6 minutos de leitura

Artigo escrito por Silvio Mendes, produtor de conteúdo da GeekHunter.

Toda empresa hoje em dia é uma empresa de Tecnologia. Esta frase imponente expressa a relevância da área de Tecnologia da Informação nos dias atuais. Toda empresa é fundamentalmente dirigida pela Tecnologia, em nível ou em outro. Além do mais, os líderes de mercado estão colocando a TI como ponto focal e estratégico em suas organizações. No coração da Tecnologia da Informação estão as linguagens de programação. Os Desenvolvedores ou Programadores nunca foram tão importantes. As linguagens de programação são seus super poderes.

É por isso que vamos apresentar as linguagens de programação que prometem ser as mais populares e influentes em 2018. Para os aspirantes a iniciar uma carreira, considere como uma lista de desejos. Para aqueles que já atuam na área, essa é a chance de turbinar suas habilidades e aumentar sua empregabilidade, tornando seu currículo campeão!  

Há inúmeras possibilidades de métricas para ranquear as linguagens de programação. Elegemos algumas plataformas com grande autoridade e relevância.

 

Tiobe Index

Por muitas décadas a empresa de qualidade de software Tiobe tem formulado um índice com as mais populares linguagens de programação. A plataforma atualiza a lista mensalmente, capturando dados de centenas de fontes pelo mundo. Para mais detalhes sobre como o índice Tiobe é calculado, veja aqui.

Ranking de linguagens de programação segundo o Tiobe:

Para calcular esse ranking são usados buscadores populares como Google, Bing, Yahoo, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu. As estimativas consideram o número de profissionais habilitados, cursos e parceiros relacionados a linguagem.

É importante ressaltar que esse índice não é referente a melhor linguagem de programação ou a quantidade de linhas de código que foram escritas.

O índice pode ser usado para checar se as suas habilidades estão alinhadas às tendências do mercado. Serve também como um guia estratégico para decidir qual linguagem de programação deve ser adotada quando está se iniciando um novo projeto de software.

Ranking histórico

Para que você tenha uma visão estendida, apresentamos abaixo uma retrospectiva das linguagens mais destacadas ao longo dos últimos 20 anos.

Indeed

O indeed.com é um dos maiores websites de busca de empregos. Sendo assim, através dele é possível medir a representatividade das linguagens – analisando os empregos em alta, ou seja, os mais demandados.

Job Openings

Esse gráfico mostra os empregos mais demandados no indeed.com. Selecionamos as 50 mais populares linguagens do índice Tiobe e buscamos pelo cargo de Desenvolvedor. Pesquisamos usando todos os termos entre aspas duplas para trazer resultados mais precisos, por exemplo, “Java Developer”.

Podemos perceber uma relação direta entre as linguagens mais populares e a demanda das oportunidades de emprego. Porém, é interessante analisar que linguagens menos populares – como o Apex (linguagem nativa do SalesForce) – estão no Top 20. Temos nesse caso a crescente tendência de expansão e popularização da linguagem.

GitHub

GitHub é um dos repositórios de código fonte mais populares hoje em dia. Anualmente o GitHub apresenta um relatório, compartilhando as estatísticas sobre o uso da plataforma. Vamos mencionar as métricas dos projetos abertos no GitHub como indicador da popularidade da linguagem.

As 15 linguagens mais populares no GitHub

O Anual de revisão publicado pelo GitHub mostra as linguagens mais populares durante o ano. Nessa contabilidade são considerados os projetos em desenvolvimento, ou seja, onde o código fonte da aplicação está sendo desenvolvido e publicado.

Veja que o Javascript tem expressiva liderança, possuindo mais do que o dobro da linguagem posicionada em segundo lugar.

Top linguagens de programação

O que torna uma linguagem de desenvolvimento popular?

Iremos observar alguns detalhes das top linguagens para entender como elas são usadas e os motivos da sua grande adoção na área de desenvolvimento.

Claro que a questão da empregabilidade é importante. E como encontrar boas oportunidades na área de desenvolvimento?

Empresas como a GeekHunter oferecem uma solução que conecta os desenvolvedores às empresas mais desejadas.  

Através de um processo simples e uma plataforma moderna é possível alcançar o emprego dos sonhos com facilidade e agilidade. São oportunidades para trabalhar com Tecnologias de ponta em grandes empresas.

Java

De acordo com o Tiobe, o Java continua sendo uma das principais linguagens, desde a sua criação nos anos 90. Muitas das grandes empresas usam a plataforma Java para construir soluções desktop, web, mobile e integrações entre sistemas.

Se você conhece Java, provavelmente não terá problemas em conseguir um emprego.

Há vários fatores que tornam o Java popular, dentre eles:

Portabilidade: A plataforma permite rodar as aplicações em diferentes plataformas. Inclusive, Java é a linguagem mais popular para o Android. A maioria das aplicações para Android são construídas com Java.

Escalabilidade – A plataforma é projetada tendo em mente a escalabilidade, podendo ser implantada desde pequenas até complexas aplicações empresariais.

O Java é retrocompatível, ou seja, versões antigas da linguagem são compatíveis com as novas atualizações. Esse fator é bastante importante e garante a confiabilidade da linguagem. As empresas não precisam se preocupar nesse sentido, as aplicações continuam funcionando e não precisam ser reescritas mesmo com as novas releases de versão.

Grande comunidade: O Java possui uma grande comunidade de usuários, o que já incentiva sua popularidade. Essas comunidades – formadas por desenvolvedores e especialistas na linguagem – são colaborativas. Esses grupos são fontes de referência e servem como suporte no caso de ajuda com algum problema.

Esse suporte da própria comunidade demonstra maturidade e traz segurança para as empresas criarem suas soluções usando a linguagem.

Python

Python vem crescendo bastante em popularidade. A linguagem pode ser usada para vários propósitos, para o desenvolvimento de aplicações web e mesmo como uma linguagem de suporte para os desenvolvedores.

Ela é usada para estudos científicos, mineração de dados e inteligência artificial. A crescente demanda nesses segmentos explica a procura por profissionais, empregos e a popularização da linguagem.

JavaScript

O JavaScript está por todas as partes, e cada vez mais onipresente. JavaScript é usado por 80% dos desenvolvedores, cerca de 95%  dos websites fazem algum uso da linguagem para criar alguma lógica ou prover um conteúdo dinâmico. Atualmente existem inúmeros frameworks JavaScript como React, Angular, NodeJS e BackboneJS.

Esse potencial só irá crescer com o aumento da demanda por aplicações mobile e a internet das coisas.

C++

C++ manteve sua popularidade desde 2017 até agora. A linguagem é principalmente usada para o desenvolvimento de sistemas, jogos, drivers e aplicações que interagem diretamente com a camada de hardware. Alguns desenvolvedores consideram C++ complexa e mais difícil de aprender e usar do que outras linguagens como Python ou JavaScript.

C#

C# é uma linguagem de programação orientada a objetos que roda na plataforma .NET – desenvolvida e mantida pela Microsoft. A suite proporciona o desenvolvimento de aplicações de forma simples e rápida. C# pode ser usada tanto para a criação de soluções empresariais quanto para o desenvolvimento de games.

Vá em frente!

A área de desenvolvimento e programação é muito ampla e existem inúmeras oportunidades de aprender e crescer. Um ponto fundamental para ser bem sucedido é observar as tendências das novas tecnologias, em relação a linguagens, frameworks, paradigmas e metodologias. Quer saber mais? Veja nosso artigo com algumas Tendências da tecnologia em 2018

Procure convergir suas aptidões e interesses profissionais alinhadas às necessidades e tendências do mercado. O equilíbrio entre empregabilidade e satisfação profissional é o caminho do sucesso.

 

Você pode também gostar