Liberdade financeira: o que é e como funciona para freelancers profissionais?
Por Mateusão - mestre das planilhas e do financeiro aqui na BossaBox

5 minutos de leitura

Sem dúvida, trabalhar de forma independente e, mais ainda, poder trabalhar de qualquer lugar do mundo, é o sonho de muitos. Mas como conquistar uma liberdade financeira, que permita esse estilo de vida sem abrir mão de um futuro tranquilo, sendo um freelancer profissional?

Neste post, trouxemos alguns conceitos básicos para acabar com os mitos de que liberdade financeira é pra quem já nasceu com muita grana!

LEIA TAMBÉM: Prolancer: não é freelancer, nem CLT, é o profissional do futuro!

O que é liberdade financeira?

O que significa esse termo que todos já ouviram falar mas poucos sabem o que quer dizer na prática? A bibliografia sobre esse assunto é vasta! Mas, para contextualizar usaremos a seguinte definição:

Liberdade financeira é quando obtêm-se uma renda passiva capaz de cobrir um custo de vida aceitável para cada pessoa. Existem diversos níveis de liberdade financeira e quanto mais se avança nesses níveis, menos dependente da sua renda ativa se é.

Para entender esse conceito é necessário conhecer os dois tipos de renda que existem: a renda ativa e a passiva. Renda ativa é aquela que provém do seu trabalho, diretamente, como desenvolver um projeto, programar um aplicativo, coisas do gênero, que dependem de um esforço ativo. Já a renda passiva é aquela renda que você recebe mesmo sem ter realizado nenhum esforço direto para ela. 

Exemplo de renda passiva: Quando você compra um imóvel e deixa ele alugado, esse aluguel que você recebe todos os meses independe de você ter trabalhado efetivamente ou não, por isso, é renda passiva.

Ou seja, o termo liberdade financeira, está conectado com autonomia para escolher com o que trabalhar, onde trabalhar, como trabalhar e até mesmo se vai trabalhar ou não.

Como esse conceito se relaciona com trabalho flexível?

A jornada como um freelancer profissional, na maioria dos casos, é uma forma de renda extra. Por isso, tenha em mente que é possível transformar toda essa flexibilidade de trabalho em liberdade financeira. Separamos 2 dicas que podem te ajudar nessa caminhada:

  1. Aplique metodologias ágeis 

Certamente, você já ouviu falar do princípio de metodologias ágeis, de pequenas e constantes entregas de valor.

Podemos muito bem aplicar esse conceito aqui. Se você quiser alcançar sua liberdade financeira amanhã, é bem provável que você precise de um valor muito significativo. Mas, e se, ao invés de querermos que nossa renda passiva pague todo nosso custo de vida, começarmos com algo mais simples, como por exemplo, ter uma renda passiva que pague minha conta de internet? Ou ter uma renda passiva que pague uma passagem por mês para trabalhar em um local diferente? 

Quando focamos em algo menor, o objetivo se torna muito mais factível e essas pequenas conquistas, ou pequenas entregas de valor, se planejadas e executadas com consistência, só possuem um resultado possível no longo prazo: Sua liberdade financeira.

E isso, como você pode já ter percebido ao longo do texto, possui uma enorme relação com o modelo de trabalho flexível. Desenvolvedores, Designers, ou qualquer profissional da área da tecnologia vem ganhando cada vez mais autonomia no trabalho, com a maior difusão do trabalho remoto, do horário flexível, ou até do chamado “anywhere office”. 

  1. Invista em ferramentas e plataformas

Quando o assunto é controle de gastos, existem diversos aplicativos que podem te ajudar nessa organização. O Organizze é um deles! Além de ser 100% gratuito, é super intuitivo e consegue fazer a categorização de gastos e receitas mensais.

Quando o assunto for buscar um novo projeto como fonte de renda extra, te ajudamos com isso! Nossa plataforma é focada em alocar freelancers profissionais em projetos incríveis e com salários acima da média do mercado. 

Ah, diferentes de outras plataformas, aqui na Bossabox você não precisa pagar nenhum tipo de taxa ou mensalidade para conseguir um novo projeto. Saiba mais clicando aqui

Agora, com esses pontos e dicas básicas abordadas, você já tem um norte para começar a pensar na organização da sua vida financeira. Ter um equilíbrio financeiro saudável é essencial para o funcionamento de qualquer profissional independente!

Você pode também gostar