alta qualidade e eficiência.

LEIA TAMBÉM: Modelos de Terceirização de Projetos de Tecnologia

Na prática: Squads as a Service vai ajudar as equipes internas ganharem tempo para gerar inovação e desenvolver novas habilidades. Essa abordagem permite uma dinâmica mais ágil e focada na criação de soluções diferenciadas. Além disso, consegue proporcionar uma gestão mais eficiente de custos, eliminando a necessidade de contratações permanentes para projetos pontuais. Isso resulta em otimização de recursos financeiros e humanos.

2. Saiba gerenciar as expectativas

A expectativa em relação ao potencial da IA é alta! Além de desmistificar certos conceitos equivocados sobre a IA, como a ideia de que ela substituirá completamente funções ou que é uma solução universal. É preciso gerenciar e educar toda a empresa sobre o que é possível ou não realizar para evitar algumas quebras.

Gerenciar as expectativas em relação ao custo e ao tempo necessário para a implementação também é fundamental. Muitas empresas tendem a subestimar os desafios associados à implementação eficaz da IA, incluindo questões técnicas e organizacionais, como integração de sistemas e mudança cultural na equipe.

Em resumo, estamos navegando na era da IA, repleta de oportunidades e novos desafios para as lideranças de produto. O segredo está em traçar uma abordagem inteligente e estratégica, unindo o poder da tecnologia, as habilidades humanas e parcerias estratégicas para vencer os obstáculos e alcançar o sucesso na gestão de times de produtos nesse cenário tão dinâmico.

Você pode também gostar