6 minutos de leitura

O formato de trabalho está mudando, sua empresa deve mudar também

Quando pensamos nos benefícios de se ter um time de desenvolvimento remoto, muitas vezes pensamos automaticamente na economia de recursos. Contudo, nos últimos anos estamos vendo avanços significativos nessa indústria. Dessa forma, economizar dinheiro deixou de ser o único e mais importante benefício de se trabalhar com um time remoto de desenvolvedores e designers.

Como você deve saber, globalização não é coisa nova, ela já faz parte da nossa sociedade faz um tempo. E com ela, veio o acesso a milhares de empresas (principalmente marketplaces) que prometem um time de desenvolvimento de alta performance alocados em qualquer lugar do planeta. Startups americanas, indianas, ucranianas e muitas outras agora estão muito mais próximas de você. Além disso, ferramentas de gestão cada vez mais integradas e bem pensadas ajudam bastante no gerenciamento dessa força de trabalho.

A sociedade e a forma de se trabalhar mudou muito com a tecnologia. Sua empresa também deve se adaptar aos novos moldes e repensar a maneira como recruta, retém, engaja e gerencia pessoas. Afinal, seu negócio se resume aos indivíduos que fazem parte dele.

Os benefícios de ter um time de desenvolvedores e designers remotos

Com isso, vamos direto ao ponto. Vou falar hoje das vantagens de se ter um time de desenvolvimento e design remoto.

Lembrando que também existem desvantagens e riscos, é claro. Futuramente escreverei um outro artigo falando um pouco mais deles em específico. Neste, vou dar atenção aos benefícios.

1. Foco no seu negócio

Aqui no BossaBox, temos muito contato com fundadores e fundadoras que não possuem background em tecnologia. Essas pessoas não consideram contratar e gerenciar um time de desenvolvimento sua melhor habilidade. Ou simplesmente a fonte de receita de suas empresas não depende necessariamente de um produto digital.

Dessa forma, optam por contratar um time remoto com empresas especializadas. Muito da distração e estresse envolvido no processo de recrutamento é removido e o fundador(a) tem mais espaço para focar no core business e na estratégia da sua empresa.

Minha única ressalva em relação a esse ponto é que muitas empresas desse ramo, como marketplaces de freelancers tradicionais, não resolvem por completo os problemas enfrentados pelo mercado. Elas apenas digitalizam uma solução incompleta. Ou seja, caso opte por essas empresas, você ainda teria que gerenciar o time remoto, delegar tarefas, definir prazos e orçamento. E como eu já falei, isso pode não ser sua melhor habilidade.

Dica: aqui no BossaBox você pode ter um time de gerentes, desenvolvedores e designers trabalhando no seu projeto. Ou seja, nós de fato gerenciamos o seu time remoto, para que você foque no seu negócio.

2. Tenha acesso a habilidades e tecnologias mais recentes

Outro grande benefício em se ter um time de desenvolvimento remoto é o acesso a tecnologias e habilidades mais modernas, o que pode refletir em um produto de maior qualidade e mais escalável.

Mas … linguagens como Elixir, React, React Native, Laravel, Ruby, Swift e muitas outras são tecnologias com pouca mão de obra capacitada para a atender a demanda latente do mercado. Ou seja, isso faz com que seja extremamente difícil contratar um dev qualificado, uma vez que a concorrência com outras empresas é extremamente alta.

Isso é ainda mais realidade quando o assunto é Brasil. Infelizmente, ainda não formamos a quantidade necessária de desenvolvedoras e desenvolvedores.

Sendo assim, contratar um time remoto com empresas confiáveis representa uma oportunidade de acesso a pessoas já previamente qualificadas nas tecnologias que você precisa e que são melhores para o seu negócio

3. Uma outra perspectiva para o seu negócio

No cotidiano, sua rotina e as pessoas com quem você se envolve não muda muito com o passar do tempo. Opiniões diferentes e valiosas sobre seu negócio são perdidas dia após dia. E acredite, diversidade é um fator siginificativo no sucesso da sua empresa.

Ao confiar seu produto em um time remoto, você tem chances de conhecer pessoas diferentes e que não estão com o olhar viciado. Essas pessoas podem contribuir de formas diferentes e proporcionar insights valiosos para o seu negócio ou produto.

4. Tempo de produção mais ágil nas horas mais críticas

Em um cenário competitivo em que é vital inovar de forma rápida e ser o primeiro a chegar, trabalhar com time remotos é uma ótima opção para ganhar velocidade nas horas que você mais precisa.

Seja no início do projeto ou no lançamento, vai existir um momento em que você vai precisar de mais agilidade. E times remotos proporcionam a flexibilidade necessária para isso. Ou seja, se a demanda aumentar, é muito mais fácil e rápido alocar um freelancer do que contratar um novo funcionário.

Em contrapartida, caso a sua necessidade de software diminua consideravelmente, desalocar um profissional é muito mais fácil caso ele esteja remoto, já que a relação é muito mais impessoal e os contratos entre as partes são mais flexíveis.

5. Foco no seu produto

Muitas empresas dependem de um produto digital para que seu modelo de negócios seja validado ou operado. Quando esse é o caso, a grande maioria opta pela contratação de um time interno.

Contudo, conforme a escala aumenta e o modelo de negócios se adapta ao mercado, podem surgir algumas necessidades de software que são periféricas ao produto core. Ou seja, demandas que não afetam a operação do modelo de negócios.

Em casos assim, times remoto são valiosos, já que são contrastados on-demand e seu time core pode focar naquilo que é mais importante no roadmap interno.

Concluindo

Times remotos possuem pros e contras. Existem benefícios nesse formato de trabalho que o modelo tradicional de contratação simplesmente não consegue replicar.

Porém o mundo não é tão preto no branco, acredito fortemente que alguma combinação entre as duas metodologias é o caminho mais eficiente para alcançar o sucesso.

Por fim, gostaria de deixar claro que nada do que você leu aqui é uma regra fixa. Cada empresa e profissional é singular e habilidades e conhecimentos mudam de indivíduo para indivíduo. Dessa forma, alocar sua força de trabalho remotamente pode tanto representar um ganho absurdo quanto um desafio impossível.

Uma coisa é fato, você só vai saber se tentar.

Você pode também gostar