5 minutos de leitura
Quais são os principais desafios que os Heads de Produto enfrentam no contexto atual do mercado? Essa é uma questão crucial para qualquer líder de tech e produto. Entender e superar esses desafios é fundamental para alinhar a estratégia de produto com os objetivos de negócio, transformando obstáculos em oportunidades de inovação e crescimento.
A falta de alinhamento estratégico pode resultar em desperdício de recursos, perda de oportunidades e dificuldades em atender às demandas do mercado. Para explorar essa questão, conversamos com Rafael Sbarai, Head de Produto no Cartola Express. Ele compartilhou insights valiosos sobre como navegar pelos desafios do mercado, definir uma visão clara e manter a equipe focada nos objetivos da empresa.
BossaBox — Quais são os principais desafios que você acredita que os Heads de Produto enfrentam no contexto atual do mercado e como esses desafios impactam as estratégias de desenvolvimento de produto?
Rafael Sbarai — Há vários desafios significativos no contexto atual do mercado. O primeiro não envolve cargo, mas área. O que é Produto? Produto é relativo à Marketing, Tecnologia, ou Negócios? Cada empresa adota uma nomenclatura e os profissionais precisam ter ciência do assunto.
Profissionais de Produto — seja qual for a definição que você fornece à área — precisam entender sobre negócio por diversas razões fundamentais que impactam diretamente o desenvolvimento e sucesso de produtos. Aqui, posso conseguir encaixar o cargo de “Head de Produto”: um profundo domínio de negócios e do consumidor final para oferecer a melhor comunicação na busca de precisão e foco no desenvolvimento de qualquer ação que exista.
Conhecer indicadores de sucesso garantem foco. Isso significa desenvolver produtos que não apenas atendam às necessidades dos clientes, mas também contribuam para os resultados financeiros e estratégicos da empresa. Compreender o negócio facilita a comunicação eficaz, permitindo uma colaboração mais fluida e integrada para alcançar objetivos comuns.
BossaBox — Quais características fundamentais você acredita que definem uma equipe de produto de alto desempenho?
Rafael Sbarai — A primeira é fundamental — visão clara e alinhamento estratégico, o que garante direção a ser seguida de um produto. Um profundo entendimento das necessidades e expectativas do maior interessado, o consumidor final, permite também que você tenha um foco no cliente — uma expressão altamente popular mas que, às vezes, não é bem utilizada.
Um profissional de produto autêntico e de alto desempenho é aquele que não apenas desenvolve, mas também utiliza diariamente o produto que defende, promovendo uma experiência centrada no usuário em cada decisão estratégica.
Decisões baseadas em dados também são uma marca de equipes de produto de grande valor. Ao utilizar métricas de desempenho, é possível validar hipóteses e orientar o desenvolvimento de um serviço.
Um time orientado por resultados, definindo metas claras e mensuráveis também garantem foco e precisão na entrega do trabalho.
LEIA TAMBÉM: 6 perguntas para Rui Velocci Ramia, Head de Produto na Food To Save
BossaBox — Quais estratégias você utiliza para garantir uma comunicação eficaz com a alta liderança sobre o desenvolvimento e os resultados dos produtos?
Rafael Sbarai — A habilidade de escolher palavras de forma cuidadosa é uma parte fundamental da escrita — e das estruturas de Produto. Profissionais da área — e não só relativo e exclusivo ao setor — precisam se comunicar bem diante dos atuais cenários de formatos de times (presenciais, remotos).
Minha formação é relativa à Comunicação Social (Jornalismo). Assim, portanto, trabalho quatro grandes itens sobre a necessidade da comunicação escrita.
Criar histórias permite que passamos a olhar as seguintes características:
1) Escrever é pensar de modo mais organizado
2) Escrever mostra compromisso com ideias duráveis e transparentes
3) Escrever exige humildade
4) Escrever requer lidar com a ambiguidade. O mundo, sob a ótica de Produto, não é bom ou ruim – é complicado.
Apresentar informações de forma clara e direta facilitam a compreensão rápida e evitam reuniões, salvando o bem mais precioso da sociedade, o tempo.
BossaBox — Quais são os impactos de longo prazo quando as metas de produto não estão alinhadas com os objetivos gerais da empresa, e quais estratégias você implementa no Cartola Express para evitar essa desconexão?
Rafael Sbarai — O alinhamento entre metas de produto e objetivo geral da empresa é um ingrediente nada desprezível e que precisa de unificação na busca por precisão, entrega e foco.
A ausência de um laço sobre o assunto causa desvio de prioridades, dificuldade de medir impacto e desempenho, perda de foco estratégico e, por fim, conflito e competições internas na tentativa de solucionar o problema.
Internamente, gosto de fazer um uso de OKRs (Objectives and Key Results) juntamente com NSMs (North Star Metrics) por complemento e fortalecimento de ideias e estratégias — o uso destes dois acrônimos proporciona uma visão a curto e médio prazo, alinhando progresso e resultados com a organização.
Ao uní-las, conseguimos trabalhar com o seguinte questionamento compartilhado a cada profissional na equipe: como o trabalho que faço diariamente impacta nas métricas de negócio do meu produto e contribuo para a diversificação de receita da empresa em que trabalho?
Assim, divido o mundo dos indicadores em OKRs, que são utilizados para definir objetivos específicos e resultados-chave que orientam o trabalho diário das equipes, e NSMs, que monitoram o desempenho geral da organização em direção aos seus objetivos de médio prazo.
BossaBox — Pensando no futuro da gestão de times de produto, quais são as tendências ou habilidades que você considera essenciais para o sucesso?
Rafael Sbarai — Comunicar-se bem, conhecimento profundo de modelo de negócio digital e o uso cuidadoso de serviços de Inteligência Artificial para otimizar tempo na tentativa de liberar profissionais a interpretar mais os fatos que circundam um produto.
BossaBox — Quais práticas ou dicas você considera mais eficazes para promover uma comunicação clara e produtiva entre a equipe de desenvolvimento de produto e outros departamentos?
Rafael Sbarai — O principal é criar um canal de comunicação claro — em alguns momentos, distribui-se conversas em mensagens diretas no WhatsApp, Slack, Teams, entre outros. Ter um produto centralizado é fundamental para clareza e rapidez.
A clara comunicação garante definição de papéis e responsabilidades mais claros, garantindo senso de responsabilidade e velocidade.
7 minutos de leitura
Ler artigoNegócios e Finanças
6 minutos de leitura
Ler artigo