3 minutos de leitura

In house, freelancers ou outsourcing: qual a melhor forma de montar seu time de produto?

Considerando o desafio de ter um time de produto de alta performance, os líderes podem se perguntar qual a melhor forma de compor a equipe.

Se, por um lado, ter o time in house pareça o mais produtivo, nem sempre essa opção é viável, abrindo caminho para outras formas de contratação.

Neste artigo, traremos os prós e contras acerca de como compor o time de produtos digitais em uma empresa, abrindo caminhos para que você decida entre ter uma equipe in house, contratar freelancers ou partir para o modelo de outsourcing. Confira!

In house

A solução mais tradicional para montar um time de produto obviamente passa pela construção do time in house.

Até certo tempo atrás, essa parecia a opção mais assertiva, considerando que ter um time inloco reunido em um único ambiente era suficiente para controlar a produtividade e garantir melhor fluxo de entrega. Porém, com a realidade de times remotos altamente eficazes, ter a própria equipe não necessariamente é a maior garantia de boas entregas.

Além disso, outros fatores podem dificultar a criação do time in house, tais como o budget disponível para contratação de profissionais seniores, o conhecimento da diretoria para liderar o time, além da demanda não linear do desenvolvimento de projetos, que pode deixar o time ocioso durante certos períodos.

Freelancers

Considerados os obstáculos de montar o time interno, a contratação de freelancers pode ser a segunda opção mais procurada para os times de produtos digitais.

Se, por um lado, a flexibilidade dessa forma de contar com freelancers para desenvolver produtos seja atrativa e aparentemente rentável, por outro lado, a qualificação é um ponto determinante para o sucesso dos produtos.

Grandes empresas que precisam preencher vagas de DevOps, Designers e Product Managers podem ter dificuldade em encontrar freelancers com expertise comprovada para atuar nos times de produto e o tempo que se gasta para encontrar e testar as aptidões desses profissionais é crucial para os resultados do negócio.

Outsourcing

Como forma de superar os desafios das equipes internas sem se arriscar na contratação de freelancers avulsos, o outsourcing de desenvolvimento de TI vem se consolidando como uma excelente alternativa para as áreas de produto.

Além de liberar os times da empresa para focar em seu core business, montar uma equipe de produtos terceirizada traz maior qualificação para as entregas e agilidade no desenvolvimento. Porém, para que isso de fato aconteça, é necessário entender a metodologia utilizada pelo fornecedor, bem como os critérios de capacitação da equipe disponibilizada. 

Os melhores outsourcings de produtos digitais são aqueles que aplicam metodologias ágeis em seus projetos e organizam os profissionais em squads personalizados de acordo com cada demanda.

Para isso, é preciso que o outsourcing de TI adote estratégias para encontrar os profissionais mais qualificados do mercado, como é o caso dos prolancers — uma rede de profissionais de tecnologia conduzida pela BossaBox — que reúne profissionais seniores e aloca essas pessoas em projetos que tenham match com sua experiência e objetivos profissionais. Esse modelo de trabalho é relevante para as empresas, que recebem os melhores recursos para seu projeto, ao mesmo tempo em que beneficia a comunidade de profissionais, que tem a chance de desenvolver um trabalho de qualidade e participar de entregas inovadoras.

Se você deseja conhecer mais sobre o outsourcing e por que vale a pena apostar nessa forma de contratação para a equipe de produto, leia este artigo e aprofunde-se no tema!

Você pode também gostar