5 minutos de leitura
Em um cenário onde a tecnologia está cada vez mais necessária, deixando de ser vista como solução e passando a ser uma necessidade, é normal que passemos a olhar para os resultados de tecnologia de forma mais crítica e ampla.
Inserimos mais responsabilidades para a área à medida que ela deixa de ser “a tecnologia” e passa a ser “com tecnologia”. E com isso, mais resultados são esperados. Será mesmo? Será que esperamos mais resultados ou só queremos entender o resultado? Ou apenas definir melhor o que é o resultado? Hoje em dia, o objetivo da tecnologia precisa ser claro, bem definido e fácil de identificar se foi atingido ou não.
Para começar, precisamos fazer alguns questionamentos ao definir o que será o resultado esperado da tecnologia. Isso nos permitirá ter clareza no futuro sobre se atingimos ou não nossos objetivos:
Essas respostas vão definir claramente onde queremos chegar com a tecnologia e qual é o objetivo no período de tempo determinado. Além disso, nos dirão como mensurar e validar no final do período se os objetivos foram atingidos. Um ponto relevante nessa definição é o questionamento sobre a área impactada. Isso significa que a área de tecnologia pode ter seus próprios objetivos, que também podem fazer parte dos OKRs da empresa, com potencial para impactar significativamente os indicadores-chave, dependendo do negócio em questão.
LEIA TAMÉM: Como avaliar a performance de equipes de engenharia de software com métricas-chave? Conheça as DORA Metrics
Sendo assim, há outro ponto ao qual precisamos nos atentar. Nem toda a alta gestão de uma empresa entende ou vivencia o dia a dia da tecnologia. Portanto, como comunicamos os resultados de tecnologia para esses executivos?
Da mesma forma que definimos os objetivos de forma clara, precisamos também reportar nesse formato. Como você pode ver pelos questionamentos feitos para a definição dos resultados esperados, fica fácil montar esse report inclusive com informações quantitativas porque sabemos os ponteiros que precisamos olhar e sabemos como mensurá-los.
Então, perceba que nosso maior poder também pode ser nossa maior fraqueza. Se você definir de forma objetiva os resultados que deseja alcançar, será simples a missão de fazer o relatório para sua gestão. Mas se você não tiver essa definição bem sólida, criará um problema para o futuro, pois imagine ter que explicar coisas intangíveis como: “Não conseguimos melhorar a qualidade do código porque ainda temos muitos chamados sendo abertos” ou “Não conseguimos reduzir nosso custo de cloud porque implementamos novos recursos.” Imagine você, como gestor, ouvindo essas frases?
Esses casos são extremos, mas o fato é que, quanto melhor definido for seu objetivo, melhor será seu relatório.
Para finalizar, não pode faltar uma listinha. Gostaria de trazer algumas dicas sobre como definir, acompanhar e reportar os objetivos de tecnologia:
Espero que este texto tenha sido útil! Quando precisar definir e alcançar resultados mais efetivos, lembre-se de estabelecer objetivos bem definidos e claros.
Diversidade & Inclusão
5 minutos de leitura
Ler artigoCultura de Produto
6 minutos de leitura
Ler artigo