4 minutos de leitura

Quase que diariamente muitos de nós nos deparamos com alguma situação onde precisamos de alguma ferramenta para nos auxiliar com alguma tarefa, ou nos deparamos com algum trabalho manual que eventualmente passa a ser repetitivo e monótono e que poderia muito bem ser executado mais rapidamente se fosse feito com o auxílio de solução.

Abaixo listarei ferramentas que podem ajudar você com as suas tarefas diárias, separadas por contexto e preferencialmente que sejam grátis.

 

Editor de PDF

PDFescape é uma ferramenta online, que permite editar arquivos no formato PDF de até 10mb gratuitamente.

Link: https://www.pdfescape.com/

 

Documentação

Notion pode ser usado através do seu browser ou você pode instalar ele no seu PC/Mac. Diferente de outras ferramentas conhecidas, o Notion permite muita flexibilidade na criação de documentos, possui templates fácies de serem usados e tem uma usabilidade incrível.

Link: https://www.notion.so/

 

Ilustrações

Precisando de ilustrações pra dar um tom mais alegre e customizado para as suas apresentações? O Storyset e o Undraw te ajudam com isso. A diferença entre eles é que o Storyset permite algumas customizações, como cor, ocultação de itens da imagem e incluir efeitos animados.

Links:

https://storyset.com/

https://undraw.co/illustrations

 

Templates para slides

Criar apresentações de slides que não seja monótona e que prendam a atenção das pessoas quase sempre é uma dor de cabeça para muita gente. A Infograficompanies e a Infograpify fornecem bibliotecas com infinitos templates que podem ser usados para PowerPoint, Google Slides e KeyNote, agrupados por categorias. O ponto negativo: ambas tem um custo, porém você compra uma vez e pode sempre acessar acessar ambas e receber as atualizações.

Links:

https://infograpify.com/collections/infographics

https://infograficompanies.club.hotmart.com/lesson/y4bwWxKdeR/infograficos-de-linha-temporal

 

Tirar prints e gravar tela

As três opções a seguir possuem extensão para o Chrome.

Awesome Screenshot: permite tirar prints de uma parte visível, da tela toda ou de uma área selecionada. Também faz gravações de tela de até 5min da tela toda, de uma aba ou só da sua câmera.

Link: https://www.awesomescreenshot.com/

 

Loom: permite fazer a gravação de tela seguindo as mesmas características do Awesome Screenshot.

Link: https://www.loom.com/

 

GoFullPage: tira prints de tela da tela toda, incluindo toda a barra de rolagem. É rápido de usar, porém se você precisar editar a imagem aí ele se torna pago.

Link: https://gofullpage.com/

 

Bonus pra Mac users: iScreen Shoter: funciona usando atalhos do teclado e tem ferramenta de OCR, que permite copiar textos da imagem.

Link: https://apps.apple.com/br/app/iscreen-shoter-screenshot-app/id1596559494?mt=12

 

Correção de gramática em inglês

Grammarly é uma mão na roda pra quem usar a língua inglesa no dia a dia mas se sente inseguro se está escrevendo da forma correta.

Link: https://www.grammarly.com/browser/chrome

 

Transcrição e resumo de reuniões

Otter e Aimbly são extensões para o Chrome que no final de cada reunião entregam a transcrição de cada reunião e um resumo do que foi conversado. A diferença entre elas é que o Aimbly já entende reuniões em língua portuguesa.

Links:

https://otter.ai/

https://www.aimbly.co/

 

Descobrir cores

Precisando descobrir qual é a cor usada por alguma rede social ou descobrir uma cor específica? O Lockedownseo entrega a paleta de cores das principais redes sociais e a extensão do Chrome da Eye Dropper te ajuda a descobrir qualquer cor.

Links:

https://www.lockedownseo.com/social-media-colors/

EyeDropper: chrome web store

 

Descobrir fontes

A extensão do Chrome chamada WhatFont entrega de forma rápida qual é a fonte do texto usada na palavra que você selecionou.

Link: chrome web store

 

Whiteboards e mindmap

O Excalidraw e o Whimsical permitem que que você crie whiteboards que podem ter a colaboração de mais pessoas. A diferença entre eles é que o Excalidraw é um pouco mais simples em recursos, mas eu achei legal a proposta dele de criar os elementos como se tivessem sido desenhados a mão.

Se estiver procurando por algo mais robusto a sugestão é usar o Miro ou o Mural. Pela usabilidade, volume de opções na biblioteca de templates e features nos quadros, entre as duas o Miro é o mais indicado. Ambos possuem limite de três quadros no plano grátis.

Por fim, temos o Coggle. É uma ferramenta simples única e exclusivamente para a criação de mapas mentais, que podem ser editados em equipe.

Links:

https://excalidraw.com/

https://whimsical.com/

https://miro.com/

https://www.mural.co/

https://coggle.it/

 

Organização de tarefas

Se você precisa de ajuda com a organização de tarefas do dia a dia, o Getplan traz uma proposta bem legal. A usabilidade é extremamente simples e se você conectar ele com a sua conta da Google ainda ganha a possibilidade de transformar tasks da sua lista de tarefas em eventos na agenda, somente usando drag n drop.

Link: https://getplan.co/

 

Lembrou de mais alguma? Compartilha com a gente!

 

Esse é um artigo originalmente postado no Notion do autor.

Você pode também gostar