5 minutos de leitura

Neste texto vamos contar um pouquinho como o time da BossaBox criou uma squad para garantir a melhoria contínua dos códigos.

A squad de foundation ganhou esse nome pois é através dela que o time da BossaBox criou uma base de referência, ou seja uma fundação, para promover melhorias contínuas nos códigos. A criação dessa fundação também possibilitou que as squads de produto, em especial as(os) desenvolvedoras(es), trabalhassem com mais qualidade e eficiência.

 

Como ficam as métricas das squad?

 

Com o crescimento, tanto do time interno da BossaBox quanto do número de squads formadas por prolancers, detectou-se o surgimento de um gap na qualidade das métricas utilizadas. 

Sabendo que essa avaliação da qualidade não deveria ser feita por linha de código, ou por tempo de desenvolvimento, usou-se um estudo sobre DORA Metrics como fonte para essa transformação. Assim o time pode identificar exatamente qual era o problema e qual o caminho para corrigi-lo. 

Primeiramente foi considerado o impacto cognitivo no código desenvolvido, em comparação com o tamanho do código versus a quantidade de locais que foram alterados, ou tecnicamente falando, o tempo do primeiro Commit até o Deploy.

Além dessa métrica principal, outras são adicionadas para que a análise possa ser mais completa, levando em consideração as diferentes variáveis existentes na produção de um código. Isso garante que a probabilidade de se entregar valor para o cliente aumente.

 

Quais foram os benefícios na prática?

 

Além de aumentar o valor e qualidade final da entrega, essa alternância para uma validação data driven garantiu melhorias no dia a dia de trabalho do time. Não há mais necessidade de reuniões diárias, ou de se passar horas seguidas “codando”. 

Isso aconteceu pois, além de melhorias na fundação do código, houveram alterações na maneira como se é feito o refinamento técnico no time. A principal delas foi pensar que para cada entrega desenvolvida, precisa ter um entregável, por menor que seja.    

Com isso garantiu-se que as squads tenham um maior impacto cognitivo, em um menor tempo, aumentando a eficiência. Toda essa melhoria estruturada é compartilhada com os times para que a base de código esteja sempre sendo atualizada, sendo melhorada, e validada através das métricas. 

Foram essas métricas e melhorias contínuas que geraram um crescimento de valor da entrega de mais de 200%, isso equivale a mais de três meses de trabalho. É agilidade, eficiência e qualidade trabalhando juntas para se obter os melhores códigos. 

 

Quer saber mais como a Squad Foundation funciona e como aplicamos métricas no dia-a-dia, assista esse vídeo!

Você pode também gostar