4 minutos de leitura

Importância da segurança de dados

 

Mesmo que não sejamos agentes secretos em uma missão, grande parte do trabalho que desenvolvemos como designers deve ser feito em sigilo. Esses trabalhos carregam uma grande quantidade de informação e estratégias de uma empresa, que irão ou estão atingindo o mercado agora. 

 

Nenhum de nossos clientes quer que outras pessoas, estranhas ao projeto, saibam no que estamos trabalhando. As informações e arquivos com que trabalhamos são confidenciais.

Mesmo que você pense que uma informação é confidencial ou não, nossos clientes contam conosco para manter seus dados seguros. 

 

Se não conseguirmos manter essa informação sigilosa por causa de desatenções ou falta de segurança, isso tem consequências reais. Muitas vezes, horas de trabalho de uma equipe inteira e lançamento de produtos são totalmente comprometidos.

 

Nesse texto, vamos levar você a repensar os aspectos de segurança no seu trabalho como designer e como você pode guardar suas informações confidenciais de forma segura com algumas técnicas de segurança.

 

Que tal começarmos com a criação de um ambiente seguro?

Construindo um ambiente seguro

purple and pink light illustration

Segurança pode ser física e virtual. Digital ou analógica. É sobre construir uma genuína relação de confiabilidade em dispositivos, hardwares e softwares. É também entender que informações em geral também fazem parte do conjunto de coisas que precisamos proteger. 

 

Algumas medidas de segurança podem impedir que você consiga fazer algo rápido – como a verificação de dois fatores ao fazer login no seu Gmail. Segurança é difícil de manter em top-of-mind e muitas vezes, é fácil de esquecer. Saber disso é o primeiro passo para estimular seu security awareness. Na prática, há algumas dicas importantes.

 

Dicas práticas de como estar em proteção dentro e fora de casa

Cuidado com o que está na sua tela – e com quem pode vê-la. Especialmente, quando você estiver fora do seu home-office. 

 

Não mantenha a tela do computador diretamente de frente para as janelas e, quando viajar, considere todas as medidas de segurança como sua principal preocupação. Principalmente quando se conectar a redes públicas, como em aeroportos, por exemplo:

 

  • Não conte para família ou amigos no que você está trabalhando. Eles não são responsáveis por manter segredo: você é;
  • Não fale sobre o seu trabalho em transporte público ou em outros espaços nos quais possam ouvir o que você está falando;
  • Não poste sobre seu trabalho em mídias sociais – nem em plataformas de visão restrita;
  • Aplicativos de mensagem, mesmo que criptografados, armazenam suas informações nos múltiplos dispositivos que você possui conta – o que é um liability de segurança.
  • Não deixe seus dispositivos desbloqueados em locais de fácil acesso. O home office está ganhando muito espaço e a gente se acostuma com essa segurança. Quando saímos para frequentar coworkings, tendemos a continuar com os hábitos que praticamos em casa. Por isso, redobre sua atenção;
  • Não insira USB, Micro-USBs ou CDs desconhecidos nos seus dispositivos – eles podem ter informações maliciosas;
  • Não envie informações confidenciais por e-mail antes de verificar o email de todos os receptores. 

 

Dicas aplicadas a ferramentas de design e prototipação

Fonte: Unsplash

 

Quando estivermos falando de Figma ou outras ferramentas, algumas medidas podem te ajudar a garantir segurança, como: 

 

  1. Criar arquivos diferentes para visualização do cliente e do time interno;
  2. Criar labels de (Externo) e (Interno) para esses arquivos;
  3. Bloquear a funcionalidade de duplicar por pessoas que têm acesso “View-Only”;

 

Seja responsável pelos padrões de segurança 

 

Segurança nos locais de trabalho começa pela segurança física, como câmeras, locks e alarmes. Fora do escritório, você é o(a) principal responsável por fiscalizar e manter os padrões de segurança. Nunca deixe o seu computador desbloqueado.

 

Para prevenir que você esqueça de bloquear sua tela, ative o password-protect screen lock em todos os seus dispositivos. Tenha um antivírus instalado e ativo, um whole-disk encryption e location tracking system ativo em caso de perda do seu dispositivo. E é sempre importante escolher bem as suas senhas. 

 

Como escolher as melhores senhas?

 

Senhas devem tecnicamente ter pelo menos 12 caracteres, incluindo uma lowercase, uppercase e um dígito. Se pensa que isso é um grande esforço, imagine hackers tentando descobrir a sua senha!

 

Muitas vezes, imaginamos hackers como pessoas estranhas, profissionais invadindo a sua casa remotamente. No entanto, os maiores hackers são pessoas próximas, que, por oportunidade, decidem ter acesso aos nossos dados.

 

Lembre-se: sua senha deve ser trocada em um ciclo de 3 meses, não deve conter informações pessoais (como aniversário, número de RG ou CPF ou nome dos seus pets) e ser diferente de senhas antigas. Não use a mesma senha em todos os dispositivos e as mantenha guardadas, preferencialmente de maneira offline.

 

Sim. É muito mais complexo do que pensamos. E não para por aí.

Você conhece o termo engenharia social?

 

Engenharia social se preocupa com o roubo de informação através de manipulação de pessoas. Diferentemente de hackear um dispositivo, engenharia social precisa de ajuda humana para funcionar, fazendo você compartilhar informações que não deveria.

 

Normalmente, envolve personificar uma figura de confiança, dentro ou fora da sua organização, por e-mail, telefone ou mensagem.

 

Por isso, não responda e-mails de spam, ou engaje com iniciativas suspeitas. Não se engane, engenharia social pode ser muito mais sofisticada do que pensamos! 

 

Quando algo não parece certo, é porque provavelmente não é. Quando um pedido feito pede uma resposta rápida ou urgente, desconfie. Não clique, execute downloads ou envie nenhuma informação para e-mails privados sem validar a identidade do indivíduo.

 

Não se esqueça do valor da informação!

 

A informação a que você tem acesso é normalmente mais valiosa do que o dispositivo que a guarda. Informações confidenciais podem cair em mãos erradas. Um grande exemplo disso foi o vazamento de dados que o Canva, app de design gráfico, teve em 2019, durante esse comprometimento houve um roubo de dados privados de 139 milhões usuários do serviço. 

 

Segurança e vigilância são as coisas mais importantes do nosso trabalho como designers – mantenha-se crítico(a), suspeite de iniciativas estranhas e nunca compartilhe dados pessoais com outras pessoas não envolvidas no trabalho. 

 

Lembre-se de construir um ambiente seguro, aplicando essas dicas práticas dentro e fora de casa e não se esqueça de assumir responsabilidade pelo valor da informação de seu cliente.

 

Rafaela Pitta é Product Designer na Bossabox e Especialista de Experiência do Usuário, certificada pelo NNg. Formada em Gestão de Negócios pelo IIT Toronto com especialização em Empreedorismo para Economias Emergentes na Harvard University. Trabalhou em projetos das  maiores empresas do cenário de tecnologia como XBox, Adidas, Activision e Meta (Facebook).

Você pode também gostar