5 minutos de leitura

Muito tem se falado sobre a importância de empreender, mas a falta de planejamento pode levar a um grande fracasso. Isso porque não basta a iniciativa de abrir um negócio, é essencial que sejam construídas as condições para que ele seja, no mínimo, financeiramente sustentável.

Ainda assim, só a sustentabilidade pode não ser o suficiente, já que qualquer alteração interna, como um imprevisto que gere grandes gastos dentro da empresa, ou externa, como uma crise econômica nacional, pode causar um dano econômico irreversível.

O importante, então, é cuidar bem da saúde financeira do seu negócio. Análises da consultoria norte-americana McKinsey & Company mostram que empresas menores, conhecidas como “alternativas”, têm crescido muito mais que as ditas tradicionais. E com um mercado ainda fragmentado, há grande espaço para a ascensão de líderes nas diversas áreas de atuação. Para te ajudar no desafio de se destacar, listamos aqui 6 formas de alavancar os ativos da empresa e aumentar sua rentabilidade.

1. Reduza os custos da sua operação

Não é incomum que as empresas custem mais do que elas precisariam para oferecer um bom serviço. Para reverter esse cenário, é muito importante examinar todo o processo para fazer um bom diagnóstico dos gastos e, posteriormente, buscar alternativas de diminuí-los.

Além de ações mais elementares, como a renegociação de preços ou o estudo de outros tipos materiais na produção, utilize a tecnologia a seu favor. Análises avançadas de big data podem ajudar a reestruturar modelos de distribuição com o intuito de baixa nos custos.

Também é preciso otimizar processos. Se a sua empresa tem um help desk, por exemplo, a implementação de um chat bot pode diminuir a demanda dos atendentes, além de já encaminhar as solicitações de maneira mais direcionada, diminuindo o tempo de atendimento.

2. Estude seus consumidores

É preciso empregar estratégias de pós-venda para garantir que o cliente volte a fazer negócios com a sua empresa. A construção de uma relação de fidelidade com os consumidores é a maneira mais segura de vender e ainda custa muito menos do que a captação de novos clientes.

Mas como fazer isso de maneira eficiente, sem cair no campo da insistência? Construa um banco de dados rico sobre a sua clientela. Dessa forma, é possível criar um sistema que indica o que eles costumam comprar, durante quais épocas, em quais quantidades…

Dados também são importantíssimos para a segmentação de perfis. Cruzando informações com dados de outros clientes, constrói-se uma estratégia mais inteligente de marketing, que leve em consideração os melhores períodos para se fazer propaganda, a melhor forma de abordar, a eficiência de promoções direcionadas e, consequentemente, uma maior taxa de conversão. Uso de algoritmos preditivos e de técnicas de análise avançadas aplicadas às vendas e marketing podem aumentar os lucros entre 5 e 30%.

3. Esteja sempre orientado ao cliente

Analisar os clientes reais e potenciais é relevante para os processos de venda, mas é essencial na concepção dos produtos. Uma empresa que não entende claramente as necessidades dos seus consumidores nunca vai se destacar em relação às outras. Por isso, tenha em mente de forma clara o tipo de público que deseja atender e leve isso em consideração em todo processo de produção ou venda, começando pelo design dos produtos e serviços.

Dedique-se ao desenvolvimento de práticas e estratégias ideais para garantir boas user experiences e customer experiences. Esse é um investimento que agrega valor à empresa pois influencia todo o restante da cadeia: orienta a criação, facilita vendas, engaja clientes, diminui reclamações e motiva a equipe.

4. Invista na gestão da equipe

Liderar equipes também é um esforço analítico. Todo o time deve estar capacitado e empenhado para utilizar da melhor maneira as ferramentas e recursos da empresa. Já a pessoa responsável pela gestão do time precisa estabelecer métricas para analisar o desempenho dos funcionários.

Um software pode medir a produtividade de cada um levando em consideração o horário de trabalho, os outros membros que compõem sua equipe, as atividades exercidas. Dessa forma, é mais fácil identificar seus talentos e pensar a melhor forma de aproveitar sua força de trabalho, tanto para desenvolvimento pessoal quanto para aumento do ROI da empresa.

5. Terceirize parte dos serviços

Capacitar bons funcionários que exercem funções essenciais no seu negócio é diferente de oferecer um treinamento completo a alguém que não tem expertise em determinada área. Por isso, saiba identificar os colaboradores que atuam como ativos e os que são passivos para seu negócio.

Muitas vezes, terceirizar determinadas atividades pode custar muito menos, pois o trabalho é repassado para uma equipe já tem competência e experiência. Além disso, o valor da contratação também pode estar mais adequado às demandas, evitando que se gaste dinheiro em manter um funcionário dedicado a funções específicas ou muito pontuais. Não importa o quão hard working ele seja, dificilmente vai ser mais vantajoso do que um time remoto dedicado.

6. Diversifique as ofertas da sua empresa

A última estratégia desta lista é muito relevante se você pretende que sua empresa alcance a liderança no segmento do qual ela faz parte. Ao chegar em uma atuação de excelência, sustentável e com potencial de crescimento, aumente também sua carteira de ofertas.

Quais são os interesses dos clientes que você já tem? E dos clientes da concorrência? Os dados mencionados no item 2 também são importantes aqui, mas você pode ir além para decidir que outros produtos relacionados à área de atuação da empresa você pode ofertar.

As redes sociais oferecem muito material para análises de conteúdo e de sentimentos, identificação de gostos e de reações, pesquisa de perfis, e outros elementos relevantes para seu público-alvo. Com esse levantamento em mãos, fica bem mais fácil decidir como diversificar.

O desenvolvimento de produtos digitais pode ser determinante na redução de custos, na análise da clientela, no aumento das vendas e na diversificação de ofertas.

Se você quer alavancar os ativos do seu negócio, entre em contato com a BossaBox para tirar dúvidas e contratar um time remoto competente para desenvolver seu produto com rapidez e alta qualidade.

Você pode também gostar