Times de produto e tecnologia: qual tamanho ideal?
Por Redação BossaBox - Beatriz Chueri

5 minutos de leitura

Montar uma equipe é como um quebra-cabeça, onde a combinação perfeita varia conforme diversos fatores. Cada empresa tem seu quebra-cabeça único, e não há uma peça única que se encaixe para todas.

LEIA TAMBÉM: Como o número de membros da equipe pode afetar as entregas?

No entanto, algumas dicas e referências podem te ajudar a tomar decisões mais efetivas. É por isso que, neste artigo, compartilharemos alguns pontos sobre esse tema e convidamos dois especialistas para dar suas opiniões sobre o tamanho ideal para uma equipe de produto e tecnologia

Albert Cavalcante, CPO e Partner na Speedio, e Erich Oliveira, Co-founder & CTO na Winnin, trouxeram suas perspectivas e experiências para enriquecer nossa discussão.

Na visão do mercado: qual o tamanho ideal de um time de produto?

Na ótica de Albert Cavalcante, cada empresa de tecnologia possui uma necessidade diferente para estruturar um time. Acredito que, para empresas SaaS pequenas a médias, com entre 30 a 140 colaboradores, as estruturas de times de produto possam ser: 

Mesmo tendo passado o tamanho ideal que imagino para cada tamanho de empresa, o CPO recomenda sempre iniciar com o menor possível, e primeiramente, escolhendo um bom líder de produto, caso você não o tenha dentro da companhia.

Tendo um bom líder de produto, aí sim você pode montar seu primeiro time, e em paralelo ao processo de montagem operacional, é super importante estruturar culturalmente a companhia para a nova mentalidade de produto.

Erich Oliveira, trouxe um outro ponto de vista. Ele prefere pensar em termos de papéis, em vez de números fixos de pessoas, uma abordagem que oferece flexibilidade e eficiência.

Ele destaca que os 5 papéis essenciais para rodar um time de produto são: 1 desenvolvedor front-end, 1 desenvolvedor back-end, 1 DevOps, 1 designer e 1 pessoa de produto. Essas funções desempenham papéis fundamentais na concepção, desenvolvimento e operação de um produto.

No entanto, o CTO também comenta sobre o tamanho de um time ideal, que incluiria além dos 5 papéis mencionados anteriormente, um QA (garantia de qualidade), bem como a divisão dos papéis de UI (Interface do Usuário) e UX (Experiência do Usuário).

Eu gosto muito de ter uma pessoa diferente para cobrir a cadeira de UI e UX. Afinal, são crescimento de carreiras diferentes.

Além disso, Erich destaca a importância de considerar o nicho de seu produto ou empresa. Ele destaca que as necessidades podem variar de acordo com o tipo de negócio, como no caso da Winnin, que, por ser um produto de dados, requer profissionais especializados, como cientistas de dados e engenheiros de dados.

Rodamos em nossas redes uma pesquisa para saber a opinião de vocês! Foram mais de 100 pessoas participando e mais de 60% acreditam que o número mínimo de membros necessários para compor um time de produto ou tecnologia fica entre 4 e 5 pessoas.

Como fazer essa conta então?

Segundo a metodologia Scrum, o tamanho ideal de uma equipe pode variar entre 3 e 9 membros. Em contrapartida, a Amazon introduziu a famosa “regra das duas pizzas” para equipes. Jeff Bezos, o fundador da Amazon, afirmou que “uma equipe deve ser pequena o suficiente para ser alimentada com duas pizzas”. A Amazon adota essa regra com o intuito de promover a autonomia e a inovação, mantendo, ao mesmo tempo, o tamanho reduzido da equipe para garantir agilidade.

VEJA TAMBÉM: Estruturas Organizacionais para Times de Tecnologia

Embora haja uma série de estudos e teorias que abordam esse tema, não existe fórmula mágica. Você precisa entender as necessidades reais da empresa e equilibrar com as expectativas de entregas.

O que indicamos como ponto de partida para chegar ao número base é entender sobre Lei de Dunbar e Lei de Price.  Temos um artigo bem completo sobre o tema, clique aqui para ler

Anote e sempre leve em consideração os seguintes pontos: 

  • Estágio de desenvolvimento do produto;
  • Complexidade do produto;
  • Experiência da equipe;
  • Cultura organizacional.

Além disso, Erich compartilhou algumas dicas que podem te ajudar:

1. Lembre-se da necessidade de redundância de funções, levando em consideração férias e imprevistos que podem ocorrer em equipes. Ter mais de uma pessoa capaz de desempenhar determinadas funções é essencial para manter a continuidade das operações;

2. Evite um time excessivamente grande
, pois isso implica em mais gestão e, consequentemente, em um aumento nos custos da empresa. Esse cuidado é ainda mais relevante em uma startup;

3. Não subestime o papel do design. Muitas vezes, as pessoas não reconhecem adequadamente o valor e a importância do design em um produto. No entanto, o design é como um cartão de visitas para seus usuários e clientes. É um elemento fundamental que assegura que você está realmente entregando algo que seu cliente necessita e o guia em sua jornada.

Em resumo, o tamanho ideal de um time de produto ou tecnologia depende de uma série de fatores. Equipes de tamanho pequeno ou médio são geralmente mais eficazes, mas é importante considerar os objetivos, a complexidade, a experiência e a cultura organizacional antes de tomar uma decisão.

Conte com nosso time de especialistas para te ajudar a montar o squad ideal para os seus projetos, clique aqui e saiba mais.

Você pode também gostar