2 minutos de leitura


Ler é vital para todo empreendedor. Escrever também. Por que?

Academia para o seu cérebro

Seja sobre um artigo que leu, sobre o seu dia, um livro de ficção, escrever exercita a sua cabeça. Falo isso por experiência própria. Desde que comecei a escrever aqui no BossaBox venho sentindo uma melhora relativa de memória, de foco, de produtividade e até mesmo de dicção. É incrível.

Seu sucesso = sucesso da sua startup

Mais atenção para você, mais atenção para a sua startup. Não importa se está escrevendo para o Business Insider ou para o seu Medium com 45 seguidores. Continue praticando que os resultados vão aparecer.

Você vai parecer uma esponja

Se for escrever mesmo, recomendo que escreva sobre aquilo que mais gosta (no meu caso, empreendedorismo e marketing). Ao fazer isso, você vai ver o quão fácil se torna absorver o que está lendo.


OK, você me convenceu, agora o que eu faço?

Vou te falar do meu processo. Ele é bem simples. Preparado?

Sempre que posso, estou lendo algum artigo, vendo algum vídeo ou lendo Murakami. Claro, tenho meus momentos de fraqueza (série). Mas sempre que vejo alguma coisa que eu sei que consigo transformar em artigo, eu copio o link e colo na minha lista do trello “Transformar”, ai depois de um tempo eu vou lá e transformo.

Falei que era simples.


OK, vou escrever, prometo

Bom te expliquei porque você tem que começar a escrever e como fazer isso. Mas antes, deixa eu te contar uma coisa que me irrita todos os dias da minha vida.

Você já leu um texto e quando acabou (se conseguiu acabar), teve a impressão de que ele foi escrito por uma tangerina?

Pelo menos eu tenho essa impressão com bastante frequência. Muito do conteúdo que eu leio na internet parece que não foi feito por um ser humano.

Uso de palavras ridículas, linguagem ultra formal, sentenças enormes. Parece que escreveram um texto e depois foram trocando cada palavra por sinônimos que soassem mais complexos. Tipo Joey em um episódio de Friends.

As pessoas têm o costume de usar outra língua quando estão digitando um texto e querem parecer mais inteligentes.

Mas ideias complexas não precisam ser transmitidas por um texto complexo. Pense assim: você está na faculdade discutindo seu TCC e surgiu uma discordância de opiniões entre você e seu amigo. Você está certo, óbvio, mas quer deixar isso claro. Ele expõe os argumentos dele e agora é a sua vez. O que você irá fazer? 1- começar toda frase com “Ora pois” e “Doravante” para soar mais inteligente ou 2- falar como você sempre fala. Provavelmente a última. As palavras que você usa podem mudar, mas a forma como você conecta elas não.

Você quer passar a mensagem ao seu leitor. E um texto difícil de ler só vai te atrapalhar.

Recomendo que você faça assim: quando acabar de escrever o que está escrevendo, leia em voz alta. Se você parecer outra pessoa, refaça. Deixe mais informal e use as palavras que você usaria falando com seu amigo.

 

Você pode também gostar