5 minutos de leitura

A revolução digital é uma realidade. Não é possível mais fugir dela. Aquelas pessoas que não realizarem mudanças que sejam, de fato, significativas, poderão sofrer com interrupções de seus serviços ou, até mesmo, o fechamento precoce da organização. Por isso é fundamental que elas se insiram em um contexto de transformação digital, realizando as alterações necessárias para que consigam alcançar a maturidade digital — um conceito que muitas pessoas ainda desconhecem, principalmente os que ainda estão atuando com padrões obsoletos em seus negócios.

Entender o que é maturidade digital é fundamental para seguir os passos para implementá-la na empresa de forma eficaz. Por isso, continue lendo e tire suas dúvidas sobre esse tema.

O que é maturidade digital?

A maturidade digital diz respeito à avaliação da situação da organização para obter um maior engajamento do cliente diante das operações digitais. Essa análise auxilia na adoção de tecnologias e processos digitais, com o objetivo de gerar estratégias competitivas, garantir maior agilidade operacional e conseguir respostas mais rápidas.

Como falamos, é essencial identificar o momento de se transformar digitalmente, incluindo recursos digitais no core business do negócio e aderindo à competência digital em seu ambiente de trabalho.

Isso significa incorporar essas mudanças na cultura organizacional. Além disso, é preciso também ter ações orientadas para colocar o foco no cliente. A partir disso, pode-se trabalhar com a inclusão de tecnologias disruptivas, como Big Data, Analytics, Internet das Coisas (IoT), metodologias ágeis, entre outras.

O modelo de maturidade pode ser utilizado para definir a jornada da transformação, medindo o progresso de acordo com os níveis estabelecidos, até que se alcance o estágio máximo.

Qual a importância de entender a maturidade digital da empresa?

Lembre-se sempre de que estamos em um contexto no qual o digital deixou de ser um diferencial: ele é, atualmente, palavra de ordem nas organizações, independentemente da sua área de atuação. Por isso, a adoção de soluções tecnológicas é cada vez mais necessária para o sucesso das empresas.

Porém, é fundamental que a empresa esteja já devidamente adaptada para realizar o processo de transformação digital em seu negócio, de forma completa, ampla e generalizada. Lembre-se de que a adoção de soluções dessa natureza traz uma série de benefícios, como:

  • maior agilidade nos processos;
  • maior produtividade;
  • redução de falhas;
  • redução de custos operacionais;
  • maior eficiência no contato com o cliente;
  • prestação de serviço diferenciada;
  • maior automação na rotina interna;
  • possibilidade de deixar seus colaboradores para tarefas mais analíticas enquanto os sistemas operam nos aspectos mais técnicos.

A avaliação de maturidade digital consegue, dessa forma, estabelecer uma meta para sua empresa cumprir, sabendo qual é o próximo passo e o que deve ser feito para alcançá-la a longo prazo. Quando há um caminho traçado previamente, fica mais claro quais são as medidas necessárias para chegar ao objetivo final.

Quais são os níveis de maturidade digital?

Mas quais são os níveis de maturidade digital que uma empresa pode alcançar? É preciso passar por todos eles? Saiba mais sobre cada um deles, a seguir, e tire suas conclusões.

Nível 1 de maturidade digital

As soluções são baseadas em projetos e são desenvolvidas com foco em um problema específico. Não há, ainda, integração a sistemas domésticos e também há desconhecimento sobre riscos e oportunidades do uso de tecnologias digitais.

Nível 2 de maturidade digital

Os projetos já são departamentalizados, mas ainda os impactos da transformação digital não são conhecidos pela organização. Há pouca integração entre setores promovida pelas tecnologias digitais.

Nível 3 de maturidade digital

As soluções são compartilhadas entre departamentos, promovendo uma maior integração entre os setores para conseguir solucionar um problema comercial comum.

Nível 4 de maturidade digital

Já há um esforço maior e mais abrangente para a adoção de uma cultura digital interna, já com um maior nível de integração, e também há maior adaptabilidade para falhas rápidas e melhorias.

Nível 5 de maturidade digital

Já há uma mudança total de cultura organizacional, focada no cliente e adoção de tecnologias com foco nesse tipo de questão. A integração já é generalizada na empresa, além de ter os times estruturados a partir de squads com metodologia ágil.

O que a empresa deve avaliar para saber se alcançou a maturidade digital?

Para realizar uma avaliação da maturidade digital da organização no momento, é essencial observar as categorias que apresentaremos a seguir, bem como identificar pontos de melhorias que devem ser priorizados.

Estratégia

Sua empresa tem trabalhado com estratégias complexas, bem delimitadas, com o objetivo de conseguir ocupar um maior espaço no mercado? Se ela não tem visão de seu papel no mercado digital, pode ser que ainda não tenha alcançado os maiores níveis de maturidade nesse aspecto.

Cliente

Uma empresa que esteja próxima de alcançar os maiores níveis de maturidade tenderá a focar na experiência do cliente final, seja online, seja offline. O foco passa a ser oferecer o melhor para o usuário, a qualquer momento, em qualquer dispositivo. Isso implica na realização de pesquisas de mercado e, também, testes realizados diretamente com potenciais usuários.

Tecnologia

Empresas que estejam mais avançadas no que concerne à maturidade digital tendem a utilizar tecnologias, ferramentas e metodologias que auxiliam no desenvolvimento mais seguro e com maior potencial de sucesso a longo prazo. Estão entre elas:

  • tecnologias ligadas a DevOps;
  • metodologias ágeis;
  • Scrum, entre outros.

Cultura

Para que a maturidade digital seja alcançada, é fundamental que a cultura interna da empresa esteja voltada para isso. E isso deve engajar a liderança , com o CEO e stakeholders importantes, até chegar atodos os colaboradores.

Parcerias 

Você está escolhendo os parceiros de produtos digitais certos para o seu negócio? Está trabalhando com os fornecedores que conseguirão implementar as melhores soluções para seu usuário e seu negócio? E a entrega de serviços de TI, está satisfatória? A terceirização para o desenvolvimento de tecnologias que não fazem parte do core business da empresa está cada vez mais relacionada com a elevação do nível de maturidade digital do negócio.

Inovação

Os funcionários estão sendo incentivados para processos de melhoria e inovação contínua em seu negócio? Os líderes e gestores também estão sempre em busca de novidades que podem ser aplicadas no espaço da sua empresa?

Avaliando cada uma dessas categorias, é possível determinar em qual ponto da maturidade digital sua empresa está atualmente e identificar os que precisam ser melhor trabalhados para chegar ao ponto máximo, conseguindo realizar a transformação digital da sua empresa.

Lembre-se de que os mercados estão cada vez mais competitivos. Por isso, é fundamental que você não fique para trás e consiga implementar soluções digitais em seu negócio. Caso contrário, os riscos de enfrentar problemas posteriores e perder espaço em seu negócio aumentam consideravelmente.

Quer mais dicas importantes sobre como realizar uma transformação digital em sua organização e sair na frente de seus concorrentes? Então, acesse nosso site e fale conosco!

Contrate sua squad

Você pode também gostar