6 minutos de leitura

Não é novidade pra ninguém que gerenciar produtos é um desafio que demanda muita organização e atenção aos detalhes. Ainda mais se você tem dedicado seu tempo livre a ganhar mais dinheiro experiência e aprender coisas novas, né!? 

 

Por sorte, a tecnologia tem evoluído para nos ajudar. E tenho dito que o ChatGPT foi criado para o pessoal de produtos e engenharia chegar ao próximo nível (e não depender mais do desconto da farmácia para comprar os remédios).

 

Por isso, ferramentas de IA, como o ChatGPT, são ótimas para otimizar processos e aumentar a eficiência no trabalho. Fique de olho em algumas pequenas dicas para você começar:

Salve-se de bloqueios criativos

Uma boa para aqueles momentos difíceis, em que você quer criar AQUELA missão/visão matadora do produto.

Experimenta contar para ele sobre o que é o seu produto e peça algumas ideias. Com certeza vai te destravar. Vem entender na prática como:

Imagine um produto que irá ajudar product managers a escrever melhores missões e visões para o seus produtos. Ele será voltado para product managers em transição de carreira ou em uma primeira experiência. Dê algumas ideias de missão e visão para esse produto. Elas deverão ser engajantes e inspiradoras, dando um propósito para os que forem desenvolvê-la.

Missão: “Empoderar e orientar product managers em início de carreira, fornecendo as ferramentas e o conhecimento necessários para criar missões e visões de impacto e significativas para seus produtos, impulsionando seu sucesso profissional e a satisfação de seus clientes.”

Visão: “Ser reconhecido como o principal recurso e parceiro de confiança para product managers em transição ou em início de carreira, ajudando-os a desenvolver habilidades essenciais para criar produtos que transformam mercados e melhoram a vida das pessoas em todo o mundo.”

Resuma, escreva e/ou reescreva textos

Certa vez, o filósofo Blaise Pascal disse que escrevia cartas longas porque não tinha tempo de fazê-las curtas. Infelizmente, ele nasceu 400 anos antes do ChatGPT.

Às vezes, a gente se empolga: sai escrevendo e, quando percebe, já tem páginas e páginas. E, na realidade, só precisava de alguns parágrafos. Em outras situações, são vários dias de dinâmicas, facilitação e boards infindáveis no miro com inúmeros post-its e textos com características do produto, de cada uma das personas ou jornadas. Soa familiar? 

Agora, você precisa transformar em apresentações, documentações ou, eventualmente, uma release do produto ou changelog? Tenta pedir algo assim e veja a mágica acontecer:

Estamos desenvolvendo uma funcionalidade que irá fazer com que transferências monetárias que, atualmente, levam até 3 horas para acontecer, passem a acontecer instantaneamente. Ela poderá ser usada por toda população de um país, então será bastante intuitiva e você não precisará mais saber todos os dados bancários de uma pessoa para fazer essa transferência, apenas o CPF, celular OU email já serão suficientes para fazer a transferência. Considerando essas características, as diferentes personas que poderão usar o produto e o seu viés, escreva o texto de 1 slide para apresentá-lo para instituições financeiras, e um release 1-page para ser enviado em uma newsletter.

 

Transações Instantâneas: Revolucionando pagamentos para todos

  • Transferências monetárias instantâneas, 24/7;
  • Usuários não precisam compartilhar dados bancários completos;
  • Acessível e intuitivo para toda a população;
  • Melhora a experiência do cliente e aumenta a fidelidade à instituição;
  • Potencial para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional.

Release para newsletter (1 página):

Apresentando Transações Instantâneas: A nova era dos pagamentos

Estamos entusiasmados em apresentar nossa inovadora funcionalidade de Transações Instantâneas, que transformará a maneira como a população realiza transferências monetárias. Com apenas o CPF, celular ou e-mail do destinatário, usuários poderão fazer transferências em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Esqueça as transferências que levam até 3 horas para serem concluídas. Com nossa nova funcionalidade, o dinheiro chegará à conta do destinatário (…)

 

O céu é o limite. Sempre terão outros exemplos:

Acima, você viu só alguns dos usos que já te salvariam algumas horas. 

Agora, imagina:

  • Pedir para desenvolver tutoriais/guias de usuário baseados em uma jornada;
  • Revisar seus textos para garantir que não tenha typos ou esteja com a voz da marca correta;
  • Resumir longos reports;
  • Separar informações importantes de uma entrevista com usuários;
  • Montar um atomic research;
  • E muito muito mais!

 

E você? Tem usado o ChatGPT de alguma forma no dia a dia? Compartilha aqui embaixo e vamos juntos encontrar outras formas de melhorar ainda mais o nosso trabalho! 

Você pode também gostar