5 minutos de leitura

Se você é uma liderança de tecnologia ou produto, já sabe como a experiência dos desenvolvedores é vital para a produtividade da sua equipe. Pequenas ineficiências podem gerar grandes prejuízos em tempo e dinheiro. O “State of Developer Experience Report 2024” da Atlassian, traz os dados mais recentes e insights essenciais para ajudar a transformar a experiência dos seus desenvolvedores e aumentar a produtividade das suas equipes. Selecionamos os dados mais relevantes para ajudar você a gerir seu time de forma mais eficiente e prática.

Dados e insights mais relevantes

Medir a produtividade dos desenvolvedores ainda é um quebra-cabeça para muitas organizações. Muitas vezes, são usadas métricas que não refletem a realidade:

  • 69% das organizações medem a produtividade pelas horas trabalhadas.
  • 38% dos desenvolvedores perdem 20% ou mais do tempo devido a ineficiências.

Esses números mostram uma grande diferença entre o que os líderes pensam e a realidade dos desenvolvedores. Por exemplo, 55% dos líderes que usam “horas trabalhadas” como métrica a consideram ineficaz.

SAIBA MAIS: Como avaliar a performance de equipes de engenharia de software com métricas-chave? Conheça as DORA Metrics

A eficiência e a satisfação dos desenvolvedores estão diretamente ligadas. Muitas organizações utilizam as mesmas ferramentas para medir produtividade e satisfação, o que pode não dar uma visão clara de nenhum dos dois aspectos.

  • 41% das organizações usam ferramentas de produtividade para avaliar a satisfação dos desenvolvedores.

Ferramentas inadequadas podem dificultar a compreensão dos desafios reais enfrentados pelos desenvolvedores. É essencial adotar métricas e ferramentas que realmente reflitam as condições de trabalho e as necessidades dos desenvolvedores.

  • 69% dos desenvolvedores perdem 8 horas ou mais por semana devido a ineficiências.

Esses dados mostram que a maioria dos desenvolvedores perde muito tempo com problemas como dívida técnica, documentação insuficiente, processos de construção ineficazes, falta de tempo para trabalho focado e falta de direção clara.

  • Dívida técnica: 59%
  • Documentação insuficiente: 41%
  • Processos de construção: 27%
  • Falta de tempo para trabalho focado: 27%
  • Falta de direção clara: 25%

Elementos essenciais para uma ótima experiência dos desenvolvedores

Para melhorar a experiência dos desenvolvedores, é essencial focar em três áreas principais: loops de feedback contínuos, carga cognitiva gerenciável e a capacidade de entrar em estado de fluxo.

  1. Loops de Feedback Contínuos:
    • Realize reuniões regulares com a equipe para discutir o que está funcionando e o que pode ser melhorado. Essas reuniões ajudam a ajustar o curso e a manter todos alinhados.
    • Use dashboards para acompanhar o progresso, incluindo tarefas em andamento, bugs, tempo de resolução e status de builds.
  2. Carga Cognitiva Gerenciável:
    • Adote ferramentas de geração de código como GitHub Copilot, Tabnine, Codeium e Cody. Elas ajudam a reduzir a carga cognitiva dos desenvolvedores, permitindo que foquem no que realmente importa.
    • Utilize IA para responder a incidentes rapidamente, resumindo tickets e documentos relevantes, para que os desenvolvedores possam voltar ao trabalho mais rápido.
  3. Estado de Fluxo:
    • Incentive períodos sem interrupções para que os desenvolvedores possam se concentrar profundamente em suas tarefas. Dias sem reuniões ou blocos de tempo no calendário podem ser extremamente eficazes.
    • Garanta que os desenvolvedores tenham tempo para entrar no “zoneamento” e produzir com máxima eficiência.

VEJA TAMBÉM: Ferramentas de IA para Líderes de Tecnologia

Melhorar a experiência dos desenvolvedores é fundamental não apenas para a satisfação deles, mas também para a produtividade das equipes de tecnologia. O relatório “State of Developer Experience Report 2024” oferece insights práticos e valiosos para líderes de tecnologia e produto. Ao focar em eliminar ineficiências, adotar novas tecnologias como IA e envolver diretamente os desenvolvedores no processo de melhoria, as organizações podem criar um ambiente de trabalho mais eficiente e satisfatório.

Confira o report completo clicando aqui.

Você pode também gostar