3 minutos de leitura

Conheça o modelo de squad as a service e todas suas vantagens

Empresas que estão no processo de atingir a maturidade digital têm um longo caminho a percorrer no que diz respeito à capacitação da sua equipe. Fatores como o nível de excelência e a agilidade são essenciais para concretizar o processo de transformação digital.

Porém, o desafio de montar times de tecnologia de alta performance se torna cada vez mais latente, ainda mais em equipes que prestam serviços de TI.

Entenda neste artigo o que é o modelo de squad as a service e como ele pode ajudar as empresas no desenvolvimento de produtos digitais

O que é squad as a service?

Indo além do modelo organizacional, o squad as a service tem 3 principais características:

  1. Apoio estratégico: parceria de negócio que acelera a tomada de decisões e orienta o desenvolvimento dos projetos;
  2. Times sob demanda: equipe composta de forma personalizada para atender determinado escopo;
  3. Metodologias ágeis: profissionais capacitados para lidar com o timing dos projetos, tornando sua execução descomplicada e acelerada.

Normalmente, um squad pode contar com profissionais multidisciplinares, tais como Product Designers, UX, UI, DevOps, Product Managers, Quality Assurance, entre outros.

Squad e outsourcing são a mesma coisa?

Embora tenham suas semelhanças, o modelo squad as a service é diferente do outsourcing de TI. Por isso, antes de fazer uma contratação para sua empresa, é importante apontar quais as diferenças entre ambos. 

O principal ponto de divergência entre as duas soluções é que, enquanto no outsourcing a empresa contratante fica responsável pelo gerenciamento da equipe contratada, em um squad as a service conta com autogerenciamento dentro do time alocado, garantindo que a empresa responsável pelo squad forneça as ferramentas, orientações e coordenação necessária tanto da parte burocrática quanto do que diz respeito à entrega. 

Dessa forma, a contratação de um squad facilita o dia a dia das empresas que precisam solucionar seus desafios relacionados à tecnologia, sem precisar dedicar pessoas colaboradoras para a gestão direta dessa equipe.

Agora que você já sabe o que é o modelo e como ele se diferencia de outras formas de terceirização de TI, confira em detalhes quais os benefícios de contar com um squad as a service para desenvolvimento do seu produto digital.

Quais as vantagens do squad as a service?

Qualidade

O alto nível de um squad é superior a qualquer outro tipo de equipe, seja ela interna ou freelancer. Isso porque a composição do time é feita de acordo com a necessidade de cada projeto, alocando os melhores recursos e criando a melhor composição de profissionais para uma entrega de excelência.

Agilidade

Por ter em seu DNA a aplicação de metodologias ágeis, o modelo atende à urgência que as grandes empresas precisam no desenvolvimento de seus produtos, montando equipes em tempo recorde e executando o projeto em ritmo acelerado.

Foco no core business

Quando uma empresa terceiriza o desenvolvimento de produto, ela libera sua equipe interna para lidar com suas prioridades e focar em seu core business. Isso traz benefícios para o negócio como um todo, agregando em melhor alocação de recursos internos e, consequentemente, garantindo rentabilidade no custo por hora trabalhada.

Segurança

Por último, mas não menos importante está o fato de que contar com um squad para desenvolver produtos digitais traz segurança para a gestão da empresa. Isso porque haverá um time capaz de realizar as entregas em conformidade com as boas práticas de mercado, além de ter sempre o foco no consumidor final do produto desenvolvido.

Agora que você já sabe como funciona o modelo squad as a service e como ele pode contribuir para a transformação digital do seu negócio, está na hora de conhecer a BossaBox, a startup que acelera a inovação de empresas com squads as a service. Visite o site e saiba mais sobre os serviços oferecidos!

Fale com nossos especialistas

Você pode também gostar