4 minutos de leitura

O trabalho remoto não é mais o futuro. Ele é o presente. É a realidade com a qual cada vez mais profissionais lidam diariamente.

Embora seus benefícios sejam bastante evidentes para a maioria das pessoas — flexibilidade, otimização de tempo, conforto — é muito desafiador manter a produtividade, e algumas dificuldades só são percebidas depois de um tempo trabalhando neste modelo.

Pensando nisso, reunimos, neste artigo, 5 dicas de como trabalhar melhor remotamente. Continue a leitura e confira!

1. Organize sua rotina

Assim como acontece com o trabalho presencial, a rotina de quem trabalha no modelo remoto precisa ser bem definida. Ter horários pré definidos e uma organização da agenda são essenciais para manter a saúde mental e, consequentemente, a produtividade.

O indicado é que você faça um planejamento semanal de acordo com seus projetos em andamento, estipulando momentos para trabalho, lazer, descanso e estudos. Só assim será capaz de respeitar sua vida pessoal e dar conta de todas as atividades que deseja colocar em prática.

2. Crie um ambiente agradável

O ambiente influencia diretamente nossas emoções e, consequentemente, ele pode ser utilizado a nosso favor para aumentar a produtividade e a sensação de bem estar.

Isso significa que você deve evitar o excesso de bagunça em sua mesa, bem como escolher um local apropriado, com boa iluminação, arejado e decorado com itens que lhe agradem.

Mesmo que você trabalhe em seu quarto ou em algum canto pequeno dentro de casa, existem muitas inspirações na internet para deixar o ambiente com a sua cara. Coloque a criatividade para trabalhar e você verá os resultados em sua rotina de trabalho!

3. Conecte-se com outros profissionais

Quem foi que disse que a rotina de freelancer precisa ser solitária? Inclusive, é importante que você encontre formas de interagir com outros profissionais constantemente, com o objetivo de expandir seus conhecimentos, compartilhar percepções e praticar o networking.

Para isso, você pode criar rotinas com colegas de profissão, bem como participar de eventos. 

E se você é atua como profissional de tecnologia, trabalhar em squads remotos também é uma ótima forma de conviver com pessoas de níveis técnicos semelhantes e aprender com a multidisciplinaridade da equipe.

4. Estipule metas

Mesmo que você trabalhe como freelancer, é importante estipular metas para si mesmo em relação ao trabalho. Elas podem estar relacionadas a um resultado para o cliente, à remuneração ou até mesmo ao desenvolvimento de um hábito. 

A decisão sobre qual será a meta é algo pessoal, mas a dica vale para qualquer tipo de profissional que quer melhorar o trabalho remoto, já que isso trará mais motivação e disciplina para que você execute seus projetos da melhor forma.

5. Encontre trabalhos que lhe satisfaçam

Embora o retorno financeiro seja essencial em qualquer profissão, encontrar satisfação na sua atividade também contribui para melhorar o trabalho remoto. Atuar em projetos relevantes é importante para o crescimento profissional em todos os sentidos, tanto em relação às experiências coletadas quanto ao enriquecimento do portfólio.

Se você faz parte do time que trabalha em casa (ou em qualquer outro lugar), já pensou em fazer parte de squads remotos de tecnologia? 

Com a BossaBox, outsourcing de TI que conecta grandes empresas com profissionais altamente qualificados, você pode se tornar freelancer profissional! Por meio do nosso programa de prolancers, criamos uma rede de profissionais seniores de tecnologia, que são escolhidos para atuar em projetos condizentes com sua experiência e seus interesses. 

Se você é Product Manager, Web Designer, DevOps, Quality Assurance, Desenvolvedor, Tech Lead ou Engenheiro de Software e quer ser um prolancer e ter a possibilidade de atuar em projetos relevantes para você?

Dê um passo à frente: cadastre-se aqui.

Você pode também gostar