6 minutos de leitura

O mundo está a todo vapor: transformação digital não é mais novidade! Até setores pouco estruturados tecnologicamente testemunham o surgimento de soluções inovadoras, mais eficientes e com potencial para transformar seus negócios. 

 

Neste cenário, as “techs” e suas inovações avançam no mercado: como as martechs, fintechs, edtechs e construtechs, entre outras. E nos últimos anos, o crescimento foi exponencial. No Brasil, em 2020, mais de 1.400 novas empresas emergentes foram abertas em 710 cidades de todos os cantos do país.

 

O Brasil concentra 77% das startups e 70% dos investimentos da América Latina. Segundo relatório da Sling Hub, o país domina o ecossistema de inovação latino-americano e entre as 10 que mais receberam investimentos, 7 são do Brasil. 

 

E elas têm um desafio comum: a necessidade de profissionais com alta qualificação para o desenvolvimento de seus produtos.

 

Segundo Relatório Setorial 2021 Macrossetor de TIC, divulgado recentemente pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), foram gerados em 2021 mais de 198 mil novos empregos na área. 

 

O estudo também mostra que os salários de quem trabalha com serviços de alto valor e software aumentou em 12,9% em relação ao ano anterior e que a remuneração média do subsetor de Software e Serviços de TI é 3,5 vezes superior ao salário médio nacional.

 

Esses dados demonstram o tamanho do desafio de montar um time com profissionais que suportem o desenvolvimento desses produtos. 

 

Principais obstáculos das empresas na criação de seus produtos

Obviamente esse movimento das startups no mercado faz com que a luta pelos melhores talentos seja acirrada, o que gera uma falta de profissionais seniores. Mas, além deste obstáculo, outros pontos podem comprometer a criação de uma nova solução tecnológica, tais como:

 

  • Falta de conhecimento técnico para implementar a inovação;
  • Complexidade de contratar e reter talentos em tecnologia para criar um time próprio de alta performance;
  • Budget limitado e time de TI enxuto;
  • Pouca velocidade e risco de perda do time-to-market;
  • Insegurança e necessidade de validação do modelo de negócio;
  • Dificuldade em acompanhar a velocidade das mudanças;
  • Complexidade do produto legado versus a nova solução;
  • Barreiras na formação do time de produto;
  • Experiência de terceirização frustrada com parceiros que não entregam com a velocidade e qualidade necessárias.

Basta imaginar um cenário de um(a) profissional de determinado segmento, como o mercado imobiliário, que tenha uma boa ideia de solução tecnológica. Ao mesmo tempo em que precisa continuar prestando serviços de incorporação, por exemplo, ele precisa montar um time de tecnologia para implementar tal software.

 

Entre a ideia, validação de mercado, contratação de profissionais, alocação de recursos financeiros e ter o produto em desenvolvimento, certamente, muito tempo vai passar. 

 

E não pense que em empresas que já têm um time de TI esses obstáculos não existem.

O mercado de tecnologia e produtos para startups 

A evolução tecnológica, com novas linguagens, bancos de dados, arquiteturas e formas de desenvolver o software, são outros aspectos envolvidos na criação de uma ferramenta. E fazem parte do cenário das startups e da criação de novas soluções.

 

Para que essas ideias possam sair do papel (e da cabeça de quem as concebeu!), uma excelente opção é contar com parceiros de mercado. Empresas que dominam as novas tecnologias e aceleram o desenvolvimento de um produto.

 

Metodologias ágeis e a velocidade do mercado trazem conceitos como ideação e concepção de produtos, priorização e validação de hipóteses e o uso de MVPs muito antes da codificação de qualquer sistema. O uso de técnicas como design thinking e o foco na experiência do usuário, introduzem e dão importância ao papel do UX designer e do UI designer. E por aí vai!

 

Esses são apenas alguns exemplos das características presentes no universo das startups, que somou US$ 9,4 bi em investimento no Brasil em 2021.

 

Para suprir essas necessidade surge o conceito de squad as a service.

O que é squad as a service?

Squad as a service é um modelo de contratação de grupos de profissionais multidisciplinares com objetivos específicos, como validação de uma ideia de produto, desenho de solução ou desenvolvimento de um software. Neste caso, estamos falando da oferta sob demanda de squads completos, com especialistas como Devs, PMs, Tech Leads, Product Designers, Testers e DevOps.

 

Os squads as a service vêm para ajudar qualquer empresas na descoberta e desenvolvimento de seus produtos digitais. Parceiros especialistas conseguem rapidamente alocar ou agrupar profissionais seniores para trazer velocidade e mais assertividade aos projetos de desenvolvimento de software.

 

E essa é a especialidade da BossaBox, que oferece uma suíte completa para construção de produtos digitais. Em até 10 dias consegue alocar a squad ideal para a necessidade da sua empresa.

 

Para entender melhor esse cenário, veja a seguir 3 cases de empresas que conseguiram driblar esses obstáculos para desenvolver uma solução inovadora com a BossaBox.

Housi da Vitacon

A Vitacon, uma das maiores incorporadoras do país, após experiências frustradas de terceirização, levou até a BossaBox sua necessidade de aprimorar sua solução mobile. Dessa ideia chega ao mercado a primeira plataforma de casas por assinatura do mundo. 

 

A Housi funciona como plataforma de locação e gestão de imóveis próprios e de terceiros para aluguel.

 

Com as dificuldades encontradas anteriormente, a Housi não tinha espaço para erros. Era preciso velocidade, qualidade e uma parceria que trouxesse expertise, principalmente para o UI e front-end do produto. 

 

Com o redesenho e o desenvolvimento da plataforma mobile com o squad da BossaBox, a empresa atingiu resultados como:

 

  • 0% quebras do app na mão do usuário;
  • 18k users no ano seguinte ao lançamento;
  • Média de 43 users por minuto (no mesmo período);
  • Avaliação 4.7 na PlayStore;
  • Avaliação 4.6 na Apple Store;
  • NPS: 100.

Vento da Scoop&CO

A Scoop é uma consultoria de inovação focada em desenvolvimento de novos produtos com base em metodologias próprias de pesquisa. Para buscar uma oportunidade digital, criaram a Vento para escalar a capacidade de fazer pesquisas com usuários finais das marcas e criar um modelo de negócio escalável.

 

A consultoria contava com a parceria com a BossaBox para ampliar o seu conhecimento técnico, validar suas hipóteses de negócio e ter seu MVP ao ar em 3 meses. 

 

E foi isso que aconteceu. É claro, com muitos desafios no caminho, como todo processo de construção de produto. 

 

O discovery foi feito em 60 dias e o MVP ao ar em 3 meses. O principal aprendizado que ficou foi transparência. Todas as pessoas comunicando os objetivos e dificuldades facilitou demais o pensamento em conjunto para novas soluções de maneira ágil e prática. 

 

O mais gratificante foi ouvir da nossa cliente e ponto focal alguns depoimentos que deixaram todo o time mais motivado e inspirado para as próximas jornadas:

 

“O time da BossaBox foi, é e continua sendo essencial para o nosso processo de transformação digital, nosso mindset e nossa culuta. Além da curva de aprendizado de produto, que foi potencializada pela indicação de materiais, provocações e muitas trocas.”

 

“O Squad foi muito mais do que um time de executores para nós, foi muito gratificante ver as pessoas entrando e compartilhando o entusiasmo e sonho desse produto para nós. A gente valoriza demais o pensamento em conjunto, a contribuição, a excelência e transparência colocada no projeto.”

 

Vem de Bolo da Nestlé

A Vem de Bolo é uma iniciativa de transformação digital da Nestlé e também o primeiro marketplace de bolos do Brasil, que liga doceiras e clientes finais. O marketplace visa aumentar a qualidade, melhorar a logística e aumentar as vendas das doceiras. Ao mesmo tempo, também melhorar a venda de produtos da marca pelo e-commerce.

 

Com budget limitado e squad enxuta, a complexidade do produto legado e a baixa eficiência de gestão da plataforma eram obstáculos para o projeto. Era necessário implementar melhorias no WordPress, ter o próprio canal de vendas de produtos Nestlé, bons dashboards de gestão e uma solução para revolucionar seu processo logístico por meio da tecnologia;

 

Tudo isso foi possível com a parceria da BossaBox, que assumiu o papel de PM do projeto que viabilizou:

 

  • A readequação do produto legado;
  • A execução do projeto em prazo apertado;
  • Uma revalidação das estratégias.

 

Em um ano e meio de operação, a Vem de Bolo registrou:

 

  • 6,2 mil clientes atendidos apenas na capital paulista;
  • Métricas acima da performance média de mercado.

 

Com a parceria, foi possível direcionar forças para aumentar a eficiência de gestão, trabalhar as metas de vendas, melhorar as estratégias de marketing e formar um time de produto adequado à importância do projeto.

Squads as a Service BossaBox: para todas as empresas

A BossaBox ajudou essas e outras empresas a resolverem seus obstáculos com uma metodologia de trabalho ágil para escalar a capacidade tecnológica e reduzir os  riscos de negócio. Com profissionais com especializações diversas: desenvolvimento, APIs, quality assurance, gestão de projetos, a BossaBox oferece soluções em squads as a service de: 

 

 

São squads remotos de alta performance com toda a operação centralizada em uma única plataforma. Se você também tem esses desafios, conheça a BossaBox e tire do papel a sua ideia de negócio!

 

Você pode também gostar