4 minutos de leitura


Olá, como vai?

“Errar é o humano”. Seus pais sempre te falaram isso e você sempre falou isso pro seu namorado ou namorada. “Eu errei, me desculpe”. Você não é perfeito, todos sabemos disso. Mas a jornada para o sucesso é sempre cheia de erros. Todas as pessoas que colocaram um projeto em prática e hoje têm sucesso falharam diversas vezes ao longo do caminho.

Tudo bem, eu entendo, ninguém gosta de ficar lembrando dos erros cometidos, mas falar sobre eles pode ser bastante instrutivo. Na verdade, eu diria que extremamente necessário.

Mas sem mais delongas, seja muito bem-vindo, hoje falaremos do que é “infalável”: suas falhas.


Spoiler alert! Você não é perfeito

Desculpe te decepcionar, mas não é. E ninguém espera que você seja.

Ninguém é bobo também. Você precisa sim ser excelente para obter algum sucesso no mundo do empreendedorismo. Precisa ter aquele algo “formidável”, como diria nosso amigo Paul Graham. Mas isso é diferente de não ter falhas.

Eu até diria o oposto. O primeiro passo para se obter algum sucesso como fundador e como startup é identificar as suas MAIORES falhas. Você não sabe muito de marketing? Design? UX? Código? Negócios? Não tem problema. Pelo menos você percebeu isso na hora certa e não saiu por ai fazendo o que não sabe e levando sua startup à falência antes mesmo de existir.

Agora que você listou tudo aquilo que você não sabe muito bem, você pode proceder de duas formas:

Aprendendo na raça

Bem-vindo ao século 21, agora temos a internet. Informação já foi democratizada, meu caro. Você não precisa mais de um curso renomado no mercado para aprender AdWords, nem para programar em HTML ou até mesmo para saber alguma coisa de Illustrator. Está tudo na rede, de graça, esperando a sua mente brilhante usar dessa ferramenta maravilhosa que é a internet.

Mas ai você não acha conteúdo tão rico assim. Ou não consegue engajar tanto. Ou você está tendo várias dúvidas no processo e não existe um professor ali do seu lado. Eu já tive essa frustração várias vezes. O segredo é repetir o processo, vá a internet de novo, fale com pessoas no seu Facebook, use fóruns. Essa é a graça, só depende de você.

Dica: Udemy é genial. Pra quem não conhece ele é um aplicativo que disponibiliza diversos cursos online em uma plataforma bem intuitiva e fácil de usar. Você tem conteúdo em todas as áreas: desde finanças até design e programação. Além disso, você pode ver no computador, no celular ou no tablet. E pra fechar a embalagem, eles deixam você baixar tudo no seu celular e assistir as aulas no Uber indo pra casa sem usar seu precioso 3G.

Contrate

“Não preciso ser o melhor, mas preciso dos melhores perto de mim”, alguém me disse isso uma vez. E faz mais do que sentido, não? Você nunca será o melhor em tudo, mas para ter sucesso em sua startup, vai sim precisar dos mais competentes.

Eu entendo, você é uma startup nova e não tem qualquer coisa que chegue perto de recursos para contratar uma pessoa agora. E você de fato está certo em não contratar. Use seus recursos em prioridades do momento que você está. Desenvolvimento do produto, do modelo de negócios, marketing. Essas coisas vem antes.

Caso não tenha recursos, ler o número 1. Aprenda, desenvolva sua startup, obtenha escalabilidade e fluxo de caixa e pronto! Contrate os melhores sempre.

Dica para startups de tecnologia: de praxe mas vale mencionar. O Contratado.Me é um site perfeito para dar match naquele desenvolvedor que você tanto procura, mas que é tão difícil de achar. Eles fazem a curadoria dos melhores do Brasil e te entregam uma lista bonitinha na sua mão. É bem fácil e o custo-benefício é alto pra caramba. Os desenvolvedores do BossaBox passam por esse mesmo processo de curadoria. Dê uma checada e encontre a alma gêmea da sua startup.


Agradeça quando errar

Seus erros são seus maiores ativos. São puro conhecimento, sinais de que “Ops! Algo deu errado, devo encontrar rápido algo que dê certo”. Só os seus erros te falarão qual é o caminho a se seguir.

Erre, mas de um jeito inteligente. Teste suas hipóteses, construa, meça, aprenda e repita o processo.

Você pode também gostar